Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

28 de setembro de 2013

Análise SWOT

Análise SWOT




A análise SWOT é uma análise do ambiente externo e interno da empresa, ela é uma ferramenta para ser utilizada no processo de planejamento estratégico. É nesse eixo externo da análise organizacional que se encontram as Oportunidades e as Ameaças para a empresa, enquanto que no eixo interno encontramos as Forças e as Fraquezas.

         A sua importância no apoio da formulação das estratégias é que estabelece a sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando com isso a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação.


  (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats)

                      Ou

   (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)


Forças

Correspondem aos recursos e capacidades da empresa que podem ser combinados para gerar vantagens competitivas com relação a seus competidores. São elas:

·        Marcas de Produtos

·        Conceito da Empresa

·        Participação de Mercado

·        Vantagens de Custos

·        Localização

·        Fontes Exclusivas de matérias primas

·        Grau de Controle sobre a Rede de Distribuição




Fraquezas

Os pontos mais vulneráveis da empresa em comparação com os mesmos pontos de competidores atuais ou em potencial:

·        Pouca Força da Marca

·        Baixo Conceito Junto ao Mercado

·        Custos Elevados

·        Localização Não Favorável

·        Falta de Acesso a Fontes de Matérias Primas

·        Pouco Controle Sobre a Rede de Distribuição

·         

De qualquer modo, deve-se atentar que muitas vezes a Forças e Fraquezas se confundem.

Uma Força atual pode se transformar em Fraqueza num Futuro muito próximo, e isso é causado pela dificuldade de mudança que a mesma provoca. Atualmente isso é muito comum com as mudanças de tecnologia tão frequentes.


Oportunidades

Correspondem às oportunidades de crescimento, lucro e fortalecimento da empresa, tais como:

·        Necessidades Não Satisfeitas do Consumidor

·        Aumento do Poder de Compra do Mercado

·        Disponibilidade de linhas de Crédito


Ameaças

Correspondem a mudanças no ambiente que apresentam ameaças à sobrevivência da empresa, tais como:

·        Mudanças nos Padrões de Consumo

·        Lançamento de Produtos de Consumo

·        Redução no Poder de Compra dos Consumidores

·         

O cruzamento entre os quatro quadrantes de análise provê uma moldura onde a empresa pode desenvolver melhor suas vantagens competitivas “casando’ as Oportunidades com as FORÇAS, por exemplo.

No Caso do cruzamento entre Oportunidades e Fraquezas podem-se estabelecer as bases para modificações no ambiente interno, de modo a poder aproveitar melhor as Oportunidades.

O cruzamento entre Ameaças e Forças pode representar a possibilidade de se investir na modificação do Ambiente, de modo a transforma-lo em mais favorável à empresa (nem sempre é uma tarefa fácil).

Depois do cruzamento entre Ameaças e Fraquezas encontramos situações de alta relevância para a empresa, provavelmente trata-se de um momento para efetuar modificações profundas na empresa, incluindo a manutenção do próprio negócio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog