Estamos
vivendo uma época onde o mundo é bombardeado a todo instante por inovações e descobertas
que proporcionam processos de evoluções continuas que vêm alterando o formato de se
fazer negócios. E a partir deste momento iremos acompanhar algumas novidades
desses próximos cinco anos. Essa ideia foi baseada nas grandes tendências que estão mexendo com o padrão de consumo e no comportamento das marcas, como as novas
tecnologias, apps, realidade virtual, economia solidária: tudo isso está
promovendo grande impacto no mercado.
Tendências de consumo e
comportamento das marcas.
O varejo irá focar no serviço
Tudo poderá ser comprado online e essa realidade só tende a aumentar.
Assim, o varejo deverá fazer o mesmo ao vender serviços. Restaurantes, spas,
casas de show: tudo poderá e deverá ser vendido pela internet.
As empresas usarão mais as mensagens
de texto
O
"texting" - mandar uma mensagem de texto, seja por WhatsApp, SMS ou
outro serviço - será cada vez mais comum para empresas se comunicarem com seus
clientes. E-mails estão sendo cada vez menos usados. Vendas, acordos, avisos:
tudo poderá ser resolvido com uma breve e prática mensagem de texto. Essa
tendência ainda atrairá mais jovens consumidores e trabalhadores para a
companhia.
A comunicação visual será a melhor
maneira de comunicar
Os consumidores,
em média, prestarão atenção em alguma coisa por apenas cinco segundos (menos que um peixinho dourado de aquário,
que tem atenção de nove segundos). Isso aliado a um mundo onde milhares de
marcas brigam por espaço para suas informações. Assim, a melhor forma de se
destacar no barulho é se valer das imagens e da comunicação visual. Aliás, um
estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido que um estímulo de
texto - além disso, 90% das informações que retemos são visuais.
A habilidade de ser autêntico será
valorizada
Nos últimos
tempos, tudo parece igual em termos de produtos e consumo. Carros, celulares, tablets,
franquias... É como se quisessem se parecer com seus competidores. Mas a
habilidade de ser autêntico e único voltará com tudo. O produto ou serviço
entregue de maneira exemplar e única atrairá os consumidores.
Pagamentos via celular mais comuns
O pagamento
via mobile já evoluiu com bons apps de eBay, Amazon, PayPal e outros. Agora, a
tendência é melhorar e expandir o serviço com chaves de segurança e proteção de
informações. Programas como Apple Pay e CurrentC já permitem comprar qualquer
coisa usando o smartphone - talvez eles substituam os cartões de crédito em
cinco anos.
Consumo e economia serão
compartilhados
A tendência é
que cada vez mais as pessoas busquem serviços e produtos compartilhados. Locais
de trabalho e habitação, carros e caronas, pequenos eletrônicos: a economia
compartilhada estará presente em todos os aspectos da vida. Isso mudará o modo
de consumo, substituindo muitos "compra e venda" por
"aluga-se".
O consumo de serviços B2B irá aumentar
Grandes líderes,
empresários e empreendedores já trabalham com apps e serviço de consumo. Agora,
eles irão atrás das tecnologias que permitam o mesmo acesso para os serviços
B2B (Business to Business, que se refere a um espaço de troca e venda direta
entre empresas).
Sites responsivos serão mais populares
Os empresários
precisarão perceber que a experiência dos consumidores no site (seja no desktop, seja no mobile) será
cada vez mais importante e irá impactar diretamente na sua percepção ou atitude
diante da marca. Assim, sites responsivos e criativos serão essenciais para
atrair pessoas, não afastá-las.
O consumo do dia a dia será digital
Com a
popularização dos smartphones, o consumo do dia a dia será digital. Limpar a
casa, pedir o almoço, arrumar o carro: tudo
será feito no mundo virtual.
O foco será a privacidade
Os
consumidores estarão cada vez mais preocupados com a privacidade: nos
pagamentos, nas transações, nas buscas por produtos e serviços. Poucos querem
que as empresas tenham todas as suas informações depois de comprar ou pesquisar
por algo. Aumentará a procura por sites, apps e outras ferramentas para deixar
tudo mais discreto e confidencial.
A realidade virtual será uma
plataforma
Por enquanto,
há três plataformas para as marcas trabalharem na era da informação:
computadores, mobiles e a Internet. Em breve, a realidade virtual entrará nessa
lista. Logo, comerciais e anúncios poderão trabalhar com ferramentas que
utilizam a realidade virtual.
Obs. Todos nós sabemos que
o Brasil passa por uma grande crise neste momento e que somos um País
subdesenvolvido em várias áreas, então, é fato que muitas dessas
mudanças ainda irão demorar algum tempo para estarem disponíveis para todos os
brasileiros, mas, nas grandes praças de
Consumo elas estarão funcionando.
Fonte
e Sítios Consultados
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/11-tendencias-de-consumo-que-irao-mudar-os-proximos-5-anos#1
Nenhum comentário:
Postar um comentário