Todos sabem que o ato de ir ao mercado é o sinônimo
de: estou gastando mais do que realmente
precisava! É quase que um mito
pensar que em algum dia conseguiremos limitar as nossas compras para o que é realmente
necessário. Mas, existe uma atenuante para diminuir a nossa culpa: talvez essa culpa não seja inteiramente nossa.
É importante saber que já faz muito tempo que as
redes de supermercados e de empresas alimentícias se utilizam de estratégias de
marketing para facilitar com que gastemos mais nas compras - são truques bastante eficientes para
instigar o consumidor a comprar mais. E isso é fácil de notar, afinal, quem nunca percebeu que alguns alimentos estão sempre em alguns lugares estratégicos?
Vamos conferir algumas dessas ações que os
supermercados utilizam para atrair os consumidores e fazer com que suas compras
aumentem consideravelmente.
ü O
carrinho de compras é um dos principais vilões do supermercado – devido ao fato
dele ser o item mais utilizado enquanto fazemos as compras. Pois é isso mesmo: Quanto maior, melhor. As pessoas tendem
a acreditar que compraram pouca coisa quando o carrinho gigantesco está
semivazio e acabam pegando mais.
ü É comum
colocarem alimentos frescos e recém-saídos do forno logo na entrada: aquele frango
assado, produtos de rotisserie, pães que acabaram de sair do forno... O cheiro
vai fazer com que entremos pela porta do supermercado. E aí, não teremos
somente vontade de comprar esses alimentos, como também a nossa fome irá
aumentar e, obviamente, gastaremos mais.
ü Com essa
onda saudável, todos querem comprar os produtos saudáveis primeiro para, depois,
recompensar com "besteiras" que estarão em outros corredores próximos.
Quem nunca reparou que as frutas, legumes e verduras estão normalmente no
começo do supermercado? A estratégia é fazer nos sentir saudável para, depois,
não ter peso na consciência ao dar-nos de presente um chocolate ou algo assim.
ü As lojas
são projetadas para que possamos passar por milhares de produtos que não estávamos
pensando em comprar. É por isso que o pão ou o leite estão em cantos bem distantes,
isso é para que possamos pegar alguns refrigerantes e batatas fritas ao longo
do caminho.
ü Produtos
frescos e flores na entrada – Afinal, qual seria a razão? Isso transmite a
ideia de que todos os produtos do local estão frescos e isso só incentiva as
compras.
ü As lojas
de conveniência estocam os itens mais caros nos lugares mais prováveis de serem
vistos. A maioria das pessoas tende a virar à direita nos corredores, por
exemplo, então, as prateleiras do lado direito têm os produtos com maior preço
nelas. Além é claro, dos fabricantes de alimentos pagarem "taxas de alocação" para pontos de
prateleira. Os melhores lugares são aqueles que ficam ao nível dos olhos. Essa
é a razão de um determinado produto estar sempre no mesmo lugar, principalmente
naqueles onde ‘bateremos’ os olhos e
pode ter certeza de que eles pagaram um pouquinho a mais para o estabelecimento
deixa-los estar ali.
ü Alguns produtos
estão estrategicamente colocados em prateleiras baixas. Às vezes até chegamos a imaginar o motivo, não é? Pois saibam, é para
estarem ao nível dos olhos das crianças, os seus maiores consumidores!
ü E qual a
razão de andarmos no Sentido anti-horário? É fato que muitos supermercados
possuem uma estrutura que faz com que os consumidores andem por eles no sentido
anti-horário com os principais
produtos à direita. Isso acontece porque a maioria da população é destra e
acaba pegando mais itens com a mão direita do que com a esquerda.
ü Os produtos
com mais variedades de sabores pagam mais espaço nas prateleiras e pela atenção
do cliente. O engraçado é que as diferenças reais entre os sabores são bem
poucas se repararmos nos ingredientes, mas eles fazem uma enorme diferença. Por
isso, as empresas acabam expondo todos eles da mesma forma e pagam mais por isso.
ü As lojas sempre
estão sugerindo alimentos. Estamos ali no supermercado para comprar um saco de
batatas, mas... ‘eis’ que surge aquele
queijo cremoso que parece combinar muito bem com as batatas em questão. Então, por que não compra-lo também, não é? E
é exatamente isso que os supermercados fazem: eles nos influenciam.
ü É verdade
que a maioria das pessoas presta atenção no que está no final do corredor. Isso
já foi comprovado, então eles colocam empilhados ali todos os produtos
mais lucrativos, principalmente aqueles alimentos não saudáveis que são
campeões de vendas, como salgadinhos, refrigerantes, chocolates, entre outros.
ü Não somos
capazes de percorrer somente metade do corredor. Será que já nos demos conta
disso? Ninguém anda pela metade do corredor. As lojas querem que andemos até o
final e que voltemos por eles inúmeras vezes para poder gastar mais, vai que encontramos
algo "que precisamos comprar" em uma dessas vezes que passamos por
lá.
ü A música
lenta nos incentiva a comprar. Um estudo descobriu que tocar música clássica em
loja de vinhos faz com que os clientes comprem coisas mais caras. Assim, música
lenta nos supermercados tem o mesmo efeito. Repare que não é incomum as lojas
estarem com música ambiente, principalmente aquelas românticas dos anos 80,90.
ü Aquelas promoções atrativas – Promoções
do tipo "pague 10 e leve 11"
à não são
vantajosas quando só precisamos de uma unidade daquele produto. Isso é apenas
uma maneira de fazer com o que o consumidor leve para casa coisas a mais do que
precisa e, obviamente, gaste além da conta.
ü Alguns
supermercados usam ladrilhos menores nas seções mais caras. E por que isso?
Eles "prendem" a roda dos
carrinhos. Os ladrilhos maiores fazem as rodas se moverem mais rápido. É o
que diz uma pesquisa efetuada na University
College, em Londres.
ü As "amostras grátis". Esse tipo de
brinde é capaz de fazer com que compremos o produto que estamos procurando como
também produzirá uma vontade de gastar com outros itens também. "Amostragem de qualquer item é um alto
incentivo para aumentar a conveniência e a compra de determinados produtos",
diz o professor de marketing da Universidade
Estadual do Arizona.
ü E
atualmente existem os "clubes de compras", que não dão apenas
descontos. Esse tipo de cartão fidelidade não oferece apenas os descontos para
os clientes, mas também é capaz de mostrar
aos varejistas todas as informações sobre os seus hábitos de compra.
ü As saídas
dos corredores são sempre bem estreitas. Isso é para que as pessoas não
abandonem os produtos no último minuto. Eles entulham todo tipo de produto no
final do corredor para que você possa sair logo dali. Seja forte nessa hora: se
você não precisa daquelas batatas, não as compre!
ü Filhos – Os pais/mães sabem o que é isso, levar os
pequenos para o supermercado é um desafio. Rapidamente eles se cansam e
aceleram a permanência dos pais no local. Mas, pensando nisso e para evitar que isso aconteça, muitos
supermercados oferecem carrinhos de compras em formatos que agradam as crianças
e as distraem. Além disso, os filhos acabam pedindo tudo que veem e, claro que
é justamente isso que os supermercados desejam.
ü Doces e aqueles
produtos de impulso estão espalhados por todo lado. Se vamos comprar biscoitos
- olha que coisa - lá estão os chocolates! Se só queremos escolher um iogurte e
quando chegamos ao caixa para pagar - os chicletes e os doces estão lá, do lado
do caixa, no último segundo das compras. Essa estratégia é para impulsionar
aquilo que tanto resistimos.
ü E por
ultimo, é comum de manterem umidificados os vegetais - muitos supermercados
usam umidificadores para fazer com que vegetais estejam e pareçam mais frescas
na hora de serem escolhidas. E Isso nos dá a impressão de que esse item
realmente é mais fresco.
Fonte e
Sítios Consultados
https://economize.catracalivre.com.br
http://www.megacurioso.com.br
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