'Não force o
crescimento; elimine os fatores que o limitam'. - Peter Senge
Definição segundo Senge: “As
organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram
continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de
ver surgir”
Características:
- Aprendizado = vantagem competitiva - Defende a
liderança de baixo para cima: “Lideres de linhas locais”. - Não valoriza o
treinamento, mas sim o aprendizado do dia-a-dia, ao longo do tempo. - Para
incorporar o “Learning Organization” é preciso incorporar as 5 disciplinas:
• Domínio pessoal:
- Aprender a expandir as
capacidades pessoais
- Criar um ambiente
empresarial que estimule todos os participantes alcançando assim as metas
escolhidas.
- Estimular
os trabalhadores a buscarem e alcançarem seus objetivos sem medo de
errar.
• Modelos mentais:
- Consiste em refletir,
esclarecer continuamente.
- Melhorar a imagem que
cada um tem do mundo
- Verificar como moldar
atos e decisões
- Rever nossos modelos
mentais e ajustá-los a realidade.
• Visão compartilhada:
- Estimular o engajamento
do grupo em relação ao futuro.
- Elaborar princípios e
diretrizes que permitirão alcançar esse futuro.
• Aprendizado em equipe:
- Desenvolver o pensamento
e a comunicação coletiva a fim de superar a soma dos talentos
individuais.
• Pensamento sistêmico:
- Analisar e compreender a
organização como um sitema integrado.
- Criar uma forma de
analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e
inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas.
“The Necessary
Revolution”
A Era Industrial tem sido um período de exploração não só de recursos
naturais como também a de exploração de pessoas (trabalho). - Ignoramos o fato
de que há pessoas que vivem com menos de 1 dollar por dia. - Conflitos
regionais devido a água e comida: Ex: Índia e China brigando pelo Himalaia que
possui fonte de água. - Revolução de agora é mudar nossa forma de pensar e uma
maneira de viver em maior harmonia com a natureza. - Instituições grandes com
economia regenerativa, que funcione como sistemas vivos que não criem resíduos,
para funcionarem como bases no rendimento de energia da Terra. - Existencia de
novos líderes para lidarem com as questões da nova revolução.
• Três ideias norteadoras
para criar um futuro sustentável.
Ø O caminho a seguir deve levar em conta as necessidades das futuras
gerações. Ou seja, viver o presente sem comprometer o futuro.
Ø Mudanças e importância das instituições, o mundo não vive sem elas.
Precisa-se mudar a forma de agir através delas - mudança de pensamentos para
resolver problemas atuais. Novas idéias e formas de pensar.
Ø ...quando os membros de uma organização concentram-se apenas em sua
função, eles não se sentem responsáveis pelos resultados “ (SENGE, Peter.
A quinta disciplina : arte, teoria e prática da organização da aprendizagem.
São Paulo : Best Seller, 1993).
A ESTRUTURA SISTÊMICA
Quando
colocadas em um mesmo sistema, as pessoas, mesmo com diferentes perfis, tendem
a produzir resultados semelhantes. A estrutura sistêmica diz respeito às
inter-relações mais importantes que influenciam o comportamento ao longo do
tempo.
Não são
inter-relações entre as pessoas, mas entre ‘variáveis chave’, como recursos
naturais e produção de alimentos ou as ideias dos engenheiros no
desenvolvimento de um produto. Somos prisioneiros das estruturas que
desconhecemos.
Por outro
lado, aprendendo a ver as estruturas dentro das quais operamos, iniciamos um
processo de libertação das forças antes não identificadas e acabamos dominando
a habilidade de trabalhar com elas e demandá-las. As empresas e os outros
feitos humanos também são sistemas. Estão igualmente conectados por fios
invisíveis de ações inter-relacionadas, que muitas vezes levam anos para se
manifestar umas sobre as outras.
A
capacidade e o comprometimento de uma organização em aprender não podem ser
maiores do que as de seus integrantes. Os tempos de hoje não são menos
perigosos e persistem as mesmas deficiências de aprendizagem, além de suas
consequências.
Acredito
que as cinco disciplinas das organizações que aprendem podem atuar como
antídotos a essas deficiências de aprendizagem. Mas, primeiro, é necessário
enxergá-las mais claramente, pois, com assiduidade, elas se encontram perdidas
em meio aos violentos eventos do dia a dia.
Fonte: A Quinta Disciplina - Peter Senge.
AS LEIS DA QUINTA DISCIPLINA
1 - Os problemas de hoje vem das soluções de ontem - Soluções
que transferem os problemas de uma parte do sistema para outra, frequentemente
não são detectadas, pois os que resolveram o problema inicialmente não são os
mesmos que experimentam uma nova situação crítica.
2 - Quanto mais você empurra, mais o sistema empurra de
volta - O pensamento sistêmico classifica o “feedback de
compensação” como sendo intervenções bem-intencionadas que provocam respostas
do sistema que eliminam os benefícios da intervenção.
3 - O comportamento melhora antes de piorar - A
defasagem explica por que é tão difícil identificar problemas sistêmicos. Uma
solução sempre parece eficaz inicialmente, podendo melhorar ou mesmo resolver o
problema, porém posteriormente, haverá sempre a possibilidade do problema
reaparecer, provavelmente de forma mais intensa.
4 - A saída mais fácil normalmente nos leva de volta
para dentro - Todos gostam de utilizar soluções conhecidas para
resolver as dificuldades, optando por ações que conhecemos melhor. Insistir
cada vez mais em soluções familiares deixando que os problemas básicos
persistam ou até se acentuem é um indício claro de que o pensamento não
sistêmico está sendo adotado.
5 - A cura pode ser pior do que a doença - Quase
sempre a solução fácil ou familiar não é apenas ineficaz, em longo prazo a
consequência mais perigosa da utilização de soluções não sistêmicas é a
constante necessidade de repeti-las. “As estruturas usadas na transferência de
responsabilidade mostram que qualquer solução em longo prazo deve fortalecer a
habilidade do sistema de arcar com as suas próprias responsabilidades” (Donella
Meadows).
6 – Mais rápido ‘significa’ mais devagar - Os
princípios sistêmicos podem até servir de desculpa para inatividade, mas a
verdadeira perspectiva não é a inatividade, mas o pensamento desafiador e
ambíguo, pois é mais promissor do que os mecanismos usuais utilizados para
resolver os problemas.
7 - Causa e efeito não estão próximos no tempo e no
espaço - Existe uma diferença fundamental entre a natureza
da realidade nos sistemas complexos e a forma predominante como de pensamos a
respeito dessa realidade. O primeiro passo para corrigir essa desigualdade é
abandonar a ideia que “causa” e “efeito” estão próximos no tempo e no espaço.
8 - Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados - Pequenas
atitudes bem focalizadas podem produzir melhorias significativas desde que
atuem em lugar certo. O princípio da ‘alavancagem’ consiste em descobrir a
solução de um problema difícil com um mínimo de esforço, uma mudança que
resultaria em uma melhoria significativa, porém não óbvias para a maioria dos
envolvidos no sistema.
9 - Você pode assobiar e chupar cana, mas não ao mesmo
tempo - Os dilemas mais complexos, quando analisados do
ponto de vista sistêmico, não são absolutamente dilemas. Eles são o resultado
do raciocínio “instantâneo” e não do pensamento baseado em “processo” e podem
ser vistos de forma diferente quando as mudanças são analisadas ao longo do
tempo. Esse ou aquele são opções rígidas, que pensamos ser óbvias em
determinado momento. Sobretudo, a verdadeira ‘alavancagem’ deve ser trabalhada
para que ambas alternativas sejam melhoradas ao longo do tempo.
10 - Dividir um elefante ao meio não produz dois
pequenos elefantes - Para compreender as questões gerenciais mais
complexas é necessário ver o sistema inteiro, responsável pelo problema. Porém,
ver o sistema por inteiro não garante a resolução do problema. Alguns problemas
podem ser compreendidos analisando-se exclusivamente a interação entre funções.
O princípio fundamental (princípio dos limites do sistema) define as interações
a serem examinadas com o objetivo de resolver a questão. Entretanto, o problema
mais complexo é não conseguir identificar pontos de alavancagem, pois ela não
está nas interações, que não podem ser identificadas quando se analisa apenas
uma parte do problema.
11- Não
existem culpados - Nossa tendência é culpar as circunstâncias
externas pelos nossos problemas. Porém, o pensamento sistêmico mostra-nos que
não existe “lá fora”, que você e a causa de seus problemas fazem parte de um
único sistema. A cura está no relacionamento com seu “inimigo”.
Pensamento-chave
Peter Senge se define como um “idealista pragmático”, e passa a maior parte do
tempo criando organizações que aprendem, apoiando as decisões de altos diretores
de empresas, do setor educacional e do Governo – Senge também afirma que
organizações que aprendem têm, pelo menos, cinco
componentes básicos:
§ Pensamento Sistêmico;
§ Domínio Pessoal;
§ Modelos Mentais;
§ Visão Compartilhada;
§ Aprendizagem em Grupo.
Entendendo isso:
Pensamento Sistêmico - A abordagem de Peter Senge baseia-se em sistemas. Ele identifica a
organização como uma entidade viva com comportamento e padrões próprios. Para
fortalecer a sua teoria, ele introduz a ideia de “arquétipos sistêmicos”
para auxiliar gerentes a reconhecer padrões repetitivos que causam problemas
recorrentes ou limitam o crescimento.
Domínio pessoal - Todo profissional moderno reconhece a
importância de desenvolver suas competências (Conhecimentos + habilidades +
atitudes) pessoais, mas Senge leva esse conceito adiante, ressaltando a
importância do crescimento espiritual da organização. Segundo Peter Senge, o
verdadeiro crescimento espiritual nos expõe a uma realidade mais profunda. Tal
crescimento pode nos ensinar a ver a realidade atual com mais clareza e, ao
reassaltar a diferença entre a visão e a realidade atual, gera tensão criativa
que resulta em aprendizagem.
De acordo com Peter Senge ‘uma organização que aprende é um grupo de
pessoas que aperfeiçoam continuamente a capacidade de criar o seu futuro,
mudando o ser humano para que produza resultados que lhe interessam e realize
coisas que lhe são importantes’.
Modelos mentais - Peter Senge defende que os profissionais devem construir modelos mentais
para as forças propulsoras da organização. Estes podem ser identificados
facilmente pelos valores e princípios organizacionais - Senge ainda ressalta a
importância dos modelos mentais adquiridos, na esfera organizacional.
Visão compartilhada - Para Peter Senge, a verdadeira criatividade e inovação são baseadas na
criatividade do grupo. Para ele, a visão compartilhada do qual o grupo depende
somente pode ser construída sobre a visão pessoal de seus membros. A visão
compartilhada ocorre quando a visão não é mais vista como separa do eu.
Aprendizagem em grupo - Peter Senge defende que a aprendizagem eficaz ocorre em grupo. Para
isso, envolve diálogo e discussão. Todo diálogo deve ser exploratório e ampliar
possibilidades. Enquanto isso, a discussão serve para reduzir opções
facilitando a escolha das melhores alternativas para o futuro. Ainda segundo
Peter Senge, embora esses processos estejam relacionados, deveriam ocorrem em
momentos distintos.
Senge defende que as pessoas precisam:
o ...deixar de lado suas
antigas formas de pensar (modelos mentais);
o ...aprender a ser receptivas
com os demais (domínio pessoal);
o ...entender como a empresa
funciona (pensamento sistêmico);
o ...fazer um plano que conte
com a concordância de todos (visão
compartilhada);
o ...trabalhar em conjunto para
alcançar a visão (aprendizagem em grupo).
A escala da inferência
Em seu livro, Peter Senge recomenda
uma série de “exercícios” que ajudem no diagnóstico e, consequentemente na
tomada de decisão. O exercício que segue é baseado em uma analogia com
“degraus” para analisar nossos valores, crenças e ações. Descer a escada nos
ajuda a descobrir as razões de nosso comportamento e a evitar conclusões mais
arriscadas.
Os degraus da escada são:
·
Pratico AÇÕES baseadas em minhas crenças;
·
Adoto CRENÇAS acerca do mundo;
·
Tiro CONCLUSÕES;
· Faço PRESSUPOSTOS baseados nos significados que
adicionei a meus modelos mentais;
·
Adiciono SIGNIFICADOS (culturais e pessoais);
·
Seleciono DADOS do que observo;
·
OBSERVO dados e experiências.
Peter Senge
Frases de Peter Senge
“O futuro das organizações e nações dependerá cada
vez mais da sua capacidade de aprender coletivamente.”
“Quando colocadas em um mesmo sistema, as pessoas,
mesmo com diferentes perfis, tendem a produzir resultados semelhantes.”
“A complexidade pode facilmente minar a confiança e
a responsabilidade.”
“Se o gerente de linha não for inovador, a inovação
não irá ocorrer.”
“Existem muitas maneiras de se trabalhar em equipe
que são muito mais gratificantes e produtivas do que o sistema predominante de
administração.”
“Na construção das organizações que aprendem, não
existe um destino final, nem uma situação final, apenas a viagem de toda uma
vida.”
“Na administração de negócios, o que dificulta os
processos de equilíbrio é o fato de as metas serem implícitas e de ninguém
perceber a existência do processo de equilíbrio.”
“Pequenas mudanças podem produzir grandes
resultados – mas, frequentemente, as áreas de maior alavancagem são as menos
obvias.”
“A aprendizagem em equipe é vital, pois as equipes,
e não os indivíduos são a unidade de aprendizagem fundamental nas organizações
modernas.”
“Na administração de negócios, o que dificulta os
processos de equilíbrio é o fato de as metas serem implícitas e de ninguém
perceber a existência do processo de equilíbrio.”
“Um coisa que todo gerente sabe é que muitas das
melhores ideias nunca chegam a ser colocadas em prática. Estratégias brilhantes
não conseguem ser traduzidas em ação.”
“Não force o crescimento; elimine os fatores que o
limitam.”
“Os líderes que tentam mudar a organização
frequentemente se surpreendem ao se verem aprisionados em processos de
equilíbrio.”
“A aprendizagem em equipe é o processo de
alinhamento e desenvolvimento da capacidade da equipe de criar os resultados
que seus membros realmente desejam.”
“O compromisso com o crescimento pessoal é
importante e é especialmente importante para aqueles que ocupam posições de
liderança.”
“O diálogo é uma forma de ajudar as pessoas a verem
a natureza representativa e participativa do pensamento e a se tonarem mais
sensíveis às incoerências de nossos pensamentos.”
“As organizações só aprendem por meio de indivíduos
que aprendem. A aprendizagem individual não garante a aprendizagem
organizacional. Entretanto, sem ela, a aprendizagem organizacional não ocorre.”
“Um erro é um evento cujo benefício ainda não se
transformou em vantagem.”
“A nova visão da liderança nas organizações que
aprendem se centram em tarefas mais sutis e mais importantes.”
“À medida que se fortalece a qualidade dos
relacionamentos, melhora a qualidade dos pensamentos.”
“O mau líder é aquele que as pessoas temem. o bom
líder é aquele que as pessoas homenageiam. o grande líder é aquele de quem se
diz: - Nós mesmos fizemos.”
“Num nível mais profundo, aprender quer dizer
desenvolver a capacidade de produzir consistentemente resultados com ‘uma
certa’ qualidade.”
“Um estratégia que funciona para alguns líderes é
simplesmente manter as inovações abaixo do radar da alta diretoria.”
“Os líderes precisam fazer mais do que apenas
formular estratégias para explorar a mudança. Eles devem ser capazes de ajudar
as pessoas a entenderem as forças que moldam a mudança.”
“As organizações funcionam do jeito que funcionam
por causa da maneira pela qual trabalhamos, pensamos e interagimos; as mudanças
exigidas não são apenas nas organizações, mas em nós também.”
“Os problemas de hoje vem das ‘soluções’ de ontem.”
“Se nosso adversário diminuísse o ritmo, poderíamos
parar de lutar e realizar algumas outras coisas por aqui.”
Fonte e Sítios Consultados
http://elemarjr.net/2011/08/01/peter-senge-e-a-organizao-que-aprender/
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