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27 de março de 2013

Planejamento de Cenários: Explorando o Futuro!



Um grande erro das empresas é que quando elas planejam o futuro, muitas delas supõem que tudo vai continuar em uma mesma agradável linha reta - o fato é que as coisas não são sempre assim tão simples no mundo real.





O Planejamento por cenários é uma maneira estruturada das organizações pensarem sobre o futuro, visualizando como é que futuros alternativos podem surgir. Cada um destes futurosalternativos / possíveis’ são chamados de "cenários".

Os cenários não são previsões ou prognósticos. São mais como linhas de histórias que explicam como é que as tendências e os desenvolvimentos atuais podem influenciar a empresa, de uma forma lógica, resultando no aparecimento de uma "paisagem" futura especial e particular. Por outro lado, se as tendências evoluem de uma forma ligeiramente diferente, então provavelmente aparecerá uma "paisagem" diferente.

De acorodo com a Royal Dutch Shell, um dos primeiros a dominar este método, os cenários são histórias cuidadosamente criadas acerca do futuro que incorpora uma grande variedade de ideias e integrando-as de uma forma comunicável e útil. Os cenários ajudam-nos a relacionar as incertezas que temos acerca do futuro com as decisões que temos de tomar no presente.


Acontece quando um grupo de pessoas (habitualmente executivos) junta-se para definir um pequeno número de cenários – histórias sobre como se mostrará o futuro e como é que isto pode afetar um assunto que os confronta.








O processo consiste num certo número de passos, entre eles:

  • Identificar as forças motrizes que tem potencial para influenciar o sucesso futuro da sua empresa

  • Definir as incertezas futuras principais para a sua empresa

  • Com base nestas incertezas, gerar cenários baseados numa abordagem "senão-ou".

  • Calcular cenários de impacto detalhados (determinar de que forma cada cenário irá afetar a empresa)

  • Validar os cenários com especialistas e identificar onde é necessário fazer mais trabalho ou investigação

  • Identificar sinalizações importantes que poderão indicar, durante os próximos anos, que um determinado cenário vai ocorrer

  • Monitorizar, avaliar e reavaliar cenários.

Depois, em conjunto com um facilitador ou sozinho, pode-se pensar muito sobre os cenários criados e avaliar as implicações de cada um para a sua organização. 

Por exemplo, quando olha para um dos cenários que pensa ser plausível de acontecer no futuro pode questionar-se:


  • Que capacidades devem reforçar para prosperar nesse cenário?

  • Que medidas proativas poderiam implementar imediatamente de modo que a sua empresa ficasse melhor preparada para lidar com as mudanças à medida que elas surgem?








Exemplos de projetos de planeamento por cenários:

  • Analisar os possíveis efeitos no ambiente através da expansão da empresa para outro local.

  • Determinar os resultados potenciais do lançamento de um novo produto.

  • Tomar decisões sobre a gestão do portfólio baseadas nos potenciais dos resultados financeiros.

Ao traçar diversas alternativas futuras que podem, realisticamente, aparecer se algumas tendências se desenvolverem, poderá avaliar a sua posição competitiva em cada um desses cenários e agir de acordo com eles.

Assim, a grande vantagem do planeamento por cenários é que lhe dá flexibilidade estratégica:

  • Pode ver onde vão surgir as oportunidades de investimento para cada um dos possíveis cenários de futuro.

  • Pode também identificar as ameaças que possam ser inerentes em um ou outro cenário futuro assim como reconhecer os seus sinais de aviso.

  • Pode reforçar as capacidades mais relevantes da sua empresa a tempo de aproveitar as mudanças que você antecipou – antes dos seus concorrentes o fazerem.

  • Você e sua equipe vão aprender a abraçar a complexidade e a pensar de formas mais criativas e pouco convencionais.

     


Algumas armadilhas a evitar no Planeamento por Cenários:

1. Tratar os cenários como previsões.

2.  Construir os cenários com base em diferenças muito simplistas.

3. Não conseguir concentrar os cenários em áreas de potencial impacto nos negócios.

4.  Tratar os cenários como ferramentas informativas ou instrutivas em vez de os tratar como aprendizagem participativa / formação de estratégias.

5. Não ter um processo adequado para colocar equipes executivas no processo de planejamento dos cenários.

6. Não conseguir introduzir estímulos imaginativos suficientes na concepção dos cenários.

7.   Não utilizar um facilitador já experimentado.


A realização de um exercício de planejamento por cenários não significa que agora se previu com sucesso "o" futuro. Mas se o fez de forma correta, isso significa que agora tem uma compreensão melhor do que pode vir a se materializar. E se você for o responsável pelo sucesso da sua organização, dentro do cenário competitivo futuro, então visualizar como é que o futuro poderá vir a se desenvolver não é um jogo de salão sem significado. É uma necessidade vital.


Esteja preparado, pois as mudanças vão acontecer sempre.














Fonte e Sítios Consultados

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