Poder e Autoridade
“Manda
quem pode, obedece quem tem juízo.”
Este ditado encerra toda a sabedoria popular sobre o tema - a autoridade, o poder e a obediência.
O poder é a capacidade, o potencial de influenciar, de impor a vontade sobre as pessoas. Um manto invisível que cobre uma coletividade.
De forma simplificada, o poder se
manifesta em três maneiras (sistemas de poder):
•
Decorrente do cargo (Mandar): sim – não; premiar – punir; permitir – negar;
restringir – ampliar,
•
Decorrente da credibilidade (Influir), aceitação: lobby, política, carisma...
•
Decorrente da competência (Fazer): bem feito – malfeito, fazer o suficiente,
fazer o que deve ser feito.
Os três sistemas de poder se manifestam em formas genéricas de fontes de poder:
•
Coerção: poder de restringir, imposto pelo exercício de punições, castigos,
submissão...
Estão incluídos nesta categoria o exercício
do poder pela força:
1.
Todos
os Bandidos: intimidação pela violência (armas, força
bruta),...
2.
A
maioria dos Ditadores: usurpação do poder, (supressão de
liberdades constitucionais, genocídios...) e
3.
Militares/Policiais:
facultada pelo regime (disciplina rígida, castigos...);
Alguns
Mandantes:
Professores -
exercício da disciplina (promoção, ameaças, castigos),
Religiosos -
postulação de mandamentos, preceitos...,
Chefes
-
atribuições de tarefas, imposição de disciplina,...
Pais
-
rigor na educação função da cultura, religião...
• Recompensa: poder de premiar, promover, incentivar, suprir necessidades (professores, pais, patrões, etc.)
• Legitimado: poder exercido pela escolha, voto, distinção, habilitação:
1. Cargos Públicos:
legislativo, judiciário e executivo...
2. Profissionais liberais:
áreas do conhecimento humano...
3. Personalidades:
cientistas, artistas, escritores...
· Competência:
poder exercido pelas habilidades, conhecimentos e atitudes.
· Referência
(liderança): poder exercido pelo carisma, notoriedade... (Carisma: conjunto de
qualidades de liderança política, social ou religiosas tidas como excepcionais
ou sobrenaturais e que, por isso, levam ao fanatismo popular).
1. Religiosos:
Buda, Maomé, Jesus, Dalai, Pe Cícero...
2. Políticos: Fidel, Sadam, Mao, Churchill, Stalin, Hitler, Vargas,
Khomeini...
3. Fanáticos: A.
Conselheiro, Bin Laden... A autoridade advinda da liderança envolve a
habilidade de levar os outros a fazerem (de bom grado) sua vontade.
Há ainda os poderes institucionais (Estado e setor privado):
•
Diretivos:
detém todas as formas de poder, isto é, mandar, influir, fazer; (proprietários,
acionistas, incorporadores...) definem políticas, diretrizes, objetivos e metas
a serem atingidas (poder de propriedade, de polícia), exercício de determinar
os rumos da instituição. Governo, Ministérios p/ órgãos públicos.
Alta-administração e Conselhos p/ setor
privado,
•
Normativos:
limitam ou padronizam os aspectos operacionais da instituição - definem leis,
decretos, atos, regulamento, normas (poder de restrições). Poder Legislativo, Ministério
do Planejamento, p/ órgãos públicos. Entidades responsáveis pela normatização
de produtos e/ou serviços e Certificadores de Qualidade p/ o setor privado.
•
Controle:
agentes fiscalizadores, exercício de monitoramento e cobrança, controlam e fiscalizam
as atividades da organização (poder de sanções). Órgãos governamentais:
Tribunais de Contas p/ órgãos públicos. Receita Federal, Secretaria do
Trabalho, Sindicatos e Associação de funcionários (CIPA) p/ o setor privado.
•
Pressão:
exercem o poder de influir - ONG´s, Sociedade, Setores da economia (lobistas)
para órgãos públicos. Entidades de classe, Sindicatos, Clientes únicos,
Fornecedores exclusivos p/ o setor privado.
Ter poder não implica necessariamente, ter autoridade. Quem detém o poder tem a opção de conduzir, de impor, de manejar, de castigar outras pessoas, mas, pode não exercê-lo, posto que existem formas de poder (influir e fazer) que se manifestam de maneira não explícita. Já a autoridade é a explicitação e o exercício do poder, quem tem autoridade tem Poder.
Para Max Weber, criador do conceito de burocracia existe três tipos de autoridade:
1. Autoridade Tradicional
(delegada) – autoridade exercida por pessoa ou por delegação de quem detém o
poder de mandar; seu exercício é baseado na Legitimidade (fundamentada na
tradição, hereditariedade, legado, etc.).
2. Autoridade
Carismática – exercício baseado na Utilidade (fundamentada na maximização
do bem-estar coletivo). A autoridade advinda da liderança envolve a habilidade
de levar os outros a fazerem de bom grado sua vontade, porque acreditam no
benefício individual ou coletivo do líder (Lideranças religiosas, políticas,
comunitárias...).
3. Autoridade
Burocrática (legal, racional) – exercício baseado na Legalidade
(fundamentada em leis, regulamentos, normas) e devido ao cargo, função ou
posição definida numa hierarquia prescrita por regras, estatutos, etc. que
pretendem harmonizar e dar estabilidade à entidade.
Diferença entre Autoridade e Poder
A Autoridade e Poder termos têm significados diferentes em Gestão
.
Um
gerente recebe sua autoridade de sua posição ou cargo. Ele recebe sua
autoridade de autoridades superiores. Os gerentes
mais baixos de nível médio e obter a sua autoridade dos gerentes de nível
superior. Os gerentes de nível superior obter a sua autoridade dos
acionistas.
Autoridade sempre flui para baixo. Ela é delegada a partir do topo
para o fundo.
De acordo com Henri Fayol,
"Autoridade é o direito de dar ordens e poder para a obter obediência."
O poder é um conceito
mais amplo do que autoridade. O poder é a capacidade de uma pessoa ou de um grupo para influenciar as crenças
e ações de outras pessoas. É a capacidade de influenciar os acontecimentos.
O Poder pode ser o poder pessoal.
Uma pessoa recebe o seu poder pessoal de sua
personalidade ou de seu conhecimento especializado. Médicos, advogados, engenheiros, programadores,
etc.. obtêm energia a partir de sua experiência e conhecimento profissional.
Poder também pode ser o poder legítimo ou oficial. Este poder vem de uma autoridade
superior.
Na
gestão, autoridade difere de energia das seguintes formas:
1. Natureza
Autoridade
é o direito formal dada a um gerente para tomar decisões ou para comandar.
Poder é a capacidade
pessoal de influenciar os outros ou eventos.
2. Fluxo
Autoridade flui para baixo
na organização. Isso é porque ele é
delegada pelos superiores para os subordinados.
Mesmo subordinados têm poder sobre
seus superiores, se eles podem influenciar o seu comportamento. Então, poder pode
fluir para cima, para baixo ou horizontalmente.
3. Gráficos Organizacionais
Relações de autoridade
(superior-subordinado relacionamentos) pode ser mostrado nos organogramas.
As relações de poder
não pode ser mostrado em organogramas.
4. Nível de Administração
Autoridade depende do nível de gestão. Maior o nível
de gestão, maior será a autoridade e vice-versa.
Poder não depende do nível
de gestão. Poder
pode existir em qualquer nível de gestão.
Mesmo um gerente de nível mais baixo ou um trabalhador pode ter poder para
influenciar o comportamento de um gerente de nível superior.
5. Legitimidade
Autoridade é sempre oficial na natureza. Por isso, é legítimo.
Poder não precisa ser oficial na
natureza. Por isso, não
precisa ser legítimo.
6. Posição e Pessoa
Autoridade é dada a uma
posição ou cargo. O gerente tem a autoridade
somente quando ele sustenta que posição.
Poder reside na
pessoa que o usa.
Fonte
e Sítios Visitados
http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/lideranca/poder-e-autoridade-5142/artigo/
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://kalyan-city.blogspot.com/2011/08/difference-between-authority-and-power.html&ei=VzEOUcPtBIK68AT_44DYCw
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