Teoria
das Relações Humanas
A Teoria
das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, como consequência das
conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo. Este
experimento foi uma reação de oposição a Teoria Clássica da Administração.
A
experiência de Hawthorne
O
experimento de Hawthorne revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos
indivíduos e deu partida para os estudos sobre a organização informal.
Em 1927,
iniciou-se uma experiência na fabrica de Hawthorne da Western Electric Company
situada em Chicago, para avaliar a fadiga, aos acidentes no trabalho, ao
turnover e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade.
O
experimento foi realizado e orientado por Elton Mayo, onde demonstrou que entre
os fatores mais importantes para o desempenho individual estão as relações com
os colegas e os administradores.
Conclusões da experiencia de Hawthorne
Nível de produção é resultante da integração social: O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou
fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria Clássica), mas por normas
sociais e expectativas grupais.
Comportamento social dos empregados: Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas
como membros de grupos.
Recompensas e sanções sociais: Para a Teoria das Relações Humanas, a motivação econômica é secundária
na determinação do rendimento do trabalhador. Conceito de Homem Social.
Grupos informais: A empresa passou a ser
visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais.
Relações humanas: As relações humanas são as
ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos.
Importância do conteúdo do cargo: A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão de trabalho,
afetando negativamente o trabalhador e reduzindo a sua satisfação e eficiência.
Ênfase nos aspectos emocionais: Importância às emoções.
O
australiano Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das relações
humanas, que fez oposição aos princípios científicos do trabalho de Taylor. Todas
as suas teorias foram baseadas nas experiências que conduziu em Hawthorne entre 1927 e 1932 sobre os
fatores que realmente motivam os empregados. Mayo licenciou-se na Universidade de Adelaide e estudou Medicina em
Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland, durante a
primeira década do século, e emigrou para os Estados Unidos em 1923. Começou
por trabalhar em pesquisas numa empresa têxtil da Pensilvânia e juntou-se mais
tarde à Harvard University como professor convidado em Pesquisa Industrial. Elton
Mayo faleceu no ano de 1949.
Visão de Mayo
Mayo defende os seguintes pontos de vista:
1- O trabalho é uma atividade tipicamente grupal;
2- O
operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social;
3- A
tarefa básica da administração é formar uma elite capaz de compreender e de
comunicar;
4- Sociedade
estável para sociedade adaptável;
5- O
ser humano tem a necessidade de estar junto, de ser reconhecido: Homem Social;
6- A
civilização industrializada traz como consequência a desintegração
dos grupos primários: Mayo tem uma visão romântica.
Decorrência da Teoria das Relações Humanas
A teoria das relações humanas trouxe uma nova linguagem. Fala-se em
motivação, e liderança. Os conceitos básicos a da teoria científica passam a se
deixados de lado. O engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e ao
sociólogo. A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas
pessoas. O método e a máquina cedem lugar a dinâmica de grupo. A felicidade
passa a ser vista sob um ângulo diferente, pois o homem economicus cede
lugar para o homem social.
Motivação
“O comportamento é sempre motivado por alguma causa interna ao próprio
indivíduo (motivos internos) ou alguma causa externa, do ambiente (motivos
externos). Motivação, nesse modelo, é sinônimo da relação de causa e efeito no
comportamento das pessoas. Motivação não significa entusiasmo ou disposição
elevada; significa apenas que todo comportamento sempre tem uma causa”.
Necessidades Humanas Básicas
Hierarquia de Maslow
Abraham Maslow (1908-1970) estudou psicologia e é o autor da mais
conhecida teoria que se baseia na idéia das necessidades humanas.
Segundo Maslow, as necessidades humanas dividem-se em cinco grupos:
Necessidades Fisiológicas ou
Básicas: Alimento, abrigo, entre
outras necessidades orgânicas.
Necessidades de Segurança: Proteção contra ameaças, como a perda de emprego e riscos à
integridade física.
Necessidades Sociais: Amizade, afeto, interação e aceitação dentro do grupo e da
sociedade.
Necessidades de Estima: Necessidades de estima e auto-estima por parte dos outros.
Necessidades de Auto-Realização: Potencial, habilidades e realização pessoal.
Liderança
“Liderança é a realização de metas por meio da direção
de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para
alcançar finalidades específicas é líder. Um grande líder tem essa capacidade
dia após dia, ano após ano, em uma grande variedade de situações”.
Para os humanistas a liderança é vista de diversas maneiras como:
·
Um fenômeno de influência
interpessoal;
·
Um processo de redução da
incerteza de um grupo;
·
Uma relação funcional entre
líder e subordinados;
·
Um processo em função do
líder, dos seguidores e de variáveis da situação;
“Não existe um modelo único de liderança”.
O desafio da liderança é saber quando aplicar qual estilo, com quem e em
que circunstâncias.
A Comunicação
Para a TRH (Teoria das Relações Humanas), a comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas
pois cada uma delas pode ser auxiliada a dar total contribuição à organização,
a utilizar ao máximo suas habilidades e capacidades. A organização é mais
eficiente quando existe um entendimento entre o funcionário e seu chefe.
A organização informal
Denomina-se organização
informal o conjunto de interações e relacionamentos que se estabelece entre as
pessoas.
“Os grupos informais, também chamados grupos de amizade, se organizam
naturalmente por meio de adesões espontâneas das pessoas que com eles se
identificam. Os grupos informais são encontrados dentro da organização formal e
se compõem de pessoas de diversos grupos e níveis hierárquicos da empresa. A
hierarquia funcional existente na organização formal nem sempre prevalece nos
grupos informais”.
A dinâmica de grupo
A dinâmica de grupo é
um dos assuntos preferidos da Teoria das Relações Humanas. Lewin foi o fundador
da Escola da Dinâmica de Grupo, no qual introduziu o conceito de equilíbrio nos
processos grupais que conduzem a manutenção de equilíbrio.
Os processos grupais são processos vivos e dinâmicos onde a soma de
interesses dos componentes do grupo pode ser ativada por meio de estímulos para
maior harmonia e relacionamento humano.
Crítica da Teoria das Relações Humanas
·
Oposição cerrada à Teoria
Clássica: Os fatores decisivos
considerados por uma escola mal eram focalizados pela outra, as variáveis que
uma considerava centrais eram quase ignoradas pela outra.
· Inadequada visualização dos
problemas de relações industriais: Interpretação
inadequada e distorcida dos problemas de relações industriais.
·
Concepção romântica do
operário: Imaginavam um
trabalhador sempre feliz, produtivo e integrado no ambiente de trabalho.
·
Limitação do campo
experimental: Limitaram-se ao mesmo
ambiente – a fábrica. Deixaram de verificar outros tipos de instituições.
·
Parcialidade das conclusões: Enfatiza os aspectos informais da organização relegando os
aspectos formais a um plano inferior.
·
Enfase nos grupos informais: Supervaloriza a coesão grupal como condição de elevação da
produtividade.
·
Enfoque manipulativo das
relações humanas: Sutil estratégia de
enganar os operários e fazê-los trabalhar mais e exigir menos.
E hoje em dia...
Os administradores
precisam possuir algumas características básicas: relacionamento interpessoal, visão sistêmica, boa comunicação, liderança
participativa, motivação e gestão de conflitos. Além disso, deve saber
construir e dinamizar equipes de trabalho. O trabalho em equipe está em alta no
mundo dos negócios.
Fonte e Sítios Pesquisados
http://admgroup.blogspot.com.br
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