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26 de setembro de 2013

O Segredo do Sucesso nos Negócios: AS PESSOAS


O Segredo do Sucesso nos Negócios:  AS PESSOAS



Todas as empresas buscam permanentemente encontrar por estratégias e ações que sejam capazes de promover a integração de maneira sistêmica das pessoas, do ambiente e dos resultados, ou, o que muitos passaram a chamar de sustentabilidade nos Negócios.

Quando pensamos na perspectiva do ambiente, logo surgem aquelas conhecidas ações que visam a ampliação das relações da empresa com toda a cadeia de fornecedores, comunidade, meio ambiente e mercado.

Pensando mais profundamente nos resultados, é verdade que existem várias possibilidades, mas invariavelmente muitas empresas ainda pensam somente nas ações compostas por uma racionalização de custos e o aumento de margens, permitindo assim a saúde financeira da empresa e a sua lucratividade.
 

Se a perspectiva das pessoas estiver em pauta, devemos trabalhar com este tema olhando para o mercado atual, já que ele está cada vez mais ganhando destaque nas organizações que buscam atingir um diferencial competitivo e com isso aumentar os seus ativos relacionados à marca, clientes, conhecimento, relacionamentos, competências.

Desde o inicio das teorias motivacionais, passando pelos atuais conceitos de Gestão, pelas pesquisas sobre o engajamento até chegar aos estilos de liderança, o fato é que somente nos dias de hoje perceberam que as pessoas é que são o ativo estratégico mais importante para as empresas.

Em 2013, para ser possível compreender as pessoas no mundo do trabalho é preciso compreender o engajamento atual desta sociedade digital e do conhecimento.
 

A respeitada Consultora Mundial, Adam Zuckerman, da Towers Watson, definiu o engajamento como o vínculo racional e emocional com a organização, associado à disposição que as pessoas têm para dar o melhor de si.

É importante verificar as pesquisas em gestão, como a da Towers Watson de março/2012, ela demonstra de modo consistente que profissionais mais engajados geram melhores retornos financeiros para o negócio. As empresas com alto nível de engajamento apresentam um resultado operacional três vezes maiores que empresas com baixo nível neste indicador.

Ainda olhando para a referenciada pesquisa da Towers, os fatores associados ao engajamento exponencial são a AUTONOMIA, a COOPERAÇÃO e o TRABALHO EM EQUIPE e LIDERANÇA.

É bom lembrar sempre que a autonomia tem relação direta com a gestão das competências. Será que as empresas aprenderam a utilizar plenamente as qualificações e as habilidades dos seus profissionais? As pessoas participam das decisões que afetam o seu trabalho e os resultados da empresa?

A cooperação e o trabalho em equipe tem relação direta com a forma como as pessoas se relacionam e interagem no trabalho. A comunicação é clara e transparente? As responsabilidades são bem definidas e compartilhadas? Os departamentos interagem com empatia e ajuda mútua?
 
 

Percebeu-se que a liderança tem relação direta com o nível de abertura e confiança entre líderes e liderados. Os líderes encorajam as pessoas a investirem o melhor de si no trabalho? Os profissionais recebem o suporte necessário como estrutura de trabalho e qualidade de vida?

O mais importante é que todos os envolvidos tenham pleno conhecimento de que os recursos financeiros alimentam as organizações, as relações sociais e ambientais; além de estimularem os negócios e serem geradores de oportunidades, mas, sem dúvida são as pessoas que dão o tom da sustentabilidade nas organizações.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.lightsourcegp.com

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