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Administração no Blog

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27 de julho de 2015

Teoria da Contingência


Para a abordagem contingencial não existe nenhum caminho universalmente aplicável na solução de um problema em administração - são as necessidades da situação em particular que determinarão a melhor abordagem de um problema organizacional. Esse método surgiu da observação das abordagens: Clássica, Comportamental e Sistêmica - e isso só aconteceu devido ao fato das outras abordagens, nem sempre, proporcionarem uma solução aceitável.



Ela é bem simples, isso porque a abordagem contingencial é eclética (ecletismo – sistema filosófico que aproveita o que há de melhor nos demais sistemas), e foi assim que ela passou a fazer uso das técnicas de outros métodos. O método contingencial é uma metodologia para determinar a melhor solução possível para um problema organizacional e consiste em um esquema.

Para se realizar uma análise situacional é preciso:

·        Analisar a atual condição interna da organização
·        Levantar os pontos fortes da organização e Pontos fracos da organização.
·        Fazer uma projeção da condição futura externa da organização:
·        Verificar as oportunidades e as ameaças para a organização.

Depois, com essas informações em mãos, basta tomar como base a análise situacional e identificar os problemas. E para isso devemos estabelecer os padrões de desempenho que satisfazem alguns critérios, de modo que possam indicar se o problema foi solucionado.

Os padrões de desempenho são colocados de forma comportamental:

·        Observável;
·        Relevante ao objetivo;
·        Mensurável.

Durante o processo deve-se pensar em algumas soluções alternativas para o problema até a escolha final e para isso, é preciso seguir alguns passos:

·        Avaliar as possíveis soluções em termos de suas consequências para a organização.
·        Escolher a solução alternativa que melhor resolva o problema e que cause o menor número de efeitos colaterais.
·         Teste-piloto para a solução proposta e revisá-la.
·         Implementar a solução.
·         Avaliar a solução.
·        Revisar o processo.


        O método contingencial leva em conta qualquer limitação sob a qual a organização precisa operar, como, por exemplo: com relação ao nível atual de tecnologia disponível. Uma organização pode não ter o nível apropriado de tecnologia ou não ter os recursos financeiros para adquirir a tecnologia necessária para implementar uma alternativa em particular.

O nível tecnológico da empresa é medido levando-se em conta as inter-relações de todas as suas áreas; qualquer mudança na tecnologia de uma área terá efeito na organização como um todo. É importante que o impacto na organização como um todo seja sempre considerado na avaliação das consequências de uma solução proposta e atualmente ganhou destaque as relações com o mundo externo da empresa.

Os recursos humanos sempre tiveram especial atenção do método contingencial dentro das avaliações organizacionais na hora da adequação de soluções em potencial, e isso ocorre devido à importância que os recursos humanos precisam receber, ou a solução proposta pode não dar certo. A avaliação do componente de recursos humanos de uma organização inclui o exame do nível de competência dos trabalhadores, as habilidades e as qualificações.

“O método contingencial enfatiza que não existe uma única solução universal para os problemas em administração, mas que a solução correta dependerá das necessidades específicas de cada situação. Esse método é eclético e faz uso de técnicas de administração de muitos outros métodos. Ele se distingue como uma metodologia de solução de problemas que começa com uma análise situacional e termina com a geração, avaliação e recomendação de uma solução em potencial para resolver o problema em administração.”



         Diferente das outras abordagens da administração, a abordagem contingencial não defende um caminho universalmente correto para resolver problemas em administração, mas afirma que problemas diferentes precisam de soluções diferentes, permitindo escolher caminhos entre as técnicas de administração disponíveis, o que requer uma flexibilidade do gestor, isto é, não podemos ficar presos a uma solução ou a uma única escola de administração.

         Essa abordagem também se preocupa com a dimensão humana da organização, assim como o uso de técnicas de pesquisa operacional, obrigando o gestor a examinar a organização e os problemas de vários pontos de vista, refletindo assim a natureza complexa da administração ‘moderna x realismo’. Alguns críticos dessa abordagem sempre repetiram que as complexidades deste método requerem do Gestor muitas habilidades.



Essa foi uma das razões que passaram insegurança para os seus adeptos no começo da sua utilização, e isso só ocorreu devido essa abordagem não ofertar nenhuma receita para a solução universal de problemas, mas ela coloca o gestor como o responsável para a geração de soluções. Também existem críticos afirmando que essa abordagem não tem uma base teórica coerente e consistente, sendo meramente uma metodologia que utiliza outros métodos. Até podemos pensar nisso, mas o fato é que nas mãos de um gestor competente e habilidoso, o método contingencial sempre será uma poderosa ferramenta de Gestão.


Fonte e Sítios Consultados


http://gestaocomercial.50webs.com

http://administracaonoblog.blogspot.com.br/2012/10/teorico-da-contingencia.html

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