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13 de dezembro de 2014

O Fôlego do Crowdfunding


O Fôlego do Crowdfunding

Crowdfunding é uma espécie de financiamento colaborativo, ou seja, é uma maneira de conseguir fundos por meio de doações como alternativa para financiar projetos. Mesmo já não sendo mais nenhuma novidade, este modelo de incentivo financeiro está obtendo interesse por parte dos empreendedores brasileiros que pretendem conseguir doações para o desenvolvimento dos seus projetos. Nós já tratamos aqui neste blog deste tema, porém, não podemos esquecer que estamos no Brasil, e isso significa que até hoje não existe nenhuma regulamentação fiscal sobre este fato. Ou seja, será que é preciso emitir algum documento fiscal durante a operação? E quem emite? Quem doou? A empresa que fez a transição da doação? Ou o destinatário final da doação? Bom, como aqui é Brasil, isso ainda vai demorar um pouco, então vamos continuar.

A princípio o Crowdfunding é um processo bem simples. Os donos de uma ideia qualquer, já sabendo o quanto de capital precisam para desenvolver este projeto, procuram uma plataforma online e apresentam o projeto. Através deste sistema, qualquer indivíduo interessado em apoiar pode fazer a sua doação - funciona assim: cada indivíduo doa o que quer. Como recompensa pelo apoio, o dono do projeto pode dar um brinde para este apoiador – pode ser desde uma camiseta, um chaveiro ou até mesmo uma cópia gratuita de um game ou de um filme em primeira mão, claro, se o projeto anunciado for um filme.

Alguns Sites

Kickstarter - existe desde 2009 e já financiou mais de 80 projetos de jogos. O que ainda é pouco, se levarmos em conta que o total de projetos financiados é quase 100 x maior. Ele cobra entre 8% a 10% como taxa de serviço e as pessoas podem contribuir via serviço de pagamento da Amazon.

IndieGoGo existe desde 2008, porém até 2010 só financiava projetos de filmes. Cobra 7% se o projeto atingir a meta, caso contrário cobra 12% e aceita doações com PayPal.

RocketHub ele é recente, já financiou uns 12 projetos de jogos e também tem custo variável. Cobra 8% para projetos que atingem a meta e 12% para os que não atingem. Aceita apenas cartões de crédito.

Ulule - criado em 2010 ele é o que busca oferecer os menores custos e a maior facilidade, já financiou um total de 160 projetos até agora, dos quais 4 foram jogos. Cobra 3% e aceita PayPal.

8-bit Funding  este é dedicado a jogos, é o mais novo, ele cobra 8% e aceita PayPal.

Já o Vakinha permite que qualquer internauta cadastre seu objeto de desejo no site e peça doações aos amigos para poder comprá-lo. No ar desde 2009, está plataforma já teve mais de 30 mil “vaquinhas” cadastradas e permitiu que pelo menos 10% dos projetos pudessem ser viabilizados – desde festas de casamento e churrascos até pedidos de ajuda para animais e crianças doentes, passando por operações de implante de silicone e tatuagens.

Mas não são apenas projetos pessoais que têm vez na plataforma. Muitas bandas usam a ferramenta para financiar seus discos e ‘blogueiros’ pedem ajuda para manter seus sites no ar – sinal de que o modelo tem potencial para se tornar uma fonte interessante de financiamento para os empreendedores no Brasil.

Se vale a pena?

Vale sim, mas sempre é importante fazer direito. A escolha do modelo é importante – por um lado pode parecer mais fácil conseguir alguma coisa no modelo “fique com tudo”, mas se seu projeto é bom e você está seguro do seu plano de marketing e relacionamento com os possíveis doadores, talvez a credibilidade do “tudo ou nada” seja a garantia do projeto financiado.

Lembre-se sempre: nada é de graça. No crowdfunding, além da taxa do site, é preciso pensar na recompensa para os doadores – na realidade não são apenas doações, são investimentos no seu projeto, esperando obter algum retorno no final. A recompensa mais comum é uma cópia do jogo, quando se trata do desenvolvimento de jogos, é claro! A produção de conteúdo durante a campanha de levantamento de fundos também é importante: material como trailers, ilustrações conceituais e uma newsletter ou blog informando os avanços no desenvolvimento (no caso de ter).

É importante é aparecer, seja um vídeo ou qualquer outro tipo de comunicação, onde as pessoas possam conhecer pelo menos sua voz. As estatísticas dos sites mostram que conhecer os responsáveis por trás de um projeto motiva as pessoas a contribuírem. É preciso que todos saibam que o projeto está vivo.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://exame.abril.com.br

http://abrindoojogo.com.br

 

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