O Valor do Capital Humano
ü Cada vez mais, as organizações buscam maneiras de criar ambientes que possibilitem aos seus funcionários criar conhecimento.
As
organizações passam por um momento de mudanças no que diz respeito à
importância dada aos capitais humanos, mais valorizados a cada dia. Para
entender um pouco mais dessa nova dinâmica, vale fazermos uma reflexão sobre a
crescente importância dada a temas como o Conhecimento, que eram deixados de
lado por conta da relevância dada aos Capitais Financeiros e Materiais.
No
passado, os gestores das empresas se preocupavam em obter os melhores recursos
materiais para a construção de uma infraestrutura que lhes possibilitassem
alcançar altos índices de produção. Isso, por sua vez, lhes permitia obter
ótimos resultados econômicos, já que teriam cada vez mais excedentes para
comercializar. Essa forma de pensar e administrar os negócios predominou por
quase dois séculos, tendo seu início na época da Revolução Industrial. Por
volta da metade do século passado, estudiosos começaram a voltar sua atenção
para um dos fatores mais importantes dentro de qualquer organização: a
influência do Homem e de suas capacidades transformadoras.
Com
o desenvolvimento das Ciências Humanas, a organização começou a ser analisada
não só por sua capacidade produtiva e lucratividade, mas também pelo capital
humano, a ela agregado. Nesse ponto, vale lembrar que essa expressão
"capital humano" reúne em si os conceitos de Educação, Inovação,
Criatividade e Conhecimento, entre outros aspectos intangíveis. Quando bem
trabalhados, esses ativos gerados pelo esforço humano podem impulsionar uma
organização para o sucesso, em todos os sentidos. Atualmente, esses recursos,
tidos como parte do subjetivo humano, representam a nova fronteira a ser
ultrapassa para quem deseja obter vantagem competitiva.
Umas
das práticas nascidas dentro desse novo contexto é a Gestão do Conhecimento,
que visa explorar o capital intelectual de uma organização da melhor maneira
possível. Hoje, em grande parte dos projetos que são desenvolvidos, a Gestão do
Conhecimento está presente, e como podemos perceber as grandes empresas se
preocupam com o que podem fazer para fomentar a produção do conhecimento e
recrutar profissionais que valorizem esse importante aspecto da nova maneira de
se pensar a gestão empresarial. Além disso, elas buscam disseminar o
aprendizado criado dentro da organização para o maior número de pessoas
possível, por meio de ferramentas e estruturas apropriadas, como grupos de
discussão e oficinas de desenvolvimento do saber.
A
implantação de um blog alimentado pelos próprios funcionários de uma empresa é
um ótimo exemplo, já que nele podem ser postados relatos sobre os mais variados
assuntos de interesse da organização, ou seja, as pessoas terão, com o passar
do tempo, um verdadeiro banco de dados espontâneo e intimamente ligado à
realidade da empresa. Isso quer dizer que além de proporcionar oportunidades de
criação e desenvolvimento do conhecimento, é importante que as empresas também
tenham a capacidade de armazenar e gerir esse conteúdo.
Essa
tendência de crescente valorização daquilo que não pode ser mensurado
simplesmente em dinheiro é algo que deve se acentuar com o passar do tempo.
Cada vez mais, as organizações irão buscar as melhores maneiras de criarem
ambientes que possibilitem a seus funcionários pensar e criar conhecimento.
Entre um dos benefícios que isso pode gerar, podemos citar a Inovação, tão
necessária para que uma empresa possa ter sucesso no mercado.
Fonte
e Sítios Consultados
www.biblioteca.planejamento.gov.br/.../TEXTO%2020%20
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