Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

25 de abril de 2015

É possível obter sucesso como empreendedor sem inovar?

Assim como o Planeta Terra vive em constante movimento, o mesmo acontece com o mundo corporativo. Afinal, já ficou no século passado aquela história de que só conseguiam obter sucesso profissional os funcionários que trabalhavam  em empresas multinacionais. E isso era uma regra, naquela época esse era um dos poucos caminhos para os profissionais conseguirem obter bons salários, estabilidade profissional e status social.
Não podemos fugir ao fato de que o Brasil é um País continental e por isso essa tradição ainda é representativa em algumas regiões deste país, porém, isso vem sofrendo uma grande mudança - já faz algum tempo. É fato que existe um novo perfil de trabalho dos jovens profissionais brasileiros, muitos desses jovens migraram para o empreendedorismo devido às grandes contribuições da revolução digital, do uso maciço dos smartphones, aplicativos e dos gadgets - que abriram muitas portas para o mercado digital com infinitas oportunidades. Muitos dos jovens que atualmente estão cursando as universidades também já 'planejam' abrir o seu próprio negócio, e isso tem um nome, é a concretização dos Startups. Ou seja, o mundo dos negócios desse século chamado de “startup”.


O brasileiro como um empreendedor nato
Em algumas pesquisas, como a realizada pela GEM (Global Enterpreuneuship Monitor), mostrou o Brasil entre os países do mundo com o maior número de empreendedores. Ainda segundo a GEM, mais de 43% dos brasileiros sonham em empreender enquanto apenas 24% gostariam de seguir carreira nas empresas.

O Brasil sempre teve fama de ser um país empreendedor, mas será que isso é verdade? 

Já faz algum tempo que a tendência de negócios, em nível mundial é o comércio online, o tão conhecido e-commerce – isso devido ao fato de que este termo já se tornou bastante popular para aqueles que querem abrir um seu próprio negócio por várias razões e pelos seus benefícios, como a facilidade de acesso dos clientes de qualquer localidade e a possibilidade de uma vitrine (virtual) aberta 24hs sem a necessidade de um espaço físico.
Existem muitos casos de sucesso aqui no Brasil que utilizam o e-commerce, dentre eles existe o Startup muito conhecido, a Netshoes - Essa empresa tem um poder de alcance dentro do mercado de calçados invejável, onde ela oferece uma grande variedade de produtos de diversas marcas nacionais e internacionais, sempre com bons preços.
Se analisarmos um pouco esse modelo de negócio, veremos que a ideia de vender um produto já saturado para um mercado não é nenhuma novidade e nem inovação. O grande diferencial talvez esteja no fato de migrar o ponto de venda para o mercado online, onde existe a possibilidade de alcançar consumidores em todo o território nacional e também internacional. Como já dissemos, se olharmos friamente para este meio de venda veremos que vender via internet já não é mais uma inovação, afinal, isso já existe há algum tempo, além de existirem diversas empresas atuando e competindo entre si – mas, sempre existe espaço para todos no mercado.

Finalizando

    Será que só os empreendedores com ideias inovadoras são os que conseguem alcançar o sucesso? O exemplo acima demonstrou que o modelo bem sucedido partiu de uma ideia revolucionária. Mas, devemos lembrar que para conseguir alcançar o sucesso é preciso a soma de algumas ações, como: um bom planejamento, timing e ‘pro atividade para que a sua ideia possa sair do papel e se concretizar. Não se trata de copiar os concorrentes - mas também não podemos nos enganar - todos estão de olho em todos no mundo corporativo, logo, observando o mercado é possível encontrar 'nos nossos futuros' concorrentes algumas ‘brechas’ que podem ser corrigidas com o surgimento - do 'nosso' próprio negócio - e nesta hora haverá espaço para o mesmo produto renovado ou serviço com um Plus – mesmo que já existente no mercado - porém, com um diferencial que talvez faça muita diferença para os clientes. Em outras palavras, ponha a sua cabeça pra funcionar, tome a iniciativa, estruture-se e mãos a obra!

Fonte e Sítios Consultados

http://startupi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog