Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

25 de agosto de 2013

Qual a sua reação às críticas no ambiente de trabalho?


 Qual a sua reação às críticas no ambiente de trabalho?
 

- Impossível nunca ser criticado, por isso é muito importante saber tirar o melhor da situação.

Não importa a função ou o posto que ocupemos. O fato é que as críticas ou os julgamentos sobre a nossa conduta sempre farão parte da nossa rotina! E é preciso, aprender a avaliar as nossas reações e adotar um comportamento civilizado para lidar com isso.

 

O importante é não ser reativo

Os Argumentos defensivos ou ficar retrucando de imediato sem refletir sobre o que nos foi dito, com certeza não ajudará em nada. Pelo contrário. Todas as reações impulsivas só irão nos manter reféns de relações hostis. Refletir sobre os comentários a nosso respeito, por mais duros que eles possam parecer, só nos ajudará a exercitar o autoconhecimento e melhorar nossas relações interpessoais.

 


    Faça considerações

Cultivar o hábito de refletir sobre os comentários alheios e elaborar argumentos coerentes antes de responder de forma impulsiva é o mais sensato e inteligente a se fazer. Lembre-se de que, no calor dos ânimos e no momento da pressão, as pessoas são levadas a agir no impulso, e nem sempre têm noção do que estão dizendo ou das razões que as levaram a fazer uma crítica. Seja condescendente com elas.

 

     Invista no autoconhecimento

Também é verdade que é muito difícil aceitar um comentário ruim, mas, é exatamente nessa hora que temos a oportunidade de reavaliar nossas atitudes e perceber quando - e de que forma – estamos afetando as pessoas com estilos e percepções diferentes. De cada crítica ou julgamento é importante retirarmos algum aprendizado, independente de ter ou não fundamento.

 


   Aproveite as oportunidades para dar seu salto de qualidade

Em muitas ocasiões os comentários ou críticas não procedem. E nesta hora é importante elaborarmos um discurso racional e darmos o retorno de forma assertiva e gentil à pessoa envolvida. Certamente, essa atitude aumentará a nossa credibilidade e nos tornará mais preparados para agir em situações similares. Se ao refletimos chegarmos à conclusão de que as críticas são pertinentes, é bom que aproveitemos essa oportunidade para rever as nossas posições e efetuarmos as mudanças necessárias.

 

    Se contra argumentar não for possível, registre esse aprendizado.

Por algumas vezes não temos a oportunidade de argumentar a respeito do que nos é dito ou feito. Mas é bom que tenhamos sempre em mente que todas as situações do nosso dia a dia nos oferecem oportunidades de aprendizado. Caso não tenhamos a chance de agir em defesa própria diante de uma crítica, é bom registrar a mensagem desse episódio e assimilar esse conhecimento.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://carreiras.empregos.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog