Vendas
Fracas, o que fazer?
O que deve ser feito quando as vendas da sua
empresa estão fracas? Essa é uma das perguntas mais frequentes que
muitos micros e pequenos empresários estão tentando resolver atualmente, em
pleno mês de outubro de 2014. É verdade que existem muitos artigos na internet que
falam direta ou indiretamente sobre este problema e que tentam ajudar os
empreendedores a melhorar os seus negócios de alguma maneira, seja na
organização das finanças, criação de metas eficientes ou simplesmente
levantando uma série de perguntas para serem respondidas pelo empresário.
Iremos tocar nos prontos cruciais deste problema,
as vendas em baixa!
- Evitar
a calmaria!
Sabe-se que o mundo dos negócios é agitado por
natureza. Ele só funciona quando existe movimento e energia. A economia só
cresce quando as fábricas estão fabricando, vendedores estão vendendo e
compradores estão comprando. Numa empresa é a mesma coisa. O negócio só cresce
quando alguém coloca energia nele. E neste caso é o empreendedor que é o
responsável por agitar as coisas na empresa.
Precisamos
movimentar as coisas, aumentar as vendas!
Vamos falar dele então, o marketing! No
marketing existe o chamado de “Os 4 Ps”,
que são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Para aumentar as vendas, precisamos
investir esforços em marketing, então vamos atacar cada um desses 4 Ps para torná-los melhores.
O Produto!
Esta é a razão do seu negócio existir, o produto que
você vende para o cliente. Pode ser produto ou serviço, tanto faz. Você tem um
bom produto? Sua estratégia é preço baixo ou produto de produto de alta
qualidade? Você compraria seu próprio produto se outra empresa tentasse vender
para você? Como você poderia melhorar seu produto sem aumentar o custo? E
aumentando um pouco o custo, onde você melhoraria? Seus fornecedores são os
melhores?
- Compare
o seu produto com os de seus fornecedores.
-
Pergunte para alguns clientes onde você pode melhorar o produto.
-
Descubra os pontos fortes e fracos do seu produto.
-
Pergunte para seus clientes se eles encontraram o que estavam procurando
(observar sempre os seus clientes é fundamental!)
O Preço!
Existe uma série de variáveis que afetam como será
definido o preço de um produto. Desde a qualidade final do produto, a sua
exclusividade, a política de margens de lucro e os custos operacionais. É
importante que saibamos que o preço do seu produto é o custo dele mais uma
margem de lucro, que deve ser suficiente para pagar as despesas fixas e
variáveis da empresa e ainda sobrar um pouco para reinvestir na empresa.
Agora, vamos imaginar uma empresa que vende apenas
um produto e ele custa 100 reais. Além disso, as despesas fixas da empresa são
de 2 mil reais por mês. Se a margem de lucro do produto é de 50%, o preço de
venda será de 150 reais. A empresa precisa então vender 40 produtos para pagar
as despesas fixas da empresa. Esse é o ponto de equilíbrio. Se vender mais, o
resto é lucro para a empresa.
Isto quer dizer:Custo de fabricação do produto x Quantidade produção: (100,00*40) = R$ 4.000,00
Valor Venda do produto x Quantidade Vendida: (150,00*40) = R$ 6.000,00
Resultado Vendas – Custo fabricação = (4.000,00 – 6.000,00) = R$ 2.000,00
Despesas Fixas da empresa + Resultados de Vendas= (- R$ 2.000,00 + R$ 2.000,00) = 0
Resultado: Neste exemplo, as vendas foram suficientes para
pagar as despesas de produção e as despesas fixas da empresa– chegando ao resultado zero (Ponto de
equilíbrio), logo,
todas as vendas que existirem a partir deste calculo serão o lucro da empresa.
Afinal, qual a sua política de preços? E a margem
de lucro de cada produto? Qual o custo dos seus produtos? Qual o máximo de
desconto que você poderia dar num produto? E quanto aos prazos de pagamento? Liste
todos os seus custos operacionais fixos (aqueles que você tem apenas por manter
a empresa aberta, como salários, aluguel, luz, etc.). Sempre que puder, corte
ou reduza as despesas da empresa.
A Praça!
A praça é onde o seu produto estará, é o conjunto
de canais de distribuição do seu produto. Como o seu produto vai chegar até
seus clientes. Pode ser por web site,
um ponto de venda, vendas porta a porta, etc. Você também tem que considerar os
horários de cada canal de venda que você tem. Pelo web site que é um canal de venda 24h, a loja normalmente funciona
apenas em horário comercial. Sabendo disso, quais são os canais de vendas que
sua empresa tem? Qual o tamanho da sua praça? Quanto maior a praça, mais
vendas, mas cada canal de venda novo envolve também novos custos operacionais.
Será que os seus canais de vendas estão bem
localizados? Eles são atrativos para os clientes? Onde você poderia abrir um
novo canal de venda? Como você poderia melhorar os seus canais de vendas
atuais? Cores novas? Iluminação melhor? Decoração melhor? Um endereço melhor?
Promoção!
A Promoção, a publicidade, o boca a boca, a venda
pessoal, a troca de informações pelas redes sociais, etc. Tudo isso são os
meios de comunicação com os clientes. É por esses meios que os clientes ficam
sabendo sobre a empresa e os produtos.
Para se comunicar com alguém, precisamos falar a
mesma linguagem. No caso da comunicação de uma empresa com seus clientes, precisamos
saber exatamente quem são os clientes. Qual a idade média deles? Onde moram? Se
são homens ou mulheres? São de classe baixa, média ou alta?
Quando aprendermos a identificar os clientes, poderemos
sim começar a se comunicar com eles da maneira correta. Se eles passam mais
tempo na internet, é preciso que nós também estejamos por lá. Se eles escutam
rádio, é importante descobrir os melhores horários e a programação preferida
deles e aparecer por lá. Se eles frequentam festas ou outros eventos é
importante marcarmos a nossa presença nestes locais também.
Produto!
Preço! Praça! Promoção!
Depois de tudo isso que vimos, ficou evidente a importância
da necessidade de dar mais oxigênio para a empresa, de estimular as pessoas que
trabalham conosco, de estabelecer metas para cada um dos 4 Ps e de agitar mais as coisas na busca dos resultados.
Fonte e Sítios Consultados
http://matheuszeuch.com
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