Assim como o Planeta
Terra vive em constante movimento, o mesmo acontece com o mundo corporativo.
Afinal, já ficou no século passado aquela história de que só conseguiam obter sucesso
profissional os funcionários que trabalhavam em empresas
multinacionais. E isso era uma regra, naquela época esse era um dos poucos caminhos
para os profissionais conseguirem obter bons salários, estabilidade profissional
e status social.
Não podemos fugir ao fato de que o Brasil é um País
continental e por isso essa tradição ainda é representativa em algumas regiões
deste país, porém, isso vem sofrendo uma grande mudança - já faz algum tempo. É
fato que existe um novo perfil de trabalho dos jovens profissionais brasileiros,
muitos desses jovens migraram para o empreendedorismo devido às grandes
contribuições da revolução digital, do uso maciço dos smartphones, aplicativos
e dos gadgets - que abriram muitas portas
para o mercado digital com infinitas oportunidades. Muitos dos jovens que atualmente estão cursando as universidades também já 'planejam' abrir o seu próprio
negócio, e isso tem um nome, é a concretização dos Startups. Ou seja, o mundo dos negócios desse século chamado de
“startup”.
O brasileiro como um empreendedor nato
Em algumas pesquisas, como a realizada pela GEM (Global Enterpreuneuship Monitor), mostrou
o Brasil entre os países do mundo com o maior número de empreendedores. Ainda
segundo a GEM, mais de 43% dos brasileiros sonham em empreender enquanto apenas
24% gostariam de seguir carreira nas empresas.
O Brasil sempre teve fama de ser um país empreendedor,
mas será que isso é verdade?
Já faz algum tempo que a tendência de negócios, em
nível mundial é o comércio online, o tão conhecido e-commerce – isso devido ao fato de que este termo já
se tornou bastante popular para aqueles que querem abrir um seu próprio negócio
por várias razões e pelos seus benefícios, como a facilidade de acesso dos clientes
de qualquer localidade e a possibilidade de uma vitrine (virtual) aberta 24hs sem a necessidade de um espaço físico.
Existem muitos casos de sucesso aqui no Brasil que utilizam o e-commerce, dentre eles existe o Startup muito conhecido, a Netshoes - Essa empresa tem um poder de alcance dentro do mercado de
calçados invejável, onde ela oferece uma grande variedade de produtos de
diversas marcas nacionais e internacionais, sempre com bons preços.
Se analisarmos um pouco esse modelo de negócio,
veremos que a ideia de vender um produto já saturado para um mercado não é
nenhuma novidade e nem inovação. O grande diferencial talvez esteja no fato de
migrar o ponto de venda para o mercado online, onde existe a possibilidade de
alcançar consumidores em todo o território nacional e também internacional. Como
já dissemos, se olharmos friamente para este meio de venda veremos que vender
via internet já não é mais uma inovação, afinal, isso já existe há algum tempo,
além de existirem diversas empresas atuando e competindo entre si – mas, sempre
existe espaço para todos no mercado.
Finalizando
Será que só os empreendedores com ideias inovadoras são os que
conseguem alcançar o sucesso?
O exemplo acima demonstrou que o modelo bem sucedido partiu de uma ideia
revolucionária. Mas, devemos lembrar que para conseguir alcançar o sucesso é
preciso a soma de algumas ações, como: um bom planejamento, timing e ‘pro atividade’ para que a sua ideia possa sair do
papel e se concretizar. Não se trata de copiar os concorrentes - mas
também não podemos nos enganar - todos estão de olho em todos no mundo corporativo, logo, observando o mercado é possível encontrar
'nos nossos futuros'
concorrentes algumas ‘brechas’ que podem ser corrigidas com o surgimento - do
'nosso' próprio
negócio - e nesta hora haverá espaço para o mesmo
produto renovado ou serviço com um Plus – mesmo que já existente no mercado -
porém, com um diferencial que talvez faça muita diferença para os clientes. Em
outras palavras, ponha a sua
cabeça pra funcionar, tome a iniciativa, estruture-se e mãos a obra!
Fonte
e Sítios Consultados
http://startupi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário