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Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

25 de agosto de 2015

Delegar Poder

       
      O século 21 chegou trazendo várias ideias e uma delas foi à mudança do paradigma da economia que se baseava naquela 'desgastada’ equação de custos que só enxergava preço = custo + margem. Nessa ótica, a base para a criação de valor estava somente nos ativos tangíveis: dinheiro, instalações e produtos - o foco era na produção e na oferta de mercadorias, o que levava todos os olhares para dentro. Atualmente, essa equação é outra: valor = clientes + capital intelectual. E essa ótica é a base para a criação de valor: os ativos intangíveis – assim, é preciso desenvolver a capacidade de capturar as necessidades dos clientes utilizando a inteligência dos colaboradores. E com isso mudou o fato da oferta não ser mais a única responsável pela criação da demanda e sim a demanda é que induz a oferta. O mundo agora tem fronteiras difusas, não sabemos mais onde acaba uma empresa e começa a do nosso parceiro.



Com isso, trazer as pessoas para o foco da missão tornou-se uma das funções mais importantes dos que ocupam altos cargos, além de terem a competência de buscar a fundo a raiz de um problema, afinal, é necessário tratar as causas e não apenas os sintomas. E é claro que estamos tratando de liderança no século 21, isso porque os líderes buscam por cooperação, por uma força da ação solidária, uma maneira ideal para o ganho coletivo, afinal, muitas mãos tornam o trabalho bem mais leve.

Já vem de longe aquela história: ‘quem conhece melhor um trabalho é aquele que o executa’, assim como: 'envolver-se faz com que tenhamos orgulho do resultado alcançado'. São argumentos simples, lógicos, reais, sustentados obviamente por habilidades e aceitação. Contudo, sabemos que na vida nada é definitivo e a história sempre mostra que em algumas oportunidades os resultados que chegam, nem sempre são aqueles desejados, e isso fez com que as empresas modernas entendessem a delegação de poder como uma questão vital.

Os tempos digitais trouxeram vários avanços e uma convivência mais próxima com os clientes, o que possibilitou sentir as suas necessidades e carências e isso acabou levando as empresas a assumirem o compromisso de entregar o prometido de maneira correta e de manter o ganho na competitividade mais evidente - e tudo isto exige um maior número de funcionários envolvidos. Logo, a essência da delegação de poder está numa construção coletiva, que passa pela criação de condições internas favoráveis para quebrar paradigmas e hierarquias em prol da satisfação dos clientes.

Porém, delegar não é só transferir obrigações e responsabilidades - é preciso acompanhar e apoiar nas dificuldades. Delegar é incentivar o envolvimento nas atividades e decisões. É criar compromissos, é garantir a oportunidade de demonstrar criatividade, novas ideias e dar a chance de aproveitá-las. Sabemos que nem tudo é fácil e a aceitação é um componente importante neste processo. Também é fato que ainda existem pessoas que ficam limitadas somente com as suas obrigações, elas apenas cumprem ordens, nada mais do que isso. E é nesta hora que a liderança deve apontar aqueles que têm vontade e determinação de fazer bem feito, aqueles que fogem do lugar comum.

- Delegar poder é uma das trilhas utilizadas para alcançar o sucesso empresarial contemporâneo.




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