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12 de fevereiro de 2016

Tendências do Padrão de consumo

Estamos vivendo uma época onde o mundo é bombardeado a todo instante por inovações e descobertas que proporcionam processos de evoluções continuas que vêm alterando o formato de se fazer negócios. E a partir deste momento iremos acompanhar algumas novidades desses próximos cinco anos. Essa ideia foi baseada nas grandes tendências que estão mexendo com o padrão de consumo e no comportamento das marcas, como as novas tecnologias, apps, realidade virtual, economia solidária: tudo isso está promovendo grande impacto no mercado.



Tendências de consumo e comportamento das marcas. 


O varejo irá focar no serviço
Tudo poderá ser comprado online e essa realidade só tende a aumentar. Assim, o varejo deverá fazer o mesmo ao vender serviços. Restaurantes, spas, casas de show: tudo poderá e deverá ser vendido pela internet.


As empresas usarão mais as mensagens de texto

O "texting" - mandar uma mensagem de texto, seja por WhatsApp, SMS ou outro serviço - será cada vez mais comum para empresas se comunicarem com seus clientes. E-mails estão sendo cada vez menos usados. Vendas, acordos, avisos: tudo poderá ser resolvido com uma breve e prática mensagem de texto. Essa tendência ainda atrairá mais jovens consumidores e trabalhadores para a companhia.


A comunicação visual será a melhor maneira de comunicar

Os consumidores, em média, prestarão atenção em alguma coisa por apenas cinco segundos (menos que um peixinho dourado de aquário, que tem atenção de nove segundos). Isso aliado a um mundo onde milhares de marcas brigam por espaço para suas informações. Assim, a melhor forma de se destacar no barulho é se valer das imagens e da comunicação visual. Aliás, um estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido que um estímulo de texto - além disso, 90% das informações que retemos são visuais.


A habilidade de ser autêntico será valorizada

Nos últimos tempos, tudo parece igual em termos de produtos e consumo. Carros, celulares, tablets, franquias... É como se quisessem se parecer com seus competidores. Mas a habilidade de ser autêntico e único voltará com tudo. O produto ou serviço entregue de maneira exemplar e única atrairá os consumidores.


Pagamentos via celular mais comuns

O pagamento via mobile já evoluiu com bons apps de eBay, Amazon, PayPal e outros. Agora, a tendência é melhorar e expandir o serviço com chaves de segurança e proteção de informações. Programas como Apple Pay e CurrentC já permitem comprar qualquer coisa usando o smartphone - talvez eles substituam os cartões de crédito em cinco anos.



Consumo e economia serão compartilhados

A tendência é que cada vez mais as pessoas busquem serviços e produtos compartilhados. Locais de trabalho e habitação, carros e caronas, pequenos eletrônicos: a economia compartilhada estará presente em todos os aspectos da vida. Isso mudará o modo de consumo, substituindo muitos "compra e venda" por "aluga-se".

O consumo de serviços B2B irá aumentar
Grandes líderes, empresários e empreendedores já trabalham com apps e serviço de consumo. Agora, eles irão atrás das tecnologias que permitam o mesmo acesso para os serviços B2B (Business to Business, que se refere a um espaço de troca e venda direta entre empresas).


Sites responsivos serão mais populares

Os empresários precisarão perceber que a experiência dos consumidores no site (seja no desktop, seja no mobile) será cada vez mais importante e irá impactar diretamente na sua percepção ou atitude diante da marca. Assim, sites responsivos e criativos serão essenciais para atrair pessoas, não afastá-las.


O consumo do dia a dia será digital

Com a popularização dos smartphones, o consumo do dia a dia será digital. Limpar a casa, pedir o almoço, arrumar o carro: tudo será feito no mundo virtual.


O foco será a privacidade

Os consumidores estarão cada vez mais preocupados com a privacidade: nos pagamentos, nas transações, nas buscas por produtos e serviços. Poucos querem que as empresas tenham todas as suas informações depois de comprar ou pesquisar por algo. Aumentará a procura por sites, apps e outras ferramentas para deixar tudo mais discreto e confidencial.


A realidade virtual será uma plataforma

Por enquanto, há três plataformas para as marcas trabalharem na era da informação: computadores, mobiles e a Internet. Em breve, a realidade virtual entrará nessa lista. Logo, comerciais e anúncios poderão trabalhar com ferramentas que utilizam a realidade virtual.


Obs. Todos nós sabemos que o Brasil passa por uma grande crise neste momento e que somos um País subdesenvolvido em várias áreas, então, é fato que muitas dessas mudanças ainda irão demorar algum tempo para estarem disponíveis para todos os brasileiros, mas, nas grandes praças de Consumo elas estarão funcionando.



Fonte e Sítios Consultados

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/11-tendencias-de-consumo-que-irao-mudar-os-proximos-5-anos#1

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