2015, a hora
de recomeço, tudo pronto aí no site?
Depois de
tanto falar em "ano novo, vida nova", o ano de 2015 já está no seu 12º.
dia e com ele é chegado o momento das empresas colocarem em prática o
planejamento para este ano. Afinal, todos que estão no mercado querem e
precisam encontrar novas oportunidades, crescimento e inovações, a fim obter os
melhores resultados possíveis. Por mais que esse seja o momento de novas
prospecções, é difícil apagar totalmente o ano de 2014, até porque ele foi um
ano repleto de obstáculos e descrédito e também pelo fato deste ano ter acabado
de acabar. Mas, é preciso enxergar o futuro, e, sendo assim essa é a
oportunidade, seja para o governo, sociedade e negócios, aprender com os desafios
e, assim fazer e aproveitar este ano da melhor maneira possível. Mesmo sabendo
que 2015 promete ser um ano difícil, já que o próprio governo prevê um
crescimento mínimo do PIB.
Nós sempre
soubemos que a vida do empreendedor nunca é fácil, mesmo em um ano que começou
agora e que trouxe junto às expectativas de novos desafios a serem driblados com
trabalho e perseverança a fim de colher bons resultados no final do período.
Ainda que seja difícil prever as situações futuras, as empresas já vêm realizando,
desde o ano passado e antes, projetos e planejamentos para conseguirem atingir
seus objetivos, melhoria de desempenho e crescimento. Inclusive, por conta do
saldo deixado pelo ano anterior, ficou mais do que claro que, mais do que
nunca, é preciso estar preparado para qualquer eventualidade, uma vez que, como
já foi dito antes, o ano de 2015 deverá ter cenário ainda não tão favorável, mesmo
que todos estejam torcendo por melhoras.
O fato é
que quando ocorre qualquer mudança sempre existe aquela fase da arrumação e ao
que tudo indica, essa será a característica deste ano de 2015. Como já acompanhamos
no ano de 2014, as tendências macroeconômicas indicavam para um Brasil com
crescimento mínimo, e necessitando passar por uma arrumação da casa – isto é,
precisamos colocar a casa em ordem e reorganizar as finanças, isso para que num
futuro próximo, possamos voltar a crescer de forma consistente.
Uma
questão certa no mundo do varejo é a necessidade de investir-se em tecnologia. Muitos
avanços já foram obtidos, mas muito ainda precisa ser feito, até porque
constantemente novas ferramentas são criadas, a dependência de uma vida
conectada só aumenta mais e os hábitos estão se adaptando aos novos tempos,
justamente, por conta dessa maior mobilidade proporcionada pelos dispositivos,
aplicativos e a instantaneidade das informações. Isso quer dizer que em 2015 as
atenções das empresas estarão voltadas em como poder ser mais inovadoras e
conectadas, fatores cada vez mais cobrados pelos seus clientes. Ou seja, eles
exigem uma onipresença dos negócios.
Esse é o
objetivo de muitas empresas, conseguir atingir essa meta de disponibilizar aos
consumidores o menor número possível de contatos com a empresa para resolver os
seus problemas. Isso pode significar que o canal via chat ou whatsapp
possa demonstrar suas vantagens de realizar uma comunicação em tempo real sem a
necessidade de ficar acessando diferentes ramais. Isso dará aos clientes a chance de explicar
melhor as suas questões e eles poderão fazer isso durante o seu horário de
trabalho com relativa privacidade e sem incômodo algum.
Graças a
essa realidade - a maior interação das
pessoas em seus dispositivos móveis - todos pretendem investir neste
mercado móvel, a fim de aumentar a boa relação com o público, fornecendo uma
nova opção de contato. Aliás, este é um desafio que não será exclusivo de
alguns, fará parte de uma dificuldade a ser gerenciada por muitas empresas,
pois será preciso saber dar a atenção necessária a todos os consumidores, em
todos os canais e resolver os possíveis conflitos, o mais rápido possível. Isso
em razão dos ambientes que envolvem instantaneidade serem bastante
desafiadores. Afinal de contas, com um simples clique é possível
alcançar um universo muito maior do que aquele de anos atrás e isso serve tanto
para o bem quanto para o mal. Portanto, as empresas têm que estarem cada vez
mais preparadas para entender este meio e terem a capacidade de responder
prontamente, sempre com responsabilidade e integridade.
Claro que
passamos grande parte do nosso tempo, seja trabalhando, estudando ou se
informando nos meios digitais e como a maior parte dos contatos com as empresas
é feita por meio destes canais, o público sempre irá preferir aqueles que
demonstrem cuidado na hora do atendimento. É por essa razão que muitas
empresas estão investindo em contatos mais humanizados. Essas empresas procuram
encontrar o equilíbrio entre aumentar a capacidade produtiva do time por meio
de ferramentas (tecnologia) sem
perder o relacionamento com os consumidores. A base do atendimento estará na
educação, bem como o tripé desejado: transparência, efetividade e rapidez. O
comércio eletrônico continuará buscando novos meios para garantir a melhor
experiência de compra para seus clientes. Dessa forma, os clientes estarão cada
vez mais fidelizados.
Como
tudo, os consumidores on-line já não possuem os mesmos fatores de escolha que
tinham antes, como o melhor preço e entrega grátis. Hoje, a preocupação está
mais voltada para a qualidade do serviço e do produto comprado, se ele será
entregue e a boa experiência de compra. Fazendo, então, com que as empresas
presentes no varejo virtual passem a querer saber mais sobre os seus clientes,
a fim de mantê-los em seus sites. O e-commerce caminha a passos largos
para aumentar a satisfação dos clientes e, neste ano de 2015, as perspectivas
são otimistas.
Fonte
e Sítios Consultados
http://www.clientesa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário