Nesses tempos digitais, de alta velocidade em tudo, está muito fácil de encontrar empresas que não entregam 'aquilo' que prometem aos
seus clientes. É claro que essas empresas - que não conseguem satisfazer os
seus clientes - não entraram no mercado para lesar estes clientes, o
fato é que elas vêm encontrando alguns obstáculos que as impedem de praticar a
sua atividade em alto nível. Mas, quais seriam as dificuldades que essas
empresas estão enfrentando? As repostas normalmente são as mesmas: maior concorrência,
dificuldade de mão de obra, firmar parcerias com mais eficácia e deixar o
cliente satisfeito.
Não é segredo para ninguém que a concorrência anda mais
acirrada e que a todo instante aparecem novos concorrentes no mercado
competindo com seus produtos ou serviços. E isso tem uma explicação, vejamos o seguinte
exemplo: o concorrente de um restaurante pode não ser somente outro
restaurante, esse concorrente pode estar ali naquela sala de cinema ao lado, ou
naquele teatro da esquina ou até naquelas lojas de roupas e isso tem uma razão
muito simples, todos estes pontos de negócios estão disputando o dinheiro do
mesmo consumidor.
Outro ponto importante, é a escassez da mão de obra que afeta muitos segmentos e ramos de atividades. Todos os dias é comum encontrar em vários meios
de comunicação anúncios de empregos em aberto em muitas empresas, mas elas acabam por não conseguir preencher essas vagas - embora estejam sobrando trabalhadores no mercado em virtude de uma baixa qualificação. E este fato tem levado algumas empresas a criarem seus próprios programas de
qualificação profissional para preencher esta lacuna.
Um fator necessário para o sucesso das empresas é
aprender a firmar parcerias com mais eficácia, visto que isso é uma necessidade
recorrente dos dias atuais, já que geralmente muitas empresas utilizam serviços
de terceiros para realizar o atendimento aos seus clientes. Por exemplo, muitas
lojas de móveis de cozinha contratam o serviço de outra empresa de montagem
para efetuar essa tarefa na casa dos clientes, sem que o cliente nem perceba
este fato.
E por último, o clássico efeito de um bom atendimento
e como todos sabem - a retenção do cliente está ligada ao nível de satisfação da
sua última experiência - mesmo sabendo que esse nível de satisfação dos clientes
esteja em constante movimento. Isso porque as exigências dos consumidores só
aumentam, cada vez mais e com toda razão. E neste quesito não existem milagres
nem segredos, afinal, para encantar o
cliente é necessário elevar os padrões de atendimento a cada retorno, só
assim será possível deixar uma marca de satisfação.
Mesmo sabendo que não existe mais aquela fidelidade
dos tempos passados, todas as organizações devem estar voltadas para essa mesma
meta – atender bem as pessoas que compram os seus produtos e serviços.
Não importando se a compra foi realizada através do site, do smartfone ou na
loja física, o importante sempre será satisfazer os consumidores ou então, só aumentarão
as chances de nunca mais revê-los.
Fonte
e Sítios Consultados
http://gestaoeinovacao.com
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