O Futuro está na sustentabilidade
Inúmeras marcas, produtos e
serviços derivados de práticas sustentáveis estão cada vez mais ganhando espaço
por conta do diferencial competitivo de mercado, uma exigência dos
consumidores das empresas, independentemente do porte que ela possua. Mas, para
que mudanças sejam notadas, é necessária uma mudança em prol da sustentabilidade
que deve existir em toda a cadeia hierárquica da empresa..
Muito mais do que cumprir uma legislação ambiental, o pequeno empreendedor deve investir em práticas de sustentabilidade ambiental construindo uma estratégia para criar uma nova imagem e gerar uma maior confiança do consumidor, tornando-se assim, uma empresa mais inovadora e competitiva.
O consumidor final já incorpora conceitos de
sustentabilidade, impondo ao mercado sua preferência. E no encadeamento
produtivo, grandes empresas exigem cada vez mais ações socialmente responsáveis
e ambientalmente corretas de seus fornecedores, em geral, micro e pequenas
empresas. A tendência, então, é de crescimento da demanda por produtos e
serviços sustentáveis, o que influencia a produção, portanto, a oferta. Para
que um pequeno negócio seja sustentável e competitivo é preciso inovar e
fazer investimentos, simples ou complexos, de acordo, por exemplo, com o grau
de impacto ambiental gerado por ele. E quando uma empresa adota boas práticas,
consegue reduzir seus custos operacionais significativamente e, em médio prazo,
obtém retorno financeiro. O SEBRAE, por meio do Programa SEBRAtec,
subsidia a implantação de tecnologias limpas, elabora o projeto e cobre 80% ou
até 90% dos custos do empresário. Além disso, já há instituições financeiras
que oferecem linhas de crédito voltadas à implementação dessas práticas.
|
2 – Quais as vantagens que um empreendedor pode ter
ao adotar ações/produtos pensando na sustentatibilidade?
Os benefícios são muitos e transpõem a redução de
impactos ambientais. Começam pelo diferencial de mercado e melhoria da imagem
da empresa, que passa a lucrar socialmente após adotar boas práticas. A
confiança da sociedade no empreendimento aumenta e dessa forma é
possível atender a clientes mais exigentes. Financeiramente, podemos citar o
crescimento da rentabilidade e da lucratividade, assim como a diminuição
de custos de produção e de destinação final de resíduos impactantes, por
meio de coleta seletiva estruturada. Hoje, as empresas que se antecipam e
adotam processos, gestão e práticas sustentáveis são inovadoras e mais
competitivas.
3 – Como é possível um pequeno empreendedor iniciar
um projeto sustentável?
O empreendedor interessado em iniciar um pequeno
negócio sustentável deve atentar-se ao ciclo de vida dos materiais que utiliza,
além de agregar valor aos resíduos gerados pela atividade. Temos exemplos de
pequenos negócios que se tornaram mais rentáveis e lucrativos por meio da
implementação de práticas sustentáveis, apenas reorganizando a logística de
utilização de insumos como água e energia. Verificamos recentemente que a
maioria dos proprietários das micro e pequenas empresas estão
comprometidos com questões ambientais, como revelou a sondagem feita pelo SEBRAE.
De acordo com a pesquisa, os empresários do segmento de pequeno porte praticam
ações como coleta seletiva de lixo (70,2% dos entrevistados), controle de
consumo de papel (72,4%), controle de consumo de água (80,6%), controle de
consumo de energia (81,7%) e uso adequado de resíduos tóxicos, como solventes,
produtos de limpeza e cartucho de tinta (65,6%). A sondagem considerou 3.912
entrevistas feitas com donos de micro e pequenas empresas em todo o país.
4 – Qual o maior desafio do empreendedor em relação
à sustentabilidade no negócio?
O maior desafio em relação à sustentabilidade nos
pequenos negócios é sensibilizar empresários sobre a necessidade de mudar a
cultura organizacional, alterar modelos já consolidados e adotar um sistema de
gestão ambiental. Quando o dono do negócio percebe a importância de promover a
nova cultura, ele pode estimular o engajamento da equipe por meio da captação e
valorização de ideias sustentáveis que sejam discutidas de forma transversal
entre os colaboradores da organização. É importante, porém, que o empresário
perceba as novas tendências e se adapte, promovendo as mudanças e inovações
necessárias para garantir maior competitividade ao seu negócio.
Planejamento Estratégico: Pensando o Futuro da sua Empresa
ü
Conceito de Planejamento Estratégico
Na Administração de Empresas
moderna, o conceito de Planejamento Estratégico é um dos instrumentos
mais importantes. Planejamento Estratégico consiste em um processo de gerencia
contínuo e persistente onde o gestor, ou gestores, responsáveis pela empresa
determinam os parâmetros que a companhia deve seguir no curto, médio e longo
prazo.
Uma vez estabelecidos os
objetivos de médio e longo prazo da empresa, o planejamento estratégico passa
também a definir as diretrizes diárias da empresa, buscando e fornecendo aos
administradores informações para tomada das melhores decisões.
É preciso se adiantar ao mercado,
prever as tendências, uma empresa que não tem planejamento é como uma folha
seca solta ao vento: ela se move ao sabor do acaso, não se sabe onde ela pode
parar.
Em relação aos administradores, é
preciso saber focar os objetivos: Se todo o foco for dado ao planejamento de
longo prazo, as questões operacionais vão acabar sendo negligenciadas e a
empresa vai perder eficiência, no entanto, se todo o foco for dado ao dia-a-dia
da empresa, as questões estratégicas vão acabar sendo negligenciadas e a
empresa vai perder o rumo, ficando estagnada. A empresa deve ter um
objetivo, deve ter uma razão de ser.
O administrador não deve se
tornar uma espécie de bombeiro, apagando “incêndios” toda vez que um novo
problema surge, o administrador além de se preocupar em apagar o fogo, deve
sempre também buscar as origens dos incêndios.
ü
Estabelecimento do Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico pode ser implementado
com base em 4 passos básicos:
Dentro do planejamento
estratégico, Missão Corporativa pode ser entendida como o a razão de ser
da empresa. É a missão corporativa que define para onde serão direcionados os
esforços diários dentro da companhia.
2. Análise e
Determinação da Situação da Empresa
Na segunda etapa do
estabelecimento do planejamento estratégico, a situação da empresa deve ser
analisada e bem determinada. Afinal ( pelo menos não no curto prazo ) não se
pode buscar objetivos que estejam fora do alcance e escopo da empresa. É
preciso conhecer bem a situação atual, para poder dar o próximo passo com
segurança. Para se determinar com clareza a situação da empresa, dois fatores
devem ser levados em conta: Análise Externa e Análise Interna.
- Análise Externa: Como análise externa, podemos entender
basicamente como a análise do mercado e também da concorrência da empresa.
Conhecer bem o mercado e conhecer bem o que está sendo disponibilizado
pela concorrência, faz toda a diferença no estabelecimento de metas
concisas para a empresa.
3. Definição
Precisa dos Objetivos da Empresa
Uma vez definida a missão
corporativa da empresa, uma vez conhecida à situação externa e interna da
empresa, através da realização dos estudos de gestão patrimonial, chega a hora
de definir precisamente os objetivos da empresa. Quando se tem conhecimento,
melhores metas, metas mais realistas podem ser traçadas.
Do mesmo modo que a empresa não
deve desperdiçar seu potencial de crescimento focando em objetivos medíocres,
também não pode gastar toda a sua energia tentando atingir um objetivo
impossível. Para definir as metas da empresa, antes de qualquer coisa, é
preciso conhecimento.
4. Definição
das Estratégias da Empresa
Agora que as metas foram
estabelecidas, chega a hora da ação. Na fase de definição das
estratégias, é o momento em que os gestores vão planejar e atribuir as tarefas
a todos os envolvidos na empresa para que as metas sejam atingidas. Se a
empresa planejou bem, analisou corretamente o mercado, definiu objetivos
viáveis e adotou estratégias inteligentes, com certeza irá atingir seus
objetivos. Uma vez que um objetivo é atingido, o processo pode então ser
reiniciado e um objetivo maior pode ser buscado.
Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/gestao-e-administracao/planejamento-estrategico-futuro-empresa/
Sítios Consultados
Nenhum comentário:
Postar um comentário