Era metade do ano de 2015 quando este post foi escrito e só
para variar um pouco, o Brasil estava passando por mais uma das suas grandes crises econômicas, e para piorar ainda
mais este cenário, a principal empresa do país ainda está tentando se recuperar
daquele grande escândalo de corrupções e se não bastasse isso tudo, começou o
maior período do ano sem chuva e isso só vai agravar ainda mais a crise hídrica
na região sudeste do país. Ou seja, estamos vivendo um cenário completamente
incerto para as empresas brasileiras, principalmente para as MPE.
E como as
pequenas empresas podem sobreviver a esta crise?
E é nessa hora que a vida das Micro e pequenas
empresas encolhem mais ainda, como se elas já não vivessem com o seu orçamento
controlado e com diversas ameaças: seja pela concorrência, seja pela falta de
capital para investimentos, pela inexperiência do empreendedor ou qualquer
outro motivo ameaçador. Muitos dizem que esse fato pode vir a ser vantajoso
para ajudar a superar a crise de 2015, mais é preciso manter a calma - não
entre em pânico – afinal, sempre dizem que é nessa hora que devemos enxergar as
oportunidades, já que elas sempre surgem nesses momentos de crise - porém, o que todos os brasileiros estão tentando encontrar é uma maneira de passar por este momento difícil e confuso da história do Brasil.
Além de
tentar visualizar as oportunidades, é preciso fazer a lição de casa
corretamente, e isso significa seguir alguns passos:
Planejar: Sabemos que um bom planejamento é ponto
primordial para todas as empresas, mas, também sabemos que entre as pequenas
empresas isso dificilmente ocorre - e para
quem não sabe, o planejamento é peça fundamental para que as empresas consigam
superar momentos difíceis, como essa atual crise de 2015. É neste momento que
precisamos enxergar a realidade e as perspectivas para
os próximos meses e traçar as melhores estratégias para sobreviver e
potencializar os negócios diante da crise. É importante verificar os produtos e
serviços - e depois de uma analise, saber em qual apostar neste momento.
Gestão Financeira: Durante este período de ajustes, afinal o ano de
2015 será um período de grandes ajustes na economia brasileira – e é neste
momento que se faz necessário reorganizar as finanças da empresa e controlar
muito bem os recursos que entram e os que saem. Um bom controle financeiro visa
garantir que a empresa tenha pleno domínio sobre seus gastos e sob quais custos
podem ser reduzidos. Além é claro de possibilitar a gerencia do fluxo
de caixa permitindo assim, agir a tempo de evitar qualquer impacto ainda
maior.
Relacionamento: Apostar
ainda mais na manutenção dos clientes, afinal, manter um
cliente custa menos do que conquistar um novo. Isso significa que não é interessante
cortar gastos na qualidade do relacionamento – é importante estreitar o contato
com os clientes e saber como fazer isso sem invadir o espaço pessoal desses clientes,
seja no site, nas redes sociais ou utilizando o WhatssApp, afinal, todos estes meios são promissores.
Divulgação: Saber onde está o seu público é primordial,
afinal, como queremos que ele saiba sobre os nossos produtos e serviços se não
sabemos onde ele está? Depois de descobrir para quem você quer vender o seu
produto é interessante construir uma imagem de referência, ou seja, mostrando
que a sua empresa é a melhor da região.
E nessa hora
o melhor caminho a seguir é o da internet, afinal, o baixo custo e a ampla
visibilidade fazem do meio digital a melhor escolha entre os meios de
divulgação com preços acessíveis para a sua empresa.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.equipehub.com
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