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2 de maio de 2015

Teoria das Relações Humanas


Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo. Este experimento foi uma reação de oposição a Teoria Clássica da Administração.

A experiência de Hawthorne 
O experimento de Hawthorne revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e deu partida para os estudos sobre a organização informal.

Em 1927, iniciou-se uma experiência na fabrica de Hawthorne da Western Electric Company situada em Chicago, para avaliar a fadiga, aos acidentes no trabalho, ao turnover e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade.

O experimento foi realizado e orientado por Elton Mayo, onde demonstrou que entre os fatores mais importantes para o desempenho individual estão as relações com os colegas e os administradores. 


Conclusões da experiencia de Hawthorne

Nível de produção é resultante da integração social: O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria Clássica), mas por normas sociais e expectativas grupais.

Comportamento social dos empregados: Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos.

Recompensas e sanções sociais: Para a Teoria das Relações Humanas, a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador. Conceito de Homem Social.

Grupos informais: A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais.

Relações humanas: As relações humanas são as ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos.

Importância do conteúdo do cargo: A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão de trabalho, afetando negativamente o trabalhador e reduzindo a sua satisfação e eficiência.

Ênfase nos aspectos emocionais: Importância às emoções.


O australiano Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das relações humanas, que fez oposição aos princípios científicos do trabalho de Taylor. Todas as suas teorias foram baseadas nas experiências que conduziu em Hawthorne entre 1927 e 1932 sobre os fatores que realmente motivam os empregados. Mayo licenciou-se na Universidade de Adelaide e estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland, durante a primeira década do século, e emigrou para os Estados Unidos em 1923. Começou por trabalhar em pesquisas numa empresa têxtil da Pensilvânia e juntou-se mais tarde à Harvard University como professor convidado em Pesquisa Industrial. Elton Mayo faleceu no ano de 1949.

Visão de Mayo

Mayo defende os seguintes pontos de vista:

1-    O trabalho é uma atividade tipicamente grupal;

2-    O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social;

3-    A tarefa básica da administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar;

4-    Sociedade estável para sociedade adaptável;

5-    O ser humano tem a necessidade de estar junto, de ser reconhecido: Homem Social;

6-    A civilização industrializada traz como consequência a desintegração dos grupos primários: Mayo tem uma visão romântica.



Decorrência da Teoria das Relações Humanas

A teoria das relações humanas trouxe uma nova linguagem. Fala-se em motivação, e liderança. Os conceitos básicos a da teoria científica passam a se deixados de lado. O engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e ao sociólogo. A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas. O método e a máquina cedem lugar a dinâmica de grupo. A felicidade passa a ser vista sob um ângulo diferente, pois o homem economicus cede lugar para o homem social

Motivação
“O comportamento é sempre motivado por alguma causa interna ao próprio indivíduo (motivos internos) ou alguma causa externa, do ambiente (motivos externos). Motivação, nesse modelo, é sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas. Motivação não significa entusiasmo ou disposição elevada; significa apenas que todo comportamento sempre tem uma causa”. 


Necessidades Humanas Básicas

Hierarquia de Maslow
Abraham Maslow (1908-1970) estudou psicologia e é o autor da mais conhecida teoria que se baseia na idéia das necessidades humanas.

Segundo Maslow, as necessidades humanas dividem-se em cinco grupos:

    Necessidades Fisiológicas ou Básicas: Alimento, abrigo, entre outras necessidades orgânicas. 

    Necessidades de Segurança: Proteção contra ameaças, como a perda de emprego e riscos à integridade física.

Necessidades Sociais: Amizade, afeto, interação e aceitação dentro do grupo e da sociedade.

Necessidades de Estima: Necessidades de estima e auto-estima por parte dos outros.

Necessidades de Auto-Realização: Potencial, habilidades e realização pessoal.



Liderança 

 “Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, em uma grande variedade de situações”.

Para os humanistas a liderança é vista de diversas maneiras como:

·        Um fenômeno de influência interpessoal;
·        Um processo de redução da incerteza de um grupo;
·        Uma relação funcional entre líder e subordinados;
·        Um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação;


Não existe um modelo único de liderança”.

O desafio da liderança é saber quando aplicar qual estilo, com quem e em que circunstâncias.


A Comunicação

Para a TRH (Teoria das Relações Humanas), a comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas pois cada uma delas pode ser auxiliada a dar total contribuição à organização, a utilizar ao máximo suas habilidades e capacidades. A organização é mais eficiente quando existe um entendimento entre o funcionário e seu chefe.


A organização informal 

 Denomina-se organização informal o conjunto de interações e relacionamentos que se estabelece entre as pessoas.

“Os grupos informais, também chamados  grupos de amizade, se organizam naturalmente por meio de adesões espontâneas das pessoas que com eles se identificam. Os grupos informais são encontrados dentro da organização formal e se compõem de pessoas de diversos grupos e níveis hierárquicos da empresa. A hierarquia funcional existente na organização formal nem sempre prevalece nos grupos informais”.

        


A dinâmica de grupo

         A dinâmica de grupo é um dos assuntos preferidos da Teoria das Relações Humanas. Lewin foi o fundador da Escola da Dinâmica de Grupo, no qual introduziu o conceito de equilíbrio nos processos grupais que conduzem a manutenção de equilíbrio.

Os processos grupais são processos vivos e dinâmicos onde a soma de interesses dos componentes do grupo pode ser ativada por meio de estímulos para maior harmonia e relacionamento humano.


Crítica da Teoria das Relações Humanas

·        Oposição cerrada à Teoria Clássica: Os fatores decisivos considerados por uma escola mal eram focalizados pela outra, as variáveis que uma considerava centrais eram quase ignoradas pela outra.

· Inadequada visualização dos problemas de relações industriais: Interpretação inadequada e distorcida dos problemas de relações industriais.

·        Concepção romântica do operário: Imaginavam um trabalhador sempre feliz, produtivo e integrado no ambiente de trabalho.

·        Limitação do campo experimental: Limitaram-se ao mesmo ambiente – a fábrica. Deixaram de verificar outros tipos de instituições.

·        Parcialidade das conclusões: Enfatiza os aspectos informais da organização relegando os aspectos formais a um plano  inferior.

·        Enfase nos grupos informais: Supervaloriza a coesão grupal como condição de elevação da produtividade.

·        Enfoque manipulativo das relações humanas: Sutil estratégia de enganar os operários e fazê-los trabalhar  mais e exigir menos.


E hoje em dia...

Os administradores precisam possuir algumas características básicas: relacionamento interpessoal, visão sistêmica, boa comunicação, liderança participativa, motivação e gestão de conflitos. Além disso, deve saber construir e dinamizar equipes de trabalho. O trabalho em equipe está em alta no mundo dos negócios.


Fonte e Sítios Pesquisados

http://admgroup.blogspot.com.br

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