Modelos de Negócios Vencedores Baseados na Web
INTRODUÇÃO: O QUE SÃO MODELOS DE NEGÓCIO?
Em bom português, um modelo de negócios deve ser
capaz de descrever a maneira como uma empresa buscará servir de forma mais
eficiente aos seus stakeholders.
Apesar de se tratar de um tema bastante popular, às
vezes nos parece pouco compreendido. Isso é ainda mais notório quando falamos
sobre os Modelos de Negócio baseados em Web. Sendo assim, o objetivo desse
artigo é elucidar alguns dos Modelos de Negócio que tem alcançado mais sucesso
nos últimos anos.
MODELOS DE NEGÓCIOS BASEADOS EM WEB
CORRETAGEM |
Busca
facilitar as transações entre as partes e cobrar um percentual sobre a
transação
|
E-Bay,
Mercado Livre
|
PROPAGANDA |
Fornecer
conteúdo e serviços misturados a mensagens publicitárias
|
Google,
Globo.com
|
E-MALL |
Coleção
de lojas de marcas reconhecidas.
|
Submarino,
Amazon
|
VENDAS DIRETAS |
Fabricantes
utilizam a Web para Branding, Relacionamento e Vendas.
|
Dell
|
COLABORAÇÃO |
Plataformas
de colaboração que permitem incrementar a colaboração entre indivíduos e/ou
companhias.
|
Wikipedia,
Wiggio
|
I. CORRETAGEM (E-Broker)
Trata-se da versão online de um intermediador de
transações. O modelo de Corretagem é aquele que busca facilitar transações
entre compradores e vendedores e, a partir daí, cobrar um percentual ou uma
taxa fixa sobre essa transação. Geralmente esses modelos utilizam plataformas
chamadas e-marketplaces para dar maior eficiência, segurança e
transparência à transação.
Existem
vários sub-modelosnessa categoria e os mais representativos são:
- Modelos de Leilão de produtos e serviços, como o E-Bay e Mercado
Livre
- Intermediação financeira de transações de e-commerce como Paypal e
PagSeguro
Esses sub-modelos têm basicamente dois objetivos. De um
lado, reduzir as incertezas associadas às transações a medida que aumentam a
transparência e reduzem a assimetria de informações entre as partes. De outro,
reunir em um só lugar um número significativo de potenciais compradores e
vendedores de determinado produto ou serviço.
II. PROPAGANDA
O modelo de publicidade na web é uma extensão do
modelo tradicional de mídia de radiodifusão. A emissora, neste caso, é um site
ou ambiente de Web que fornece conteúdo (geralmente, mas não necessariamente,
de forma gratuita) e serviços (como e-mail, mensagens instantâneas, blogs)
misturado com mensagens publicitárias, sob a forma de banners.
Os banners podem ser a fonte principal ou exclusiva
de rendimento para a emissora. O modelo de publicidade funciona melhor quando o
volume de tráfego é grande ou altamente especializados.
Também existem vários sub-modelos nessa categorias
e os mais representativos são:
- Portais de Internet (Globo.com, UOL, Folha)
- Assinaturas de Conteúdo (Financial Times)
- Classificados Online (OLX, Craiglist)
- Programa de Afiliados
- Propaganda associada ao conteúdo – Content-Targeted Advertising
(Google e Yahoo!)
Com exceção do Content-Targeted Advertising,
esses modelos ainda precisam se provar e, embora já existam alguns sites que
sejam totalmente suportados por anúncios, a falta de estatísticas confiáveis e
a desconfiança de anunciantes ainda são impeditivos comerciais significativos
para esses modelos.
III.
COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-Mall)
Um Shopping Eletrônico é uma coleção de lojas de
marcas reconhecidas (e eventualmente nem tão conhecidas). É um dos modelos de
negócios mais populares no qual distribuidores, atacadistas e, principalmente,
varejistas (tradicionais ou puramente pontocom) utilizam ambientes digitais
para oferecer produtos e serviços a clientes finais. Ou seja, um shopping eletrônico
atua como um intermediário entre os fabricantes e o consumidor final.
Similarmente a um shopping center, E-Malls buscam
lucrar sobre os benefícios auferidos por fabricantes e consumidores finais de
reunir em um só local grande variedade de produtos e serviços.
Consumidores desfrutam de conveniência adicional e
facilidade de comparar diferentes ofertas além de reduzirem as incertezas
associadas a transações online, como segurança de dados, qualidade do produto e
prazo de entrega.
Os fabricantes por sua vez, se beneficiam da
expertise em vender ao consumidor final que os operadores do e-mall têm. Além
disso, reduzem os custos e complexidades de vender produtos via Web.
É importante notar que nesse modelo, não se incluem
as operações online de fabricantes de produtos, como a DELL, por se tratar de
um modelo distinto.
Atualmente,
existem basicamente três tipos de modelos:
- Loja Puramente Virtual (E-Tayler), como o Submarino e
Amazon, que mantém somente operações online
- Click and Mortar (Virtual + Offline), como o Americanas.com ou
CasasBahia.com.br
- Bit Vendor como a Apple iTunes Music Store que somente distribui
produtos e serviços digitais via Web
Esses modelos têm se mostrado bastante competitivos
e, no que refere ao B2B, têm capturado volume expressivo de negócios.
IV.
VENDAS DIRETAS DO FABRICANTE
Nesse modelo, os fabricantes utilizam os ambientes
digitais com três objetivos principais, Branding, Relacionamento e Vendas.
Inicialmente, o modelo é construído para promover
os produtos e serviços da empresa. Em seguida, existem funcionalidades que
buscam otimizar o relacionamento entre a empresa e seus stakeholders, como
webchats ou perfis em redes sociais. E, em último nível, as empresas adicionam
outras funcionalidades que permitirão aos seus clientes transacionarem produtos
e serviços.
Os benefícios para as empresas são o potencial
aumento da demanda, associado a reduções de custos com distribuição,
atendimento e marketing. Além disso, trata-se uma operação 24x7x365.
Os consumidores por sua vez têm acesso a um
portfólio de produtos mais diversificado, têm maior comodidade e eventualmente
até preços mais baixos.
Similarmente ao mundo offline, é possível notar que
fabricantes têm replicado na Web as diferentes modalidades de transferência de
posse e propriedade de produtos e serviços, a saber:
- Distribuição de Propriedade: Modelo no qual ocorre a transferência
da propriedade de um produto para o comprador. A venda de computadores
Dell é o melhor exemplo.
- Leasing ou Licença: Em troca de uma taxa mensal, o comprador recebe
o direito de utilizar o produto desde que os “termos de uso” sejam
respeitados. O melhor exemplo é a aquisição de licenças de uso de
software.
- Utilities: É a principal tendência desse modelo e refere-se a
transações do tipo “pay per use”. O sub-modelo tem sido comum em
transações de do tipo SaaS.
V.
COLABORAÇÃO
Plataformas de colaboração e aprendizado fornecem
um conjunto de funcionalidades em um ambiente digital que permitem incrementar
a colaboração entre indivíduos. As plataformas podem se especializar em funções
específicas (design colaborativo ou compartilhamento de documentos) ou ainda em
prover suporte a um grupo de indivíduos.
As oportunidades de negócio se assentam na
possibilidade de gerir tais plataformas (modelos de subscrição, doação ou taxas
mensais) ou em vender ferramentas específicas que deem suporte à plataforma ou
facilitem a transação entre os participantes. Os melhores exemplos são o Yahoo!
Respostas e a Wikipédia.
Ou seja?
Uma releitura atenta desse artigo indicará que todas
as empresas citadas como exemplo não têm quase nada em comum? Ou seja, quais as
similaridades entre Globo, Google, Amazon, E-Bay ou Apple?
Em alguns casos, os modelos de negócio descritos
são essencialmente releituras eletrônicas de formas tradicionais de se fazer
negócio, tais como o Mercado Livre. Em outros, já são estruturas inovadoras e
complexas que tem redefinido cadeias de valor inteira, vide Google e Dell.
Mas
então, qual o ponto em comum? O que posso aprender com tudo isso?
As empresas listadas têm apenas uma similaridade.
Todas foram capazes de apoiar-se sobre a Internet e sobre as novas tecnologias
de TI e Comunicação com a finalidade de estruturarem um modelo único e com
significativas vantagens competitivas, tais como:
- Mercado Livre e E-Bay: Alavancar e popularizar a
milenar prática de leilões e apoiar a operação em uma complexa rede, com
milhões de nós e com capilaridade global.
- Google: Inverter o fluxo transacional sobre o qual os
anúncios publicitários se assentavam, promovendo maior transparência e
controle para seu verdadeiro cliente – o anunciante.
- Amazon: Possibilitar uma experiência de compra online
única, utilizando o poder da inteligência coletiva (via, comentários e
qualificações) para reduzir drasticamente as incertezas associados às
transações
- DELL: Estruturar uma cadeia de suprimentos
verdadeiramente global, montar uma operação baseada em escala e alta
customização de produtos, além de subverter o esquema tradicional de
distribuição de produtos, e ainda oferecer os produtos a preços populares.
- WIKIPEDIA: Popularizar o poder coletivo da colaboração
que compartilha conhecimento em quase 300 línguas por meio de 15 milhões
de artigos. Atualmente, é o 4º site mais visitado em todo o mundo, com
mais de 310 milhões de visitas únicas diárias.
INCITANDO
A REFLEXÃO
O objetivo desse artigo é auxiliar na reflexão de
como a Web, associada às tecnologias de TI e das Comunicações atuais, poderia
contribuir para a criação de um modelo de negócios único, vencedor e inimitável
para uma empresa tradicional ou empreendimento virtual. Seguem abaixo pequenas
contribuições:
- Como alavancar as possibilidades de transacionar 24x7x365 e em qual
lugar do mundo?
- Como integrar os ambientes digitais aos canais de atendimento,
relacionamento e vendas offline?
- Como promover conversações com clientes e outros stakeholders com
fins a melhoria operacional?
- Como capturar a inteligência coletiva e as informações que milhões
de consumidores e prospects compartilham na Web?
- Como ganhar escala e reduzir os custos da operação?
- Como promover a integração com os demais membros de minha cadeia de
valor e construir uma organização verdadeiramente em rede?
- Como mitigar os eventuais danos que o efeito viral poderia causar à
minha reputação? Como alavancar os eventuais benefícios?
Responder a perguntas como essas fazem parte de um exercício
de reflexão estratégica e não devem acontecer de forma limitada ou isolada.
Por isso, consulte mais artigos infomativos como este e boa sorte.
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