Os
empresários precisam saber que
antes de pensar em utilizar ferramentas e técnicas de marketing no seu negócio,
é preciso que eles adquiram um profundo conhecimento dos seus clientes. Para
isso é importante ter acesso a pesquisas para descobrir o perfil dos contratantes, os diferenciais e as vantagens - assim como as suas redes sociais
preferidas e os temas de interesse. Com esse conhecimento é só se preparar e
partir para as conquistas!
Principais tendências de marketing para 2017
SEO - As técnicas de Search Engine Optimization continuam
em alta. Então, invista nisso e prepare o site da sua empresa para que possa
ser mais facilmente localizado nos mecanismos de busca.
Blog - Uma das principais estratégicas para melhorar o
posicionamento da sua marca no Google é a geração de conteúdos em blog. Então,
agregue um blog ao seu site, se ainda não tiver, e passe a compartilhar dicas,
orientações e outras informações de interesse dos seus clientes. Lembre-se de
fazer o SEO no blog também.
Webinars - Assim como participar de feiras e eventos aproxima
as marcas de seus clientes e potenciais contratantes, invista em webinars com
temas de interesse, alinhados ao seu negócio. Você pode tirar dúvidas sobre
determinado assunto, pode dar uma palestra ao vivo e até convidar outros
especialistas para uma jornada específica sobre o tema da sua empresa.
*Webinar é um tipo
de ‘web conferência’ no qual a comunicação é de uma via apenas, ou seja,
somente uma pessoa se expressa e as outras assistem. A interação entre os
participantes é limitada apenas ao chat, de modo que eles podem conversar entre
si ou enviar perguntas ao palestrante.
Redes sociais - O
crescimento das redes sociais continua em alta, principalmente com a utilização
de vídeos. Então, prepare um planejamento para estar nas redes sociais que
atinjam os seus clientes, pelo menos duas ou três vezes por semana. Fale sobre
o seu negócio, tendências, curiosidades, dicas etc.
Ads - Os anúncios nas redes sociais e no Google terão
ainda mais destaque nesse ano, pois permitem falar diretamente com o perfil de
pessoas que você quer atingir, monitorar resultados e fazer alterações nas
companhas sempre que quiser, para melhor a conversão.
Marketing de conteúdo - O inbound
marketing virá com mais força ainda em 2017, pois já comprovou os seus
resultados para atrair e fidelizar clientes, com ganhos comerciais. É uma das
principais estratégias de marketing para conversão de vendas e baseia-se na
entrega de conteúdos para o público-alvo do seu negócio, educação dessas
pessoas sobre o seu segmento e diferenciais, convencimento das vantagens da sua
marca, relacionamento com o cliente, venda e fidelização.
*Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade
on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo,
eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de
conteúdo.
Landingpages - É uma
das principais estratégias para capturar e-mails de pessoas interessadas em
receber determinado conteúdo. Você pode divulgar um e-book ou até um vídeo e um
artigo por meio dessa página, em que a pessoa terá de deixar um e-mail, que
você usará para nutrir esse potencial cliente com novas informações do seu
negócio.
*Landing
Pages são páginas criadas com foco na conversão. É uma das melhores
estratégias para transformar visitantes em Leads e captar informações valiosas
Uso de persona - Conheça o
seu cliente em detalhes e construa o perfil exato dele (mais conhecido como
persona ou avatar), para elaborar campanhas específicas de marketing e
comunicação, feitas sob medida para
essas pessoas.
Gatilhos mentais - Inclua
gatilhos mentais nas suas diferentes plataformas de comunicação. Entre os que
mais convertem estão os de “História” (conte
a sua história, as motivações da sua empresa, momentos de desafio e superação,
inspiração do empreendedor etc.), “Autoridade” (invista em assessoria de
imprensa para ter matérias sobre a sua empresa e mostrar que é especialista e
referência) e “Prova Social” (use depoimentos de clientes para destacar como
estão fidelizados e que recomendam a sua marca).
Networking - O networking
organizado via grupos online e até encontros e eventos presenciais, é uma forte
tendência para esse ano. É um espaço para empresas se conectarem, conseguirem
recomendações, aprenderem com outros empreendedores e ampliarem os seus canais
de vendas e de divulgação.
Fonte e Sítios Consultados
http://exame.abril.com.br/pme
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