Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

9 de dezembro de 2015

Informações demais, de menos ou de mais?


Veio a público que durante mais um daqueles períodos de eterna crise brasileira existia um pequeno empresário brasileiro que vivia feliz com a sua micro empresa e, ele nunca soube o que era crise. Sabe-se também que esse empresário não tinha o hábito de ouvir rádio, de ver TV, assim como também não lia jornais e muito menos sabia se conectar a internet. A única preocupação dele era produzir bem os seus produtos, afinal ele prezava muito pela qualidade final, pelo material de primeira, por um bom acabamento, pela apresentação e um bom atendimento ao seu cliente.
O nosso personagem também sabia divulgar como ninguém o seu produto: ele colocava cartazes pelas ruas do bairro, etiquetas em pontos de ônibus, anúncios no jornal do bairro. E com isso, era só alguém passar em frente a sua loja para encontrar uma bela vitrine com todos os produtos em exposição.
Como ele sempre usava bons materiais na sua produção era comum que a sua empresa oferta-se bons produtos e com isso ele passou a formar uma clientela fiel que sempre voltava e trazia cada vez mais clientes para comprar na sua loja, e com isso ele conseguiu construir uma grande loja e como estava prosperando cada vez mais, mandou seu filho estudar em uma das melhores faculdades fora do país.


Logo que seu filho já formado retornou para casa – ele foi logo falando para o pai:
 – Pai, pelo fato de você não acompanhar o rádio, a TV ou os Jornais, preciso te dizer uma coisa: a situação do Brasil está muito feia - e essa classe política brasileira só está preocupada em disputar o poder e com isso, o nosso país vai acabar quebrando.
Meio desolado e pensativo depois de ouvir tudo isso, o empresário pensou: “É, meu filho deve ter razão, afinal ele é estudado, ele viu o mundo lá fora, ele acompanha os jornais, a TV e acessa essa tal de internet. Ele deve estar com a razão”.
Foi nessa hora que bateu um pânico e com o proposito de economizar a todo custo, o nosso personagem preocupado com essa tal crise tratou de procurar os seus fornecedores para pedir um desconto e também acabou procurando outros fornecedores mais baratos. Além disso, para economizar ainda mais ele parou de anunciar nos jornais de bairro e também parou de fazer suas ‘etiquetinhas’ com o endereço e o telefone da sua loja. Ou seja, ele parou de fazer aquela propaganda mais ampla, ficou só com os passantes em frente da sua loja.
Com isso é claro, as vendas despencaram muito.
Então, muito triste o pai procurou o filho e disse:
– Você estava certo meu filho, este é o pior momento de todos os tempos.
         E a empresa acabou quebrando!
         A intensão dessa ‘historinha’ é deixar claro que assim como qualquer problema empresarial essa crise também é passageira, e que em um curto ou longo prazo, chegarão outras. A mensagem que fica disso é que nunca podemos desanimar em meio aos noticiários pessimistas, afinal, isso faz parte da vida empresarial, econômica, do mercado em geral – existe o ciclo das crises, assim como existem os momentos bons.

Portanto, o melhor a fazer é encarar essa crise de frente e para isso é preciso não nos deixar influenciar por ela e sim, nos mantermos abertos para novas perspectivas. Afinal, se ficarmos só remoendo esse emaranhado de informações negativas que chegam a todo instante acabaremos nos tornando incapazes de lutar pelos nossos interesses - enquanto que os politiqueiros lá do Congresso Nacional, estes sim, continuarão naquela batalha campal em busca dos próprios interesses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog