O Segredo do Sucesso Profissional: Gestão de Competências
É possível analisar num mercado de
trabalho que se encontra cotidianamente competitivo a importância da gestão do
conhecimento, por sua vez, cumpre a finalidade de criar um ambiente de aprendizagem
contínua para que a gestão das competências se torne uma realidade neste
ambiente tão ambicioso para o sucesso profissional, no qual este tema já não é
muito recente em nosso país, porém ainda instiga a investigação na equipe pelo
gerenciamento de pessoas, até porque quando falamos em gestão de Competências
estamos falando das Competências Organizacionais, que busca obter resultados
satisfatórios nos negócios da empresa.
A
Gestão de Competência é uma metodologia que busca superar a concorrência,
diferenciando a organização e criando uma vantagem competitiva e sustentável,
ou seja, adote uma estratégia coerente na equipe de trabalho para alcançar os
propósitos organizacionais. Almejar e suprir as deficiências em seu quadro
funcional para que este objetivo seja concretizado é muito importante e também
é necessário que as dimensões funcionais de gestão de pessoas como a seleção de
talentos, a remuneração e o reconhecimento, e o ponto principal a educação continuada
sejam bem traçados. Isso não significa que para gerir competência é preciso
gerir conhecimento, mas a gestão do conhecimento cria o ambiente propício para
tal.
O
tema competência foi abordado nos estudos feitos por David McClelland (Fleury;200)
no início de 70, quando participava do processo de seleção de pessoal para o
Departamento de Estado Americano. Em 1973, no artigo Testing for competence reather than intelligence, ele afirmava que
os testes tradicionais de conhecimento e inteligência utilizados em seleção,
além de não serem capazes de predizer o sucesso do candidato no trabalho e na
vida, favoreciam preconceitos contra minorias, mulheres e pessoas de nível
socioeconômico inferior.
A partir dessa constatação, McClleand
dedicou-se a encontrar métodos de avaliação que permitissem identificar
variáveis de competência capazes de predizer êxito no trabalho e na vida. Nas
organizações, a palavra competências está relacionada à pessoa seus
conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) e também as tarefas, associadas a
resultados.
Por outro lado, a Gestão por
Competências refere-se às Competências Humanas necessárias para o
desenvolvimento do trabalho, seja individual ou das equipes e que são críticas
para a conquista do sucesso empresarial. A Competência relacionada ao
desenvolvimento do trabalho é focada no CHA das pessoas e referem-se basicamente
ao Pensar, ao Fazer e ao Ser. O conhecimento (pensar) contém os saberes onde
(posicionamento), o quê (aprofundamento), o porquê (investigação), o quando
(informação). As Habilidades (fazer) contém os saberes como Know How, quando
(ponderação)e agir (liderança). Já as Atitudes direcionam ao ser, contém os
saberes, isto é, ser (identidade, querer(desejo) e participar motivação. Por
isso, a noção de competências está relacionada a desempenho profissional, que
exige do funcionário não só saber fazer bem suas atividades, como saber ser um
bom profissional.
Entretanto, para saber ser é
imprescindível saber fazer, mas competência não pode ser restrita a fazer bem
algo, para ser competente, você precisa saber ser competente. Precisa estar
aberto às mudanças, e para mudar é preciso coragem e perseverança, ser
flexível, ter ousadia e segurança em si próprio, acreditar que você é capaz. O
conhecimento só pode ser inovador se, antes de qualquer coisa, você souber
inovar-se. Consiste em um processo contínuo de construção, destruição e
reconstrução. Outro ponto de vital essência são os saberes dos profissionais,
incluindo as competências cognitivas, são eles: saber agir; decidir ; mobilizar
recursos de pessoas, financeiros, entre outros; comunicar;aprender;comprometer-se;
assumir responsabilidades. Sendo assim, para que possamos antes ter
desenvolvido capacidades e habilidades cognitivas, ou seja, competências que
nos permitam aprender a aprender.
Para a organização é fundamental
estabelecer a Gestão por Competências utilizando o planejamento, o primeiro
passo é investigar quais as competências necessárias para o direcionamento dos
objetivos da organização. Com essas informações, devem-se sugerir quais
competências há internamente e estabelecer os objetivos e as metas
estratégicas. Com essas informações deve-se identificar as competências,
sabendo qual é a lacuna entre o desejado e o que se te, planeja-se então como
será a captação ou desenvolvimento, ou seja, se a decisão foi captar
externamente as competências faltantes é importante selecionar, admitir e
integrar. O desenvolvimento deve-se definir o mecanismo a ser utilizado,
disponibiliza-lo e orientar o aproveitamento. Tanto no caso da captação externa
como no desenvolvimento a etapa seguinte é apurar e medir os resultados e
compara-los com os resultados esperados, fazendo as correções necessárias.
Desde os anos 90 alguns modelos de
gestão de competências têm sido introduzidos no Brasil, mas nem sempre trazendo
resultados positivos. Normalmente as organizações demoram a conseguir
estabelecer uma administração mais profissional e capaz de investir na
utilização do potencial humano, ao invés de focar exageradamente a redução de
custos. Como consequência,as pessoas continuam subaproveitadas e submetidas a
injustiças salariais. Atualmente, há organizações que enfatizam a busca por
competências sociais e afetivas, outras competências técnicas. O importante é
que cada organização busque aquelas que são mais adequadas ao seu negócio e
determine um Sistema de Gestão mais adequado às suas necessidades. No momento
às Lideranças, a tendência nas organizações é buscar profissionais executivos
com as seguintes competências: pensamento estratégico, liderança para mudar,
gestão de relacionamentos internos e externos. São ainda consideradas insubstituíveis:
a flexibilidade; a comunicação; a inovação empreendedora; empowering; a
liderança; capacidade de resiliência; administração do stress;orientação para
clientes e para os resultados.
Logo, a Gestão de Competência é um
conjunto de saberes mobilizados em situação de trabalho seus componentes são: conhecimento
específicos colocados em prática; o saber-fazer; as aptidões; a inteligência
pessoal e profissional; as capacidades; à vontade de colocar em prática e
desenvolver as competências. É preciso atentar para a totalidade humana. Uma
perspectiva reducionista da gestão de pessoas na gestão das competências corre
o risco de dar prioridade ao atendimento dos interesses e necessidades
empresariais, podendo, pois se tornar instrumentalizante e tecnicista. A
Competência pressupõe a capacidade de transferência, de aprendizagem e de
adaptação. Não é imitar, mas poder adaptar a conduta às situações novas e
imprevistas; é poder improvisar onde os outros não fazem mais do que repetir.
Fonte e Sítios Visitados
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_13537/artigo_sobre_a_gestao_de_competencias:_o_segredo_para_o_sucesso_profissional!
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