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29 de maio de 2013

A importância da Governança Corporativa


A importância da Governança Corporativa

 
 

A chamada governança corporativa ganha importância a cada dia no mercado financeiro. O seu nascimento foi originalmente nos Estados Unidos e na Grã Bretanha, e esse movimento de governança se espalhou por muitos outros países. No Brasil, ela surgiu em resposta à necessidade de atrair capitais e fontes de financiamento para as atividades empresariais. Mas o que vem a ser governança corporativa?

 
Bem, trata-se de um conceito relativo ao modo como as empresas são dirigidas e controladas. Em tese, os administradores deveriam se esforçar para aumentar o valor da empresa aos acionistas, mas alguns fatores fazem com que isso não aconteça. Uma boa governança corporativa, por outro lado, visa à transparência na gestão empresarial e a redução de riscos maiores para os investidores, adotando a prestação de contas (accountability) e a equidade.

 
Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), a governança corporativa representa o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal.


 
Origens no “conflito de agência”.
 
          O ‘conflito de agência’ surge porque os interesses daquele que administra a propriedade ou empresa (‘agente’) nem sempre estão alinhados com os seu titular ou acionista, o ‘principal’. A governança corporativa procura esse problema, estudado há muito tempo pela teoria econômica tradicional.

 
          O ‘principal’ delega ao ‘agente’ o poder de decisão sobre sua propriedade, esperando que este consiga satisfazer seus interesses. Assim, a principal preocupação é criar mecanismos eficientes, com sistemas de monitoramento e incentivos, para garantir que o comportamento dos executivos esteja alinhado com o interesse dos acionistas.

 
 
          Governança no Brasil

          Os investidores têm procurado boas práticas de governança corporativa e, desse modo, a questão tem sido fortalecida no país, mas ainda está defasada. O fato de várias empresas buscarem listar suas ações na Bovespa também contribui. Como exemplo de iniciativa no país, podemos citar a classificação das empresas que adotam princípios diferenciados de governança corporativa da Bovespa.
 

          São três os níveis de governança corporativa (Nível I, Nível II e Novo Mercado), eles buscam esclarecer ao mercado a situação da empresa com relação à governança corporativa, para que os investidores possam tomar suas decisões de compra com maior clareza.

           Na verdade, o mercado quer evitar abusos de poder, erros estratégicos, graças às decisões concentradas em uma só pessoa, ou fraudes, com o uso de informação privilegiada em benefício próprio ou atuação em conflito de interesses.

 
É importante salientar que o ganho de eficiência na gestão está diretamente aliado ao aumento da liquidez do Mercado de Capitais Brasileiro e à sua importância no financiamento das empresas resultam na maior transparência das informações divulgadas pelas empresas. Atualmente a expressiva quantidade de empresas que utilizam práticas de Governança Corporativa sugere que tais métodos resultam em benefícios para as companhias que as adotam.


 

A maior valorização das ações das empresas que compõem o IGC (Índice de Governança Corporativa) e ganhos com maior visibilidade, menores custos de capital e melhora da profissionalização na gestão, sugerem que as empresas obtêm vantagens ao ingressar no Novo Mercado nível máximo de Governança Corporativa no mercado brasileiro. A Governança Corporativa e suas práticas contribuem para o aumento da confiabilidade dos investidores, colaboradores, instituições financeiras e mercado em geral.

 

No mercado de capitais verifica-se que as empresas que adotam as práticas de Governança Corporativa possuem expectativa de valorização e aumento de liquidez das suas ações, o que de fato ocorre após a implantação dessas práticas. Nota-se ainda a existência de entraves quanto à implantação e manutenção da Governança como a conscientização de colaboradores tempo e excesso de exigências legais para atuação nos seguimentos diferenciados de listagem. A entrada no Novo Mercado da BOVESPA possui vantagens quanto à valorização das ações, o crescimento do interesse de investidores estrangeiros e a visibilidade da companhia no mercado. Seus entraves estão relacionados à dificuldade de conceder igualdade de condições a minoritários e possuir todas as ações em negociação sendo ordinárias.

 
 

Fonte e Sítios Consultados

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