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6 de outubro de 2013

Os cuidados na hora de adquirir uma empresa


 Os cuidados na hora de adquirir uma empresa
 
Para alguns investidores ou empreendedores, comprar uma empresa parece representar mais facilidade em ter sucesso no negócio do que começar tudo do zero, mas às vezes isso representa um emaranhado de dificuldades e problemas que parece não ter mais fim. Existe quem pense em comprar uma empresa e por acreditar que já está consolidada no mercado, então, estará tudo mais fácil. Mas, antes é preciso executar um conjunto de verificações para minimizar os impactos das surpresas que certamente estão por vir.

Por exemplo, todo o adquirente de um "Fundo de Comércio", "Ponto Comercial" ou "Estabelecimento Comercial" assume a responsabilidade sobre o passivo fiscal (impostos, taxas e contribuições) e trabalhista (FGTS, INSS, indenizações etc.), da empresa anterior, mesmo que o adquirente constitua outra pessoa jurídica e novo CNPJ. Isto porque de acordo com a lei, se o adquirente continuar com a mesma atividade, clientela, móveis, máquinas, organização e empregados, estará com todos os elementos que integram a atividade empresarial da empresa anterior, tornando-se assim sucessora desta.


E sempre é bom enfatizar, para que seja mínimo o risco de se apropriar de dívidas já adquiridas é importante solicitar certidões negativas dos últimos cinco anos, contudo isso não liquida o assunto. Por exemplo, se algum recolhimento foi realizado incorretamente, este poderá ser notificado e cobrado com multas e correções, inclusive reclamações trabalhistas de antigos funcionários. Se a empresa utiliza serviços terceirizados, avalie com muita cautela para saber se não há indícios de vínculos trabalhistas.

E tem mais, se for manter o mesmo CNPJ, todas as demais dívidas passam a ser de responsabilidade do comprador da empresa, sejam fornecedores, instituições financeiras etc. Quem vende pode até não estar sabendo dessas pendências. É comum ainda nos dias atuais que muitos empresários são surpreendidos com problemas no contrato do aluguel, então renegocie com o locador as condições, refaça o respectivo contrato tão logo a empresa seja adquirida.

Ainda é bom que se diga que será indispensável ter a ajuda do vendedor para tocar a empresa depois de adquirida, por isso contemple esse ponto no contrato da negociação. Mas melhor ainda é ter todas as informações e dicas que julgar necessário antes de liquidar a negociação.


Levantar e checar todas as informações

Outra questão importantíssima é checar se no local, na cidade, nas imediações em que a empresa esta localizada, não está para acontecer mudanças que podem afetar a "rentabilidade" do negócio. Essas informações podem passar despercebidas pelo vendedor, mas depois que surgem, vem à velha frase por parte de quem vendeu a empresa: "Puxa, eu havia me esquecido que esta rua sofreria alterações e daqui a um ano os veículos não poderão mais transitar por aqui!" Imagine um posto de combustível desta rua tendo sido vendido.

Outro aspecto muito importante são os títulos a receber (duplicatas, cheques, "caderneta") se integrantes na negociação, precisam ser confirmados juntos aos devedores, pois podem não ser reais. Podem ter sido quitados e não baixados dos controles ou mesmo já terem sido negociados com outras instituições.

Os bens da empresa que estão a venda, como máquinas, veículos, equipamentos, precisam ser avaliados não somente quanto aos aspectos de qualidade, mas também se não estão negociados, penhorados em alguma outra dívida da empresa ou dos donos da empresa.

É indispensável o contrato entre o comprador e o vendedor para garantir os direitos e obrigações das partes e para isto a participação de um advogado é indispensável.

Finalizando, as questões relacionadas a vendas, custos e despesas atuais da empresa em negociação requerem que o comprador acompanhe de perto. Sugere-se negociar com o vendedor um período em que todas as operações da empresa pretendida serão acompanhadas/checadas. Se isso não for aceito, já é um sinal de que algo talvez não possa ser visto. Será isto um segredo essencial para o negócio ou de fato risco para o empreendimento e para a negociação de venda da empresa? A experiência diz que não podem existir segredos nessa hora da negociação, por isso, só feche o negócio quando tudo estiver bem claro e explicito no papel.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.sebraesp.com.br

 

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