A
formação de preços deve ser capaz de considerar:
·
A qualidade do produto em relação às
necessidades do consumidor,
·
A existência de produtos substitutos a preços
mais competitivos,
·
A demanda esperada do produto,
·
O mercado de atuação do produto,
·
O controle de preços impostos pelo governo,
· Os níveis de produção e vendas que se
pretende ou podem ser operados
·
Os custos e despesas de fabricar, administrar
e comercializar o produto.
Alguns métodos para precificação têm
base:
·
Nos custos
·
No mark-up (sobre custos)
·
Nos objetivos da empresa
·
Na demanda (procura) do produto
·
Na concorrência
·
No preço correto
·
Nas estratégias da empresa
·
No valor do produto ou do serviço
·
Na qualidade percebida pelo cliente
·
No ciclo de vida da empresa
O
método misto emprega uma combinação dos métodos anteriormente citados.
A
seguir uma visão rápida de cada um desses métodos.
Método
baseado no custo
É o método mais tradicional e o mais comum no mundo
dos negócios. Este método costuma empregar os seguintes fatores:
·
Custo pleno,
·
Custo de
transformação,
·
Custo marginal,
·
Taxa de retorno
exigida sobre o capital aplicado e
·
Custo padrão.
Se a base usada for o custo total, deve ser aplicada
uma margem de lucro desejada sobre os custos totais dos produtos. Sendo utilizados
os custos e despesas variáveis, a margem adicionada deve ser suficiente para
cobrir os custos e despesas fixas, além dos lucros desejados.
Precificação
baseada no Mark-Up
Segundo a teoria microeconômica, a formação dos
preços de venda de um produto segue o sistema "cost-plus", ou seja,
aos custos é adicionada uma margem de lucro desejada pela empresa
("mark-up").
A determinação desta margem de lucro depende da estrutura
de mercado na qual está inserida a empresa produtora.
Segundo Bernardi (1998), o processo de formação que
tem por base os custos, é prático e simples, porém não leva em conta todos os
aspectos que deveria.
“De maneira simples, a formulação de preços baseados
nos custos é a mera resultante da aplicação de um índice..., conhecido como mark-up...”
Onde, mark-up,
pode então ser definido como um índice ou um percentual que irá adicionar-se
aos custos e despesas, o que não significa que não deva ser aplicado linearmente
a todos os bens e serviços.
A margem de um produto é a diferença entre o seu
preço de venda e o seu custo, sendo expressa como percentual do custo. Esse
processo de adicionar margem fixa a um custo-base é conhecido como mark-up.
Precificação
baseada nos objetivos da empresa
De acordo com Bernardi a política de preços pode ser
estabelecida em função dos objetivos e os objetivos podem ser:
·
Penetração no
mercado;
·
Aumento de
participação:
·
Preço de
exclusividade (skimming);
·
Recuperação do
caixa;
·
Maximização dos
resultados;
·
Promoção de
produto/serviço específico;
·
Preço / Qualidade;
·
Preço /
Oportunidade.
Precificação
baseada na demanda (procura) do produto
Para o método baseado nas características do
mercado, o preço é estabelecido tomando como base o valor percebido do produto
pelo mercado consumidor. Esse método exige conhecimento profundo do mercado por
parte da empresa. O conhecimento do mercado permite decidir se o produto será
vendido a um preço mais alto, atraindo as classes economicamente mais elevadas,
ou a um preço popular, atendendo as camadas mais pobres.
Precificação baseada na concorrência
Emprega a análise da concorrência, pois esta é quem
determina os preços a praticar. Os preços podem ser de oferta – quando a empresa
cobra mais ou menos que os concorrentes, ou de proposta – quando a empresa determina
seu preço segundo seu julgamento sobre como os concorrentes irão fixar seus preços.
Desta forma, lucro será representado em função do valor relativo ao preço
aceito menos os custos e despesas:
[L = P – (C + D)].
Precificação baseada no Preço Correto
Segundo Marn & Rosiello (1999) "o modo mais
rápido e eficiente de uma empresa conseguir seu lucro máximo consiste em
estabelecer o preço correto”. Segundo os mesmos, "atingir o preço correto
é uma das mais fundamentais e importantes funções da administração;”.
(...)" Para estes autores o problema do
apreçamento raramente será um fenômeno simples e isolado, mas usualmente será
diverso, intrincado e ligado a vários aspectos de uma empresa. Este problema
pode ser dividido em três partes:
•Oferta e demanda da indústria: este ponto
destaca os efeitos das leis básicas da economia sobre os negócios.
•Estratégia de mercado do produto: a questão
central aqui é como os clientes percebem os benefícios dos produtos e serviços
associados entre os fornecedores disponíveis;
•Transações: neste tópico a questão crítica é
qual o preço exato a ser cobrado em cada transação, ou seja, como usar a estrutura
disponível de descontos, abatimentos, incentivos e bônus a fim de maximizar o desempenho
dos preços dos produtos;
Precificação baseada nas estratégias
da empresa
Cogan (1999), trata este assunto como ”Estratégia de
Formação de Preços”. Este tema é ainda subdividido em Estratégias de Preços
Distintos, Estratégias de Preços Competitivos, Estratégia de Precificação por
Linhas de Produtos e Estratégias de Preços Imagem e Psicológica.
A Estratégia de Preços Distintos consiste na prática
de diferentes preços para diferentes compradores. As seguintes definições são
usadas na aplicação desta estratégia de formação de preços:
- Desconto em um segundo mercado;
- Desnatação;
- Desconto periódico e randômico.
A Estratégia de Preços Competitivos, as seguintes definições
são usadas na aplicação desta estratégia de formação de preços:
- Igualando a estratégia da competição;
- Cotar por baixo do preço da competição;
- Líderes de preços e seguidores;
- Preço de penetração;
- Preço predatório;
- Preço inflacionário
A Estratégia de Precificação por Linhas de Produtos
consiste na obtenção do máximo lucro para todos os produtos da linha e não
apenas para um único produto. As seguintes definições são usadas na aplicação
desta estratégia de formação de preços:
- Preço cativo;
- Preço isca e Preço do líder;
- Preço pacote e Múltiplas-Unidades de preço.
Precificação baseada no valor do
produto ou do serviço
Os autores Morris & Morris (1994) partem do
princípio de que a precificação de um produto deve levar em consideração que a
principal tarefa do negócio é criar valor no mercado e que a função do preço é
refletir o valor do produto.
Estes autores definem o valor como uma avaliação do
cliente sobre a utilidade de um produto, ressaltando as dificuldades existentes
em atribuir valores a produtos.
Consideram a ênfase nos custos uma estratégia de
apreçamento arriscada admitindo que as empresas devem administrar as muitas
dimensões do preço de um produto a fim de melhorar sua condição e cobrar um
preço condizente com o valor que os clientes atribuem ao produto. Identificam
cinco componentes-chave para a formulação de um programa de determinação de
preços: objetivos e estratégias globais da empresa, custos, demanda, concorrência
e questões legais.
Precificação baseada na qualidade
percebida pelo cliente
Shapiro apud Dal Piero (1999) afirma que, apesar de
sua importância fundamental no marketing, a fixação de preços tem tido pouca
compreensão teórica e menor precisão operacional.
O ponto de apoio deste processo tem sido a curva da
demanda inclinada, por exemplo, a relação inversa entre o preço e o volume
vendido. Salienta que este raciocínio negligencia aspectos comportamentais, em
especial a psicologia da fixação de preços.
Precificação baseada no ciclo de vida
da empresa
Rogério Goulart Júnior e Antônio Diomário de Queiroz
no seu artigo Custeio e precificação no ciclo de vida das empresas: estudos de
casos múltiplos apresentam uma associação entre o estágio da empresa e o tipo
de preço que praticam:
Os autores fizeram uma pesquisa empírica e
concluíram que conforme o estudo do ciclo de vida das empresas e aplicação
realizada em múltiplos casos, confirma -se que a utilização de diversos
sistemas de custeio e precificação é condizente com a estrutura interna das
organizações tornando-se fatores-chave para o sucesso em ambientes
competitivos.
CLIENTES E CONCORRÊNCIA: SUA IMPORTÂNCIA NO APREÇAMENTO
Premissas:
-
Variáveis do Composto de Marketing:
ü Produto:
característica, qualidade, marca, design, embalagem e serviços agregados entre
outros.
ü Praça: canais de distribuição,
distribuição física, transporte e armazenagem, dentre outros.
ü Promoção: propaganda,
promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto, dentre
outros.
ü Preço:
·
Preço básico
·
Descontos
·
Prazos
·
Condições de pagamento
·
dentre outros
a) O papel do valor no apreçamento
Sinalização
de preços: desde que disponha de recursos financeiros para suportar uma redução
nos lucros por certo período, uma empresa pode consolidar uma prática de
retaliação contra novos concorrentes por meio de cortes de preço. Tal comportamento
poderá desestimular a entrada de futuros desafiantes.
Nome do procedimento acima: sinalização
de preço.
A
sinalização também está presente quando as empresas divulgam mensagens como:
Ø Duvidamos que alguém ‘venda’ mais barato.
Ø O menor preço ou a diferença de volta.
Ø Cobrimos qualquer oferta da concorrência.
ü O
intuito é construir uma imagem de preço baixo na mente dos consumidores, em
segmentos sensíveis ao preço, de tal modo que elas se tornem sua opção
preferencial de compra.
Tais
mensagens servem para sinalizar aos concorrentes que se eles reduzirem seus
preços o varejista que prometeu preços mais baixos, geralmente o grande player,
com maior fôlego financeiro, vai reduzir também os seus, o que poderá levar a
uma competição de preços desastrosa para todos.
É
quando o consumidor quer verificar se a imagem de preço baixo na sua mente
corresponde à realidade.
Assim
as empresas costumam oferecer com desconto alguns itens de recompra freqüente, cujo
preço o consumidor geralmente conhece, como por exemplo, uma determinada marca
de refrigerante ou de cerveja, ou mesmo, o conhecido pãozinho.
Reflexão: a preservação da imagem de preços baixos na
mente do consumidor exige que o varejista pratique um preço mais baixo que
todos os seus concorrentes em todos os produtos ou basta fazê-lo apenas com
relação a alguns concorrentes mais relevantes ou marcas mais conhecidas.
A
sinalização de valor tem a ver com a maneira pela qual a empresa pode influenciar
os consumidores a pagar mais caro pelo produto.
Os
consumidores pagarão pelo valor percebido, isto é, os benefícios que eles
percebem no produto ou serviço, e não pelo valor real, representado pelo
conjunto de benefícios que efetivamente lhes é oferecido, pois este é muitas
vezes difícil de avaliar:
São eles,
·
Valor
para o cliente
·
Valor
real
·
Valor
percebido
·
Faixa
de negociação de preço
·
Custos
para a empresa.
b) Fatores que influenciam a percepção de
valor
A
empresa só poderá cobrar um preço a mais, se os clientes perceberem um valor
maior, o que pode ser conseguido com uma comunicação melhor dos benefícios, que
o produto oferece, por exemplo:
(propaganda
e vendedores).
-
Dificuldade de validar os benefícios.
-
Fatores que podem servir como indicadores de valor para os clientes:
·
Marca
·
Aparência
das instalações
·
Aparência
dos vendedores
·
Tipo
de embalagem
A
sinalização de valor será tão mais importante quanto mais difícil for para os
consumidores discernirem claramente as diferenças e as semelhanças entre
produtos concorrentes.
ü Os consumidores precisam de sinais que
funcionam com os indicadores de valor.
ü Decisão de alto risco como no caso de
uma cirurgia.
ü Inexperiência do comprador.
ü Recompra pouco frequente.
No
caso de serviços, a intangibilidade complica. Em serviços de consultoria ou
advocacia,
=>
a postura e os trajes dos prestadores pesam na avaliação do cliente.
Formas
de sinalizar valor:
Ø Propaganda
Ø Embalagem
Ø Peso
Ø Visual externo do produto
Ø Aparência dos empregados e das
instalações.
O preço é mais um elemento que serve
para confirmar a qualidade e realçar a imagem no processo mental de avaliação
pelo consumidor.
c) Gerenciamento de percepções de valor e
sensibilidade a preço.
=>Preço e valor, a
empresa deve buscar repostas às seguintes questões:
§ O que é elementar e básico no valor
percebido?
§ O que é esperado?
§ O que é desejado?
§ O que pode ser feito para exceder?
Falácia:
Satisfazer, exceder e encantar o cliente é importante!
Porém é preciso que isso seja valorizado
e pago, caso contrário, a empresa quebra.
PREÇOS E CICLOS DE VIDA DO PRODUTO
Qualquer
produto passa por 4 fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
As
estratégias relativas ao preço em geral, seguem padrões atrelados às
características típicas de ciclo de vida e aos objetivos do marketing.
·
Entrada no mercado, ganho de fatias de
mercado, e o crescimento do faturamento --> primeiro momento.
·
Consolidação no mercado e a lucratividade
--> segundo momento.
·
Ações para manter o espaço conquistado e
enfrentar o declínio --> terceiro momento.
Os
preços também acompanham os ciclos: estratégias e preços de penetração, preços
de superação da concorrência, preços de manutenção e reduções de preços.
Concorrência:
no campo dos preços, reações e escaramuças são comuns e rotineiras, assumindo
várias formas: redução de preços, produtos mais baratos, produtos de prestígio,
melhoria de atendimento e serviços, reduções no custo de produtos, imitação,
adaptação.
A
guerra de preços, como objetivo não é saudável para ninguém.
Definição de preços
Estabelecer
preços e uma política adequada requer métodos e processos bem estruturados e
definidos.
Processo
lógico, com possibilidades de sucesso é estruturado na seqüência: definição de
segmentação ou posicionamento, definição dos objetivos de preço; análise das
condições internas e externas; definição do modelo de formação de preços.
Tradicional
paradigma do mero repasse CLD -->
Custo + Lucro + Despesa não é mais adequado num ambiente competitivo-->
pois aborda a questão de dentro para fora da empresa.
Hoje
a função do preço passa a L=P-CD
(lucro possível é o que o mercado paga menos os custos e despesas), ou seja, um
enfoque do mercado para dentro da empresa. Dado um preço possível, a empresa
ajusta-se para conseguir o lucro pretendido.
Segmentação ou posicionamento
Posicionar
preço e produto é fundamental para a ideia de valor no mercado e para a decisão
de compra.
Posicionamento
--> trinômio: qualidade – preço - valor percebido.
Posicionamentos
possíveis:
-->
alta qualidade, segmento de luxo, necessidades
especiais ou muito específicas;
--> média qualidade
--> baixa qualidade
Objetivos
de preços:
·
Manutenção
·
Maximização
dos lucros
·
Maximização
do faturamento;
·
Crescimento
de vendas
·
Maximização
do mercado
d) Vantagem competitiva como fonte sustentável
de lucratividade.
O
preço pode ter um caráter tático, representado por manobras de curto prazo e
busca de resultado mais imediato, bem como estratégico, refletido, por exemplo,
no reforço do posicionamento, na busca da consolidação de parcela de mercado e
na seleção de segmentos-alvo. Portanto as decisões de preço, como, aliás, todas
as outras variáveis de marketing, têm que estar alinhadas e manter coerência
com a estratégia competitiva que a empresa decidiu implementar.
Para
entender e classificar a estratégia competitiva de uma empresa pode-se recorrer
a diversos modelos propostos na literatura. Tais modelos procuram apresentar um
número limitado de arquétipos estratégicos que capturariam a essência das
diversas posturas competitivas da maioria das empresas. Um dos modelos
estratégicos mais conhecidos e utilizados nos meios empresarial e acadêmico é o
modelo de estratégias genéricas de Porter (1989).
Segundo
Porter, uma empresa deve buscar implementar uma das seguintes estratégias a fim
de obter melhor resultado financeiro de longo prazo que seus concorrentes.
·
liderança em custos; (redução nos custos
maior do que no preço)
·
diferenciação; (aumento no preço superior ao
aumento nos custos)
·
enfoque nos custos;
·
enfoque em diferenciação.
e) Reagindo à concorrência
Todos
os concorrentes e empresas do setor, independentemente do porte, possuem
estratégias e políticas próprias, com variedade de meios, compostos, estruturas
e recursos.
A
compreensão dinâmica e da estrutura do ramo de atividade, bem como a avaliação
de posições relativas de dominância, capacidades reativas, concentração ou
fragmentação do mercado, darão indicativos importantes quanto a movimentos,
ações e reações possíveis.
As
possibilidades de ação/reação, dependendo da concorrência e do impacto estratégico
do movimento pretendido, vão desde a indiferença até aos ataques/contra-ataques
frontais, passando por diversas combinações.
No
campo dos preços, reações e escaramuças são comuns e rotineiras, assumindo
várias formas:
·
Redução de preços;
·
Produtos mais baratos;
·
Produtos de prestigio;
·
Melhoria de atendimento a serviços;
·
Reduções no custo de produzir;
·
Imitação;
·
Adaptação.
ð Guerra
de preços, como objetivo e forma, não é saudável para ninguém!
e Finalmente:
Clientes e concorrentes sua importância
no apreçamento
Premissas:
Variáveis do composto de marketing:
- Produto;
Praça; Promoção; Preço; Ponto de Venda
O
papel do valor no apreçamento
-
Sinalização de preços: suportar por certo tempo uma redução nos seus lucros;
tal comportamento pode desestimular a entrada de novos concorrentes.
Também
está presente, quando as empresas divulgam mensagens do tipo:
ð Duvidamos que alguém ‘venda’ mais barato; O menor preço ou a
diferença de volta; Cobrimos qualquer oferta da concorrência.
Fonte e Sítios Consultados
www.novosolhos.com.br
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