Quando se fala em Consultor, muitas pessoas, e até mesmo,
profissionais de RH, e empresários têm na sua cabeça a palavra
"VENDEDOR". Mas erroneamente esse termo não se refere nem a profissão
de vendedor ou representante comercial e nem ao profissional de vendas.
Alguns mais esclarecidos sabem exatamente a diferença entre Consultor e
Vendedor.
Continua fácil encontrar anúncios procurando consultores em sites de
recolocação e em consultorias em RH para atuarem como profissionais de vendas ou em outras funções com o titulo de Consultor - foi por esse motivo que resolvemos escrever este artigo para elucidar algumas questões e buscar pelas definições sobre esse profissional.
Definição do Termo: CONSULTOR – É o profissional que, por seu saber, sua
experiência, é procurado para dar ou fornecer consultas técnicas ou pareceres,
a respeito de assuntos relativos a sua especialidade. Tem atuação especifica
que orienta e fornece conhecimentos com alternativa de alcançar um objetivo de
forma mais eficaz do que vem sendo feito. É alguém que tira o relógio do teu
pulso, diz a hora e ainda cobra por isso. Capaz de diagnosticar erros, avaliar
profissionais e orientá-los de qual a melhor maneira de alcançar os objetivos
da organização.
Para Quê Serve um Consultor?
Existem piadas sobre a inutilidade e o valor cobrado por um Consultor.
Elas advêm do fato de que muitos consultores supervalorizam seus serviços. O
mais comum e triste é o despreparo. Muitos profissionais que ficam
desempregados e sem preparo ou experiência de uma hora para outra vira
Consultor. Não tem se quer nem 2 anos de experiência na área em que se dizem
Consultores.
Para se tornar um Consultor é necessário domínio e experiência na área
em que se pretende dar consultoria. Para isso é preciso pelos menos 10 anos de
experiência profissional dentro do ambiente organizacional. O bom Consultor é o
que viveu do lado de dentro da empresa. Teoria só não basta, tem que se ter prática
na área que se pretende dar consultoria. Se não fosse assim qualquer
universitário que se forma poderia fazer um MBA e estaria apto a exercer a
diretoria de qualquer empresa. Mas sabemos que a teoria é muito bom, é o que se
aprende na faculdade, mas, á prática se vive no dia a dia.
É obvio que um bom Consultor alia o domínio profissional à escolaridade.
Mas há que se ter um equilíbrio. Experiência e escolaridade são grandes
diferenciais na hora de contratar um Consultor ou uma Consultoria.
O Consultor é o profissional que entende muito do que se faz na prática
e na teoria. E essa experiência ele já mais copia, ele adquire ao longo se sua
vida profissional. Encara situações, cria soluções e por criar ele cobra.
Afinal experiência tem preço.
Outra característica e importante de um bom consultor é saber ouvir o
cliente. Erra quem acha que aquele que fala muito e ouve pouco é o mais
capacitado. Um Consultor experiente sabe ouvir o cliente e faz isso já na
primeira reunião, é honesto e diz se é possível ou não realizar o que o cliente
almeja. Muitas vezes o cliente solicita algo inviável, mas o comum é que o
cliente não saiba com exatidão o que quer alcançar ou realizar.
Consultores experientes não são baratos, já que pesquisam, analisam, e
geram resultados importantes para a empresa. A finalidade é avaliar, orientar e
ajudar os profissionais da empresa a realizar tarefas, buscar objetivos
estipular metas. Indicar os caminhos mais curtos para alcançar os objetivos da
organização. Corrigir os erros, que normalmente, pelo convívio constante não são
observados.
Como li em um artigo na internet e diga-se, de passagem concordo
plenamente, os problemas de uma empresa ou de uma equipe não se resolve com
"palestras motivacionais", elas só servem mesmo para inicio e término
do trabalho. Isoladas não resolvem absolutamente nada.
Consultor dá consultas, tem 'senioridade' á respeito do que faz, pois
domina e tem experiência. Consultoria é antes de tudo uma relação de
comprometimento, transparência para mudar e melhorar seja lá o que for.
Há no Brasil milhares de consultores bem sucedidos que descobriram o
prazer de trabalhar por conta própria, auxiliando pessoas e empresas a
solucionarem problemas.
O Consultor norte-americano JIM KENNEDY afirma que esse profissional
pode a vir se tornar um super-star se souber aplicar o cérebro junto com boa
aparência e carisma.
Com base na experiência de varias organizações de consultoria dos EUA,
P.W.Shay da ACME (Association of Consulting Management Engineers) de NOVA YORK,
resume as principais características do CONSULTOR de sucesso:
1-Boa saúde física e mental;
2-Ética profissional e cortesia;
3-Estabilidade de comportamento e ação;
4-Autoconfiança;
5-Eficácia pessoal (ímpeto e energia);
6-Integridade (qualidade que engendra a confiança);
7-Independência (capacidade de formar suas próprias opiniões com
discernimento);
8-Competência intelectual;
9-Capacidade de aplicar o bom senso sempre;
10-Capacidade de simplificar a complexidade do problema, (capacidade
analítica);
11-Imaginação criativa;
12-Pericia em relações interpessoais; orientação para o aspecto humano
dos problemas,
13-habilidade para ganhar confiança e o respeito, habilidade para
conquistar a colaboração do cliente, habilidade em transferir conhecimentos,
habilidade em comunicação e persuasão acima da média, escrita, oral, gráfica;
14-Maturidade psicológica (controle emocional e uso da razão).
Se você não identifica algumas dessas características, não se assuste.
Mesmo assim ainda poderá ser um excelente consultor. Só que seu treinamento e
sua dedicação deverão ser mais intensos.
Então não desanime.
Espero que com esse artigo tenha sanado algumas dúvidas sobre o que é um
CONSULTOR.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.artigonal.com/gestao-artigos/o-que-e-um-consultor-614386.html
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