Todo processo de criação de uma nova
empresa (startup) é um caminho complexo com muitas etapas, e cada
etapa é repleta de grandes desafios. Procuraremos demonstrar abaixo, de maneira
bem simples, as principais etapas que precisam ser bem trabalhadas para que a startup
tenha afinal, alguma chance de obter sucesso:
1. Identificação da Oportunidade: esta é a primeira etapa que deve preceder todas as outras. Deve-se
identificar qual a necessidade do mercado-alvo
que não está sendo bem atendida ou o chamado “problema” mal resolvido
pelos fornecedores existentes. É muito importante pesquisar bastante antes de
prosseguir para a fase seguinte, sabendo do risco existente em se construir uma ‘startup’ sem uma base sólida.
2. Concepção: é nesta etapa que deverá idealizar-se a solução para a necessidade/problema
identificado na oportunidade anterior, observando que a mesma precisa ter um
grande diferencial competitivo com relação às existentes, a inovação, bem como
gerar potenciais barreiras de entrada para concorrentes atuais ou futuros, caso
contrário, dificilmente conseguirá desenvolver-se e manter a sua posição
diferenciada.
3. Prototipação/pré-validação: nesta fase deve-se buscar elaborar um protótipo ou a provação do
conceito da solução concebida para testar tanto sua viabilidade técnica, quanto
econômica e principalmente poder começar a validar perante aos potenciais
clientes seu interesse pela mesma.
4. Planejamento: depois de pré-validada a possibilidade de criação do negócio, deve-se
fazer um planejamento mínimo, definindo os próximos passos, quais recursos (humanos e financeiros) serão
necessários e as principais premissas de geração de receitas, o modelo de
negócio.
5. Estruturação: após o planejamento efetuado, pode-se começar a estruturar a startup,
incluindo se necessário a captação de investimento, contratação dos primeiros
funcionários, registros legais, etc.
6. Validação: e finalmente chegamos à fase mais importante de qualquer startup,
a prova que seu produto ou serviço tem demanda, através do lançamento para o
mercado e a validação que os clientes comprem/contratem seus produtos/serviços.
7. Continuidade, mudança ou morte: com os resultados da fase anterior pode-se decidir se a mesma tem o
potencial de crescimento necessário ou não, decretando a sua continuidade ou
talvez a sua mudança de ramo/segmento e até talvez o seu encerramento nas
atividades. Como dizem: se for para falhar que falhemos rapidamente, pois assim
também é possível se aprender por que não foi obtido o sucesso tão esperado,
para que da próxima vez, não sejam cometidos os mesmos erros!
Fonte e Sítios Consultados
http://info.abril.com.br
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