Brasil faz parte do seleto grupo dos gigantes do
e-commerce
O Facebook ainda é, sem dúvida, a maior
Rede Social do mundo e na segundo várias opiniões não vai ser uma rede a ser
batida tão fácil, porém, devemos lembrar que em 1 ano de existência o Google +
chegou a 400 milhões de usuários, muito mais que o Facebook no mesmo período.
Twitter, LinkedIn, Pinterest, Instagram vem logo atrás como redes que mais crescem.
Por mais que os fãs de mídias sociais
estejam em todos esses players a briga entre eles é muito boa. Sorte dos
apaixonados pela web. Oportunidade para nós, planners digitais e nossas
estratégias de negócio com as marcas. E não ache que as redes vão parar por ai,
pois tem muita coisa surgindo, vale lembrar que até Janeiro de 2012, o
Pinterest era desconhecido para milhares de pessoas que hoje quase “não vivem
sem”.
Entre as tendências para 2013, está o
maior uso do Mobile. Essa é uma tendência meio clara, pois devemos passar, no
Brasil, dos 300 milhões de aparelhos vendidos antes do Dia das Mães, o que
reforça o maior uso das redes pelo Mobile, pois muitas pessoas trocaram seus
celulares por smartphones, alem de comprarem novos celulares.
Só no Brasil, 60% dos acessos ao
Facebook já são via Mobile (Celular e Tablet). O poder de foco no Mobile é
maior que o do PC, o desafio nos próximos anos será manter o foco do usuário
nas páginas das redes, está ai, o nosso papel como planner, ser o mais
relevante possível!
As Redes Sociais estão, há algum
tempo, apostando no comportamento do consumidor via Mobile. O Tablet surgiu em
2010, se consolidou em 2011 e 2012 e a partir de 2013 deve se tornar um produto
mais presente nos lares brasileiros, cerca de 30% dos celulares no Brasil são
smartphones e a tendência é que as pessoas troquem seus aparelhos normais por
smartphones. O maior motivo? Acessar as Redes Sociais do ônibus, do taxi, do
Metrô, do Shopping, do restaurante, da lanchonete, enquanto a namorada se troca
para sair… enfim, os motivos são diversos e sempre surgiram novos. Até escolas
estão se adaptando a essa novidade e vendo como usar essa facilidade
tecnológica no aprimoramento do ensino.
Pensando nisso é que as Redes Sociais
estão crescendo nas suas estratégias para o imenso mercado Mobile no mundo, e o
Brasil, não poderia ficar de fora. Não somos o país com mais celulares por
habitante, mas com certeza, somos o povo mais apaixonado por Redes Sociais no
mundo, por isso, sempre que tem um tempinho, acessamos as redes. Seja de onde
for. Com os acessos móveis está cada vez mais fácil e as redes estão fazendo de
tudo para deixar ainda mais fácil, pois, da mesma forma que o “Facebook Every
Phone” é um aplicativo para que qualquer celular, sem necessidade de ser um
smartphone, pode acessar a rede, o LinkedIn já lançou aplicativos para diversos
aplicativos móbile.
Vale lembrar, que recente pesquisa
mostrou que dos 75 milhões de smartphones no Brasil, 0,4% são iPhones e 60%
Android. Vai ainda pensar na sua marca apenas no iPhone? Até o Windows Mobile é
maior que o iPhone! Ou seja, se você está pensando em ações de Redes Sociais já
comece a pensar em como trabalhar essas ações via Mobile, pois isso não é uma
tendência e sim uma realidade para 2013, 2014, 2015…
Inclusive
o crescimento do e-commerce no Brasil pode colocar o país no
rol de nações com maior participação neste setor? Segundo dados divulgados pela
consultoria italiana Translate, sim. O estudo mostra que o país figurará em
quarto lugar neste ranking até 2016. Esta é a manchete principal da segunda
edição do ano da Newsletter da WBI Brasil.
O
informativo traz, ainda, informações sobre o sistema de busca social anunciado pelo Facebook. A nova
ferramenta mostra resultados baseados em conteúdos que o usuário curtiu
('Likes', em inglês), músicas, lugares, vídeos, fotos e interesses. O
crescimento das receitas globais oriundas da publicidade
online também são destaque nesta edição da
Newsletter. Segundo a consultoria eMarketer, elas devem ter um crescimento de
15,1% no mundo inteiro em 2013, alcançando cerca de 118 milhões de dólares.
Com
periodicidade quinzenal, distribuída para um público de mais de 40 mil pessoas,
a Newsletter da WBI Brasil é fonte de informação para quem quer se manter
atualizado sobre assuntos relacionados à comunicação digital. A News é composta
por matérias veiculadas em grandes portais do país com conteúdo voltado à
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Fonte e Sítios Visitados
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