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12 de janeiro de 2015

2015, a hora de recomeço, tudo pronto aí no site?


2015, a hora de recomeço, tudo pronto aí no site?

 

Depois de tanto falar em "ano novo, vida nova", o ano de 2015 já está no seu 12º. dia e com ele é chegado o momento das empresas colocarem em prática o planejamento para este ano. Afinal, todos que estão no mercado querem e precisam encontrar novas oportunidades, crescimento e inovações, a fim obter os melhores resultados possíveis. Por mais que esse seja o momento de novas prospecções, é difícil apagar totalmente o ano de 2014, até porque ele foi um ano repleto de obstáculos e descrédito e também pelo fato deste ano ter acabado de acabar. Mas, é preciso enxergar o futuro, e, sendo assim essa é a oportunidade, seja para o governo, sociedade e negócios, aprender com os desafios e, assim fazer e aproveitar este ano da melhor maneira possível. Mesmo sabendo que 2015 promete ser um ano difícil, já que o próprio governo prevê um crescimento mínimo do PIB.

Nós sempre soubemos que a vida do empreendedor nunca é fácil, mesmo em um ano que começou agora e que trouxe junto às expectativas de novos desafios a serem driblados com trabalho e perseverança a fim de colher bons resultados no final do período. Ainda que seja difícil prever as situações futuras, as empresas já vêm realizando, desde o ano passado e antes, projetos e planejamentos para conseguirem atingir seus objetivos, melhoria de desempenho e crescimento. Inclusive, por conta do saldo deixado pelo ano anterior, ficou mais do que claro que, mais do que nunca, é preciso estar preparado para qualquer eventualidade, uma vez que, como já foi dito antes, o ano de 2015 deverá ter cenário ainda não tão favorável, mesmo que todos estejam torcendo por melhoras.

O fato é que quando ocorre qualquer mudança sempre existe aquela fase da arrumação e ao que tudo indica, essa será a característica deste ano de 2015. Como já acompanhamos no ano de 2014, as tendências macroeconômicas indicavam para um Brasil com crescimento mínimo, e necessitando passar por uma arrumação da casa – isto é, precisamos colocar a casa em ordem e reorganizar as finanças, isso para que num futuro próximo, possamos voltar a crescer de forma consistente.

 

Uma questão certa no mundo do varejo é a necessidade de investir-se em tecnologia. Muitos avanços já foram obtidos, mas muito ainda precisa ser feito, até porque constantemente novas ferramentas são criadas, a dependência de uma vida conectada só aumenta mais e os hábitos estão se adaptando aos novos tempos, justamente, por conta dessa maior mobilidade proporcionada pelos dispositivos, aplicativos e a instantaneidade das informações. Isso quer dizer que em 2015 as atenções das empresas estarão voltadas em como poder ser mais inovadoras e conectadas, fatores cada vez mais cobrados pelos seus clientes. Ou seja, eles exigem uma onipresença dos negócios.

Esse é o objetivo de muitas empresas, conseguir atingir essa meta de disponibilizar aos consumidores o menor número possível de contatos com a empresa para resolver os seus problemas. Isso pode significar que o canal via chat ou whatsapp possa demonstrar suas vantagens de realizar uma comunicação em tempo real sem a necessidade de ficar acessando diferentes ramais.  Isso dará aos clientes a chance de explicar melhor as suas questões e eles poderão fazer isso durante o seu horário de trabalho com relativa privacidade e sem incômodo algum.

Graças a essa realidade - a maior interação das pessoas em seus dispositivos móveis - todos pretendem investir neste mercado móvel, a fim de aumentar a boa relação com o público, fornecendo uma nova opção de contato. Aliás, este é um desafio que não será exclusivo de alguns, fará parte de uma dificuldade a ser gerenciada por muitas empresas, pois será preciso saber dar a atenção necessária a todos os consumidores, em todos os canais e resolver os possíveis conflitos, o mais rápido possível. Isso em razão dos ambientes que envolvem instantaneidade serem bastante desafiadores. Afinal de contas, com um simples clique é possível alcançar um universo muito maior do que aquele de anos atrás e isso serve tanto para o bem quanto para o mal. Portanto, as empresas têm que estarem cada vez mais preparadas para entender este meio e terem a capacidade de responder prontamente, sempre com responsabilidade e integridade.

Claro que passamos grande parte do nosso tempo, seja trabalhando, estudando ou se informando nos meios digitais e como a maior parte dos contatos com as empresas é feita por meio destes canais, o público sempre irá preferir aqueles que demonstrem cuidado na hora do atendimento. É por essa razão que muitas empresas estão investindo em contatos mais humanizados. Essas empresas procuram encontrar o equilíbrio entre aumentar a capacidade produtiva do time por meio de ferramentas (tecnologia) sem perder o relacionamento com os consumidores. A base do atendimento estará na educação, bem como o tripé desejado: transparência, efetividade e rapidez. O comércio eletrônico continuará buscando novos meios para garantir a melhor experiência de compra para seus clientes. Dessa forma, os clientes estarão cada vez mais fidelizados.

Como tudo, os consumidores on-line já não possuem os mesmos fatores de escolha que tinham antes, como o melhor preço e entrega grátis. Hoje, a preocupação está mais voltada para a qualidade do serviço e do produto comprado, se ele será entregue e a boa experiência de compra. Fazendo, então, com que as empresas presentes no varejo virtual passem a querer saber mais sobre os seus clientes, a fim de mantê-los em seus sites. O e-commerce caminha a passos largos para aumentar a satisfação dos clientes e, neste ano de 2015, as perspectivas são otimistas.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.clientesa.com.br

 

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