Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

23 de agosto de 2013

Inovação na Cultura das Empresas

             Inovação na Cultura das Empresas


Vivemos no século 21 onde o contexto mundial de competitividade acirrada e da globalização vem ocasionando alto índice de mortalidade nas empresas e são poucas as organizações que permanecem vivas; pois a maioria é atraída para a "vala comum da competição", onde são permanentes as estratégias desesperadas de sobrevivência – guerra de preços, concorrência desleal, condutas empresariais não éticas; só sobreviverão aquelas empresas em que seus proprietários estejam atentos ao ambiente externo e que investem na inovação como um dos alicerces para garantir a consolidação de seu empreendimento.

Em vista disso compete ao Administrador fazer com que a Inovação seja parte integrante da cultura das empresas. No entanto, vários questionamentos podem surgir, como por exemplo: Como a inovação pode contribuir para aumentar a competitividade da minha empresa?

• Quais as estratégias de inovação mais adequadas podem ser utilizadas para que a minha empresa consiga ser competitiva?

• É possível à pequena indústria inovar? Tem recursos disponíveis para isso?

 • Como estimular a inovação? Como tornar a minha empresa uma empresa inovadora?

• Como implantar a Inovação de forma sistemática na minha empresa?

Essas e outras questões podem ajudar as empresas neste exercício de reflexão. Para a empresa crescer, evoluir e sobreviver, ela precisa enfrentar os desafios da concorrência.

Mesmo para uma pequena empresa industrial, com foco regional, a globalização se torna parte de sua rotina a partir do momento que um concorrente, em qualquer lugar, passa a disputar seus clientes em seu próprio mercado. Portanto, a redução de custos, por si só, não é mais suficiente. Para que a empresa sobreviva e evolua, a inovação é a maneira pela qual ela pode agregar mais valor aos seus produtos e processos. Ser "diferente" para ser "melhor"!
 

Mas quais são os "sinais" que apontam a hora de inovar?

Essa resposta é visível quando a operação atual da empresa não traz mais os resultados satisfatórios de antes, posicionando-a abaixo da média do segmento; Quando o balanço entre saídas e entradas de clientes é negativo; Quando as novas tecnologias tornam obsoletas os seus produtos e processos.

Vários ganhos de vantagem competitiva podem ser obtidos por meio da Inovação, tais como a criação de novos mercados, aumento de participação de mercado, aumento da capacidade de inovar, etc.

Pesquisas indicam que a pequena empresa industrial inova pouco, ou seja, somente uma pequena parte de seu faturamento médio advém de produtos inovadores.
 

O que pode ser feito, então para melhorar este cenário?

Criar diretrizes, estratégias, sistemáticas, procedimentos e ferramentas de Inovação são os caminhos a serem seguidos neste momento.

Vejamos:


         • Criar um grupo de pessoas para gerir este esforço da Inovação – Comitê da inovação.

• Criar canais para captar ideias sobre inovações junto a clientes, funcionários, fornecedores e a sociedade.

• Criar mecanismos para selecionar estas ideias, aproveitando as que oferecerem maior potencial de impacto na competitividade empresarial.

• Dispor de ferramentas de incentivo à inovação, tais como: criatividade, disseminação de informações, treinamento e atualização contínua, e reconhecimento e recompensa.


• Criar sistemáticas para selecionar e acessar os recursos necessários para implementar as inovações.

• Criar estrutura de projeto para assegurar que a inovações serão implementadas.

• Monitorar, através de indicadores, a implantação da inovação.

• Monitorar os impactos da inovação no faturamento, rentabilidade, participação no mercado, etc.

Percebemos que a vantagem competitiva deve acontecer por meio de uma estratégia diferenciada, de fazer e vender o que seus concorrentes não têm e comprovar que sua empresa possui todas as condições para inovar.

Mas afinal, o que é Inovação? Inovação é invenção? Inovação está diretamente associado com tecnologia? Qual o conceito de inovação que deve ser considerado para que a empresa saiba nortear seus esforços para criar um ambiente 'inovativo'?

Segundo o Manual de Oslo, “Inovação é a implantação de um novo produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional do local de trabalho ou nas relações externas".

        Inovação = Ideia x Implantação x Resultado.

Em outras palavras, para que seja considerada uma inovação a ideia tem que ser implantada e dar resultados que impactem de forma significativa na competitividade da empresa – faturamento, margem de Lucro, custos, participação de mercado, etc. Portanto, se você acredita nisso e está disposto a fazer alguma coisa agora, pense e aja!

E sempre procure mais informações em instituições que possam ajudá-lo, como o SEBRAE, por exemplo, e lembre-se: uma grande caminhada sempre se inicia com o primeiro passo.
 

Fonte e Sítios Consultados

http://inova.sebraesp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog