Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

11 de dezembro de 2013

Como é o processo de Criação de uma Startup


 


Todo processo de criação de uma nova empresa (startup) é um caminho complexo com muitas etapas, e cada etapa é repleta de grandes desafios. Procuraremos demonstrar abaixo, de maneira bem simples, as principais etapas que precisam ser bem trabalhadas para que a startup tenha afinal, alguma chance de obter sucesso:
 

1. Identificação da Oportunidade: esta é a primeira etapa que deve preceder todas as outras. Deve-se identificar qual a necessidade do mercado-alvo que não está sendo bem atendida ou o chamado “problema” mal resolvido pelos fornecedores existentes. É muito importante pesquisar bastante antes de prosseguir para a fase seguinte, sabendo do risco existente em se construir uma ‘startup’ sem uma base sólida.
 

2. Concepção: é nesta etapa que deverá idealizar-se a solução para a necessidade/problema identificado na oportunidade anterior, observando que a mesma precisa ter um grande diferencial competitivo com relação às existentes, a inovação, bem como gerar potenciais barreiras de entrada para concorrentes atuais ou futuros, caso contrário, dificilmente conseguirá  desenvolver-se e manter a sua posição diferenciada.

 


3. Prototipação/pré-validação: nesta fase deve-se buscar elaborar um protótipo ou a provação do conceito da solução concebida para testar tanto sua viabilidade técnica, quanto econômica e principalmente poder começar a validar perante aos potenciais clientes seu interesse pela mesma.

 

4. Planejamento: depois de pré-validada a possibilidade de criação do negócio, deve-se fazer um planejamento mínimo, definindo os próximos passos, quais recursos (humanos e financeiros) serão necessários e as principais premissas de geração de receitas, o modelo de negócio.

 


5. Estruturação: após o planejamento efetuado, pode-se começar a estruturar a startup, incluindo se necessário a captação de investimento, contratação dos primeiros funcionários, registros legais, etc.



6. Validação: e finalmente chegamos à fase mais importante de qualquer startup, a prova que seu produto ou serviço tem demanda, através do lançamento para o mercado e a validação que os clientes comprem/contratem seus produtos/serviços.

 
7. Continuidade, mudança ou morte: com os resultados da fase anterior pode-se decidir se a mesma tem o potencial de crescimento necessário ou não, decretando a sua continuidade ou talvez a sua mudança de ramo/segmento e até talvez o seu encerramento nas atividades. Como dizem: se for para falhar que falhemos rapidamente, pois assim também é possível se aprender por que não foi obtido o sucesso tão esperado, para que da próxima vez, não sejam cometidos os mesmos erros!

 Como observamos acima, todas estas etapas exigem muita dedicação e conhecimento, por isto é muito comum os startups contarem com apoio de conselheiros, consultores e advisors, pois estes poderão compartilhar sua experiência e know-how com o empreendedor, além de darem a chamada visão “fora da caixa”, para que o empreendedor não se perca nas suas próprias ideias.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://info.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog