Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

12 de setembro de 2014

Ferramentas Administrativas



     Ferramentas Administrativas 

É importante esclarecer que as ferramentas administrativas são as técnicas utilizadas na gestão de uma empresa, sendo que essas ferramentas tem o objetivo de auxiliar nas tomadas de decisões dentro das organizações. Elas são capazes de ajudar no momento de analisar problemas e achar soluções ou então no planejamento e na gestão dos projetos. Tudo dependerá da necessidade existente no momento.
 
Precisamos dizer também, que não basta simplesmente ter o conhecimento de todas as ferramentas administrativas, o essencial mesmo é saber decidir onde e quando cada uma delas deve ser utilizada. Isso nos leva a perceber que embora todas as ferramentas sejam importantes, se não forem utilizadas no momento certo e para o problema exato, não apresentarão os resultados esperados.
Quantas e quais são as ferramentas administrativas?
É muito difícil citar todas as ferramentas administrativas que podem ser utilizadas na gestão das empresas porque constantemente surgem novas técnicas que são criadas com o objetivo de melhorar ainda mais a gestão empresarial. Porém, existem aquelas que são as mais utilizadas e outras nem tão conhecidas (mais importantes), elas podem ser classificadas em:
Ferramentas administrativas para identificar, observar, analisar e buscar soluções para problemas/desafios:


  • Brainstorming
  • Carta de capacidade de processo
  • Carta de controle
  • Carta de tendência
  • Coleta de dados/Estratificação
  • Diagrama ou gráfico de Pareto 
  • Diagrama causa-efeito
  • Diagrama de dispersão
  • Folha de verificação
  • Histograma
  • Índice de Nihans
  • Matriz B.A.S.I.C.O 
  • Matriz GUT
  • Matriz trade-off
  • Q de Yule
  • TNG (Técnica Nominal de Grupo)
     
    Ferramentas administrativas para planejar, comunicar e desdobrar projetos:

  • Diagrama Árvore
  • Diagrama de afinidades
  • Diagrama de inter-relacionamentos
  • Diagrama de rede de atividades
  • Diagrama Matriz
  • Diagrama PERT/COM
  • Gráfico do processo de decisão (PDPC)
  • Matriz de definição de causa
  • MASP
  • PDCA 
  • Planilha 5W2H 
  • Padronização ou fluxograma
  • PPO (Procedimento Padrão Operacional)
     
    Utilização e importância das ferramentas administrativas
     
               Mesmo depois de conhecer todas as ferramentas existentes (pelo menos o nome) é importante saber que elas não possuem simplesmente uma única utilidade e por isso podem ser utilizadas tanto para identificar problemas como no planejamento de novos projetos. Tudo depende de uma análise a ser efetuada para decidir qual a ferramenta administrativa correta a ser utilizada.
               O ponto chave da questão é saber utilizar a ferramenta correta, no momento certo e da maneira adequada, sabendo que a escolha da ferramenta correta só aumentará mais as chances de sucesso da ação. Também é possível a seguinte situação: se utilizarmos uma ferramenta errada no momento de identificar um problema, não significa que teremos um problema ainda maior (em alguns casos), mas, isso significa que os resultados obtidos não serão os mesmos se tivéssemos utilizado a ferramenta correta. Para encerrar, vamos recorrer para aquela máxima: tempo significa dinheiro e todos querem ganhar mais dinheiro, então, vale muito a pena obtermos o conhecimento de todas as ferramentas administrativas para saber utilizá-las no momento correto.
  •  
    Fonte e Sítios consultados
    http://casadaconsultoria.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog