Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

8 de março de 2017

Papel Estratégico e ‘Objetivos’ da Produção


Para entender o objetivo de qualquer departamento de produção, seu gestor deve responder a duas questões chave:

-       Que papel se espera que ela desempenhe dentro da empresa?

-     Quais os objetivos de desempenho específicos utilizados pela empresa para avaliar a contribuição da produção em sua estratégia?

         A título de contribuição para os resultados da empresa, a função Produção busca desempenhar papéis nos níveis:

a)   Estratégico: decisões de alcance amplo envolvendo políticas corporativas, escolha de linhas de produtos, localização de novas unidades produtoras, centros de distribuição ou unidades de atendimento, projeto de processos de manufatura, etc. Envolve necessariamente um horizonte de longo prazo e consequentemente altos graus de risco e incerteza;

b)   Tático: envolve basicamente decisões sobre alocações e utilização de recursos. Envolve horizontes de médio prazo e moderado grau de risco; e

c)   Operacional: o ambiente da tomada de decisão tem lugar nas operações produtivas, envolvendo curtos horizontes de tempo e riscos relativamente menores.

E esses papéis seriam o objetivo principal de sua existência. A empresa tem a opção de terceirizar a produção de seus serviços e bens, tornando-se uma empresa “virtual”. Para isso, a função produção tem que justificar sua importância estratégica para a empresa através dos seguintes papéis:

ü Como implementadora dessa estratégia;
ü Como apoio;
ü Como impulsionadora.




Modelo de quatro estágios:

Estágio 1 – Neutralidade interna
Contribui pouco para o sucesso competitivo da empresa, mantendo-se voltada para dentro ou, no máximo, reagindo às mudanças internas ou externas. Ainda corrigindo erros graves em suas operações.

Estágio 2 – Neutralidade externa
Quando começa a comparar-se com outras similares buscando melhorar seu desempenho.

Estágio 3 – Apoio interno
Está no mesmo nível das melhores do mercado com aspirações de ser a melhor, já ligando estratégia e produção.

Estágio 4 – Apoio externo
Quando a função produção é a provedora da base para o sucesso competitivo da empresa. É criativa e proativa. Está à frente das outras empresas similares.



Objetivos de desempenho da produção

No nível estratégico, a classificação mais útil dos objetivos de desempenho da produção que qualquer operação possa perseguir pode ser obtida identificando-se os ‘stakeholders’ da operação, os grupos de interesse que influenciam as suas atividades.
São cinco os objetivos de desempenho mais amplos que as operações produtivas necessitam  perseguir para satisfazer a seus stakeholders e que formam o pano de fundo para todo o processo decisório da produção.

  
Qualidade - fazer certo as coisas
A qualidade reduz custos e aumenta a confiabilidade do produto.

Num hospital:
ü Pacientes recebem o tratamento mais apropriado;
ü O tratamento é conduzido de maneira correta
ü Os funcionários são corteses, amigáveis e solícitos.

Numa empresa de ônibus:
ü Os ônibus são limpos e arrumados;
ü O horário é rigoroso.

Numa fábrica de automóveis:
ü A montagem atende às especificações;
ü O produto é confiável;
ü O produto é atraente e sem defeitos.


Rapidez - entregar no tempo certo
A rapidez enriquece a oferta. Quanto mais rápido estiverem disponíveis para o consumidor, mais provável é que este venha a comprá-los. Rapidez reduz estoques internos tornando as operações mais enxutas e o risco de estoques de produtos acabados acima da média de giro normal ou ideal menor.

Num hospital:
ü O tempo entre a solicitação de tratamento e sua realização, é mínimo;
ü O tempo para o resultado dos exames, raios X, etc. é mínimo.

Numa empresa de ônibus:
ü O tempo total da jornada para o usuário atingir seu destino é mínimo.

Num supermercado:
ü O tempo envolvido na transação total, desde a chegada à loja, realização das compras e retorno do consumidor a sua casa é mínimo;
ü Imediata disponibilidade de bens.


Confiabilidade – cumprir prazos
A confiabilidade economiza tempo que geralmente é gasto com procedimentos de emergência; economiza dinheiro uma vez que o uso ineficaz de tempo será transformado em custo operacional extra; dá estabilidade, previsibilidade.

Num hospital:
ü A proporção de consultas canceladas é mínima;
ü As consultas são realizadas no horário programado;
ü Os exames são entregues como prometido.

Numa empresa de ônibus:
ü Cumpre o horário fixado em todos os pontos de trajeto;
ü Mantém assentos disponíveis para os passageiros.

Num supermercado:
ü Previsibilidade do horário de funcionamento;
ü A proporção de bens em falta é mínima;
ü O tempo de fila é mínimo.


Flexibilidade – capacidade de mudar o que se faz
Aplica-se, geralmente, a produtos e serviços, mix de produtos, volume e entrega. Na operação interna, agilizar a resposta, economiza tempo, e mantém a confiabilidade.

Num hospital:
ü Introdução de novos tipos de tratamento;
ü Ampla variedade de tratamentos disponíveis;
ü Habilidade de se ajustar ao número de pacientes atendidos;
ü Habilidade de reprogramar consultas.

Numa empresa de ônibus:
ü Introdução de novas rotas ou excursões;
ü Grande número de locais servidos;
ü Habilidade de se ajustar à frequência dos serviços;
ü Habilidade de reprogramar as viagens.

Num supermercado:
ü Introdução de novos bens ou promoções;
ü Ampla variedade de bens estocados;
ü Habilidade de se ajustar ao número de consumidores atendidos; e
ü Habilidade de repor estoque de itens em falta (ocasionalmente).


Custo – proporciona competitividade e deixa margem
Se ganha ou se deixa de ganhar dinheiro, geralmente, em custos de funcionários, instalações, tecnologia e equipamentos e materiais. Varia os ganhos de organização para organização, onde numa a tecnologia é o carro chefe, em outra é o número de funcionários, sabendo que isso pode se alterar por outros objetivos de desempenho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog