Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

30 de abril de 2015

As estratégias de marketing que nos influenciam nos Supermercados


       Todos sabem que o ato de ir ao mercado é o sinônimo de: estou gastando mais do que realmente precisava!  É quase que um mito pensar que em algum dia conseguiremos limitar as nossas compras para o que é realmente necessário. Mas, existe uma atenuante para diminuir a nossa culpa: talvez essa culpa não seja inteiramente nossa.

É importante saber que já faz muito tempo que as redes de supermercados e de empresas alimentícias se utilizam de estratégias de marketing para facilitar com que gastemos mais nas compras - são truques bastante eficientes para instigar o consumidor a comprar mais. E isso é fácil de notar, afinal, quem nunca percebeu que alguns alimentos estão sempre em alguns lugares estratégicos?

 Vamos conferir algumas dessas ações que os supermercados utilizam para atrair os consumidores e fazer com que suas compras aumentem consideravelmente.
ü O carrinho de compras é um dos principais vilões do supermercado – devido ao fato dele ser o item mais utilizado enquanto fazemos as compras. Pois é isso mesmo: Quanto maior, melhor. As pessoas tendem a acreditar que compraram pouca coisa quando o carrinho gigantesco está semivazio e acabam pegando mais.

ü É comum colocarem alimentos frescos e recém-saídos do forno logo na entrada: aquele frango assado, produtos de rotisserie, pães que acabaram de sair do forno... O cheiro vai fazer com que entremos pela porta do supermercado. E aí, não teremos somente vontade de comprar esses alimentos, como também a nossa fome irá aumentar e, obviamente, gastaremos mais. 

ü Com essa onda saudável, todos querem comprar os produtos saudáveis primeiro para, depois, recompensar com "besteiras" que estarão em outros corredores próximos. Quem nunca reparou que as frutas, legumes e verduras estão normalmente no começo do supermercado? A estratégia é fazer nos sentir saudável para, depois, não ter peso na consciência ao dar-nos de presente um chocolate ou algo assim.

ü As lojas são projetadas para que possamos passar por milhares de produtos que não estávamos pensando em comprar. É por isso que o pão ou o leite estão em cantos bem distantes, isso é para que possamos pegar alguns refrigerantes e batatas fritas ao longo do caminho.

ü Produtos frescos e flores na entrada – Afinal, qual seria a razão? Isso transmite a ideia de que todos os produtos do local estão frescos e isso só incentiva as compras.

ü As lojas de conveniência estocam os itens mais caros nos lugares mais prováveis de serem vistos. A maioria das pessoas tende a virar à direita nos corredores, por exemplo, então, as prateleiras do lado direito têm os produtos com maior preço nelas. Além é claro, dos fabricantes de alimentos pagarem "taxas de alocação" para pontos de prateleira. Os melhores lugares são aqueles que ficam ao nível dos olhos. Essa é a razão de um determinado produto estar sempre no mesmo lugar, principalmente naqueles onde ‘bateremos’ os olhos e pode ter certeza de que eles pagaram um pouquinho a mais para o estabelecimento deixa-los estar ali.

ü Alguns produtos estão estrategicamente colocados em prateleiras baixas. Às vezes até chegamos a imaginar o motivo, não é? Pois saibam, é para estarem ao nível dos olhos das crianças, os seus maiores consumidores!

ü E qual a razão de andarmos no Sentido anti-horário? É fato que muitos supermercados possuem uma estrutura que faz com que os consumidores andem por eles no sentido anti-horário com os principais produtos à direita. Isso acontece porque a maioria da população é destra e acaba pegando mais itens com a mão direita do que com a esquerda. 
ü Os produtos com mais variedades de sabores pagam mais espaço nas prateleiras e pela atenção do cliente. O engraçado é que as diferenças reais entre os sabores são bem poucas se repararmos nos ingredientes, mas eles fazem uma enorme diferença. Por isso, as empresas acabam expondo todos eles da mesma forma e pagam mais por isso.

ü As lojas sempre estão sugerindo alimentos. Estamos ali no supermercado para comprar um saco de batatas, mas... ‘eis’ que surge aquele queijo cremoso que parece combinar muito bem com as batatas em questão. Então, por que não compra-lo também, não é? E é exatamente isso que os supermercados fazem: eles nos influenciam.

ü É verdade que a maioria das pessoas presta atenção no que está no final do corredor. Isso já foi comprovado, então eles colocam empilhados ali todos os produtos mais lucrativos, principalmente aqueles alimentos não saudáveis que são campeões de vendas, como salgadinhos, refrigerantes, chocolates, entre outros.

ü Não somos capazes de percorrer somente metade do corredor. Será que já nos demos conta disso? Ninguém anda pela metade do corredor. As lojas querem que andemos até o final e que voltemos por eles inúmeras vezes para poder gastar mais, vai que encontramos algo "que precisamos comprar" em uma dessas vezes que passamos por lá.

ü A música lenta nos incentiva a comprar. Um estudo descobriu que tocar música clássica em loja de vinhos faz com que os clientes comprem coisas mais caras. Assim, música lenta nos supermercados tem o mesmo efeito. Repare que não é incomum as lojas estarem com música ambiente, principalmente aquelas românticas dos anos 80,90.

ü Aquelas promoções atrativas – Promoções do tipo "pague 10 e leve 11" à não são vantajosas quando só precisamos de uma unidade daquele produto. Isso é apenas uma maneira de fazer com o que o consumidor leve para casa coisas a mais do que precisa e, obviamente, gaste além da conta.

ü Alguns supermercados usam ladrilhos menores nas seções mais caras. E por que isso? Eles "prendem" a roda dos carrinhos. Os ladrilhos maiores fazem as rodas se moverem mais rápido. É o que diz uma pesquisa efetuada na University College, em Londres.

ü As "amostras grátis". Esse tipo de brinde é capaz de fazer com que compremos o produto que estamos procurando como também produzirá uma vontade de gastar com outros itens também. "Amostragem de qualquer item é um alto incentivo para aumentar a conveniência e a compra de determinados produtos", diz o professor de marketing da Universidade Estadual do Arizona.

ü E atualmente existem os "clubes de compras", que não dão apenas descontos. Esse tipo de cartão fidelidade não oferece apenas os descontos para os clientes, mas também é capaz de mostrar aos varejistas todas as informações sobre os seus hábitos de compra.

ü As saídas dos corredores são sempre bem estreitas. Isso é para que as pessoas não abandonem os produtos no último minuto. Eles entulham todo tipo de produto no final do corredor para que você possa sair logo dali. Seja forte nessa hora: se você não precisa daquelas batatas, não as compre!

ü Filhos – Os pais/mães sabem o que é isso, levar os pequenos para o supermercado é um desafio. Rapidamente eles se cansam e aceleram a permanência dos pais no local. Mas, pensando nisso e para evitar que isso aconteça, muitos supermercados oferecem carrinhos de compras em formatos que agradam as crianças e as distraem. Além disso, os filhos acabam pedindo tudo que veem e, claro que é justamente isso que os supermercados desejam. 
ü Doces e aqueles produtos de impulso estão espalhados por todo lado. Se vamos comprar biscoitos - olha que coisa - lá estão os chocolates! Se só queremos escolher um iogurte e quando chegamos ao caixa para pagar - os chicletes e os doces estão lá, do lado do caixa, no último segundo das compras. Essa estratégia é para impulsionar aquilo que tanto resistimos.

ü E por ultimo, é comum de manterem umidificados os vegetais - muitos supermercados usam umidificadores para fazer com que vegetais estejam e pareçam mais frescas na hora de serem escolhidas. E Isso nos dá a impressão de que esse item realmente é mais fresco.

Fonte e Sítios Consultados
https://economize.catracalivre.com.br

http://www.megacurioso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog