Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

5 de fevereiro de 2014

A sobrevivência e o futuro das Empresas está diretamente ligado ao investimento em inovação


 


A Garantia de sobrevivência e de um futuro promissor para as Empresas está diretamente ligado ao investimento em inovação

          Muito se fala dentro das organizações em mudanças, porém, é natural que a primeira reação seja de resistência por parte dos colaboradores (ou pela grande maioria deles). As modificações levam para o desconhecido e por esta razão é que existe esse movimento de deixa isso para depois.

Contudo, a história nos apresenta diversos casos onde as organizações ficaram em sua zona de conforto achando que os seus produtos e mercados seriam eternos. Do outro lado, pequenas e emergentes empresas entenderam os pequenos sinais sobre o mercado e entenderam que o que ele indicava  e surfaram para essa onda da mudança, através da inovação.

Um exemplo clássico foi a Xerox. Já que no seu famoso laboratório de pesquisa PARC (Palo Alto Research Center), ela desenvolveu inovações que se tornaram referência no mundo digital: a interface gráfica e o mouse. Porém, seus executivos não conseguiram (ou não foram capazes de entender) ver valor em tais “invenções” nos rentáveis negócios de impressão e fotocopias, cedendo estas invenções para a uma menor e promissora empresa de tecnologia, a Apple.

Mais um desses foi a Kodak, fundada 1888. Ela desenvolveu a primeira câmera digital do mercado, mas como estava com uma forte posição consolidada na venda de filmes fotográficos, acabou por não investir nessa tecnologia, e com isso abriu espaço para as outras empresas que começaram a apostar nessa nova tecnologia. Em 2012, a Kodak solicitou o pedido de concordata para poder tentar reorganizar seus negócios.

Vencer as fortes resistências à mudança é um dos desafios que as organizações precisam tratar para poderem estar preparadas a operar em um mercado global e em constante mutação.  O que a maioria das empresas faz é priorizar a consolidação no seu posicionamento no mercado atual e tem dificuldades em fazer a projeção de seu posicionamento futuro. Uma coisa é certa, quando o mercado vivencia momentos de incertezas muitas empresas se recolhem tentando preservar algo que talvez possa não sobreviver a um futuro próximo.

É certo que a inovação é o processo que prepara a organização para o futuro, tornando-a líder de um mercado ou, ainda, criando um novo mercado.  A Microsoft entendeu bem isto ao focar nos programas de computadores pessoais em um momento em que todos apostavam somente na fabricação dos computadores.  A Embraer fez o mesmo, ao investir no desenvolvimento de jatos regionais enquanto empresas como Boeing e Airbus desenvolviam aeronaves cada vez maiores.

O fato é que qualquer empresa, independentemente de seu porte, pode se preparar para este mercado futuro através da inovação, inclusive no desenvolvimento de serviços.

Quando o assunto é inovação, é comum se pensar só em produtos, mas a inovação pode estar presente em serviços e até mesmo complementando e agregando valores em produtos não tão inovadores. Há alguns anos, a Amazon lançou o seu leitor eletrônico de livros, o Kindle. Ele não era tecnologicamente superior a outros produtos similares no mercado, mas oferecia serviços inovadores em torno do produto, o que agregou maior valor para os usuários e assim ganhou a maior fatia do mercado.

É uma pena, mas a maioria das empresas só pensa em inovação quando os seus negócios atuais já não estão atingindo os resultados esperados. A inovação deve ser tratada como um tema constante na agenda da reunião da diretoria e presidência das empresas.

O importante é criar uma cultura de inovação entre os colaboradores das organizações, para que eles possam contribuir na criação e operacionalização de novos produtos e serviços inovadores.

Afinal, como foi visto neste artigo, as boas ideias para a inovação pode estar bem aí do seu lado, mas a falta da cultura de inovação e a tal zona de conforto no cenário atual podem sabotar um potencial sucesso da empresa no futuro!
 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.jb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog