Lojas Virtuais
O
que são Lojas Virtuais. O surgimento das
lojas virtuais. Planejamento e implantação de lojas virtuais. Como se realiza a
venda pela Internet
Lojas Virtuais - Conceito
Muito embora toda loja virtual seja um
web-site, nem todo site é uma loja virtual, ou seja, nem todo site vende
produtos ou serviços on-line. Existem inúmeras outras funções desempenhadas
pelos sites além da venda direta, tais como divulgação institucional, compras,
relações com fornecedores, treinamento de funcionários, e diversas outras.
Esses sites não são considerados lojas virtuais, tendo em vista que lojas
virtuais são sites de e-commerce, onde o cliente visualiza e escolhe seu
produto, coloca no carrinho de compras e passa no caixa para realizar o
pagamento, num processo totalmente on-line.
A importância das Lojas Virtuais
As lojas virtuais desempenham um papel estratégico para qualquer negócio
na Internet. É nas lojas virtuais que o visitante será apresentado aos produtos
e, quiçá, vai se sentir motivado para realizar a compra. Partindo-se da
premissa que os produtos são de interesse do visitante e estão sendo oferecidos
a um preço justo, a decisão de compra vai depender da qualidade da loja virtual
em transmitir informações precisas ao comprador; além da confiabilidade,
segurança e facilidade de navegação encontrada.
O planejamento das Lojas Virtuais
Estrutura das Lojas Virtuais
A rigor, lojas virtuais são uma série
de sistemas que vão interagir com o usuário; de tal forma que ele possa
realizar ações que, preferencialmente, culminem com uma compra. Esses sistemas
podem ser adquiridos de terceiros ou desenvolvidos internamente, mas é
fundamental que funcionem a contento, dando respostas ágeis e eficientes aos
usuários 365 dias por ano, 24 horas por dia. Você pode estar em um barco no
Caribe comemorando o réveillon, mas suas lojas virtuais deverão estar no ar
atendendo seus clientes.
Hospedagem das Lojas Virtuais
O correto funcionamento das lojas
virtuais, 24hs por dia, 360 dias por ano depende primordialmente de um bom
provedor de serviços de hospedagem. Não vale a pena economizar aqui. Mesmo
porque, o custo desse tipo de serviço está bem acessível no Brasil, graças a
grande concorrência de fornecedores de infraestrutura.
Lojas Virtuais e segurança nas
transações
No mundo de cimento, costuma-se dizer
que nada é 100% seguro, tanto assim que nas lojas tradicionais existe uma
margem de perdas considerada aceitável pelos comerciantes. Na Internet esse
princípio também é válido, mas é importante se precaver para minimizar o risco.
Os problemas que ocorrem com mais frequência no caso das lojas virtuais são a
Clonagem da loja, Invasão de sistemas e acesso a informações sigilosas.
Problemas que são evitados com a certificação do site, encriptação das
informações e outras medidas de segurança já acessíveis ao empreendedor na
Internet.
Parceiros financeiros e meios de
pagamento
As Lojas Virtuais devem disponibilizar aos seus clientes diversas opções
de pagamento. Tradicionalmente, o boleto bancário e o cartão de crédito são os
meios mais disponibilizados pelos lojistas. Quanto mais opções de pagamento
houver, melhor para os clientes, porém, existem considerações relacionadas a
custos durante a montagem dos sistemas de pagamento e a escolha do banco e
operadora de cartões que devem ser consideradas pelo lojista.
Fonte e Sítios Visitados
Baseado no eBook:"Lojas Virtuais - Como vender na Internet"
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