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20 de dezembro de 2012

Sustentabilidade e o Planejamento Estratégico


O Futuro está na sustentabilidade
 
 
 
Inúmeras marcas, produtos e serviços derivados de práticas sustentáveis estão cada vez mais ganhando espaço por conta do diferencial competitivo de mercado, uma exigência dos consumidores das empresas, independentemente do porte que ela possua. Mas, para que mudanças sejam notadas, é necessária uma mudança em prol da sustentabilidade que deve existir em toda a cadeia hierárquica da empresa..

        Muito mais do que cumprir uma legislação ambiental, o pequeno empreendedor deve investir em práticas de sustentabilidade ambiental construindo uma estratégia para criar uma nova imagem e gerar uma maior confiança do consumidor, tornando-se assim, uma empresa mais inovadora e competitiva.


        Para tirar as dúvidas dos empreendedores sobre como ingressar suas empresas práticas sustentáveis, confira a entrevista do Pensando Grande com Carlos Alberto dos Santos, com o diretor-técnico do SEBRAE, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas:

 1 – Muitas empresas ainda não estão 100% envolvidas com a sustentabilidade. A que fator você atribui esse cenário?

O consumidor final já incorpora conceitos de sustentabilidade, impondo ao mercado sua preferência. E no encadeamento produtivo, grandes empresas exigem cada vez mais ações socialmente responsáveis e ambientalmente corretas de seus fornecedores, em geral, micro e pequenas empresas. A tendência, então, é de crescimento da demanda por produtos e serviços sustentáveis, o que influencia a produção, portanto, a oferta. Para que um pequeno negócio seja sustentável e competitivo é preciso inovar e fazer investimentos, simples ou complexos, de acordo, por exemplo, com o grau de impacto ambiental gerado por ele. E quando uma empresa adota boas práticas, consegue reduzir seus custos operacionais significativamente e, em médio prazo, obtém retorno financeiro. O SEBRAE, por meio do Programa SEBRAtec, subsidia a implantação de tecnologias limpas, elabora o projeto e cobre 80% ou até 90% dos custos do empresário. Além disso, já há instituições financeiras que oferecem linhas de crédito voltadas à implementação dessas práticas.




2 – Quais as vantagens que um empreendedor pode ter ao adotar ações/produtos pensando na sustentatibilidade?

Os benefícios são muitos e transpõem a redução de impactos ambientais. Começam pelo diferencial de mercado e melhoria da imagem da empresa, que passa a lucrar socialmente após adotar boas práticas. A confiança da sociedade no empreendimento aumenta e dessa forma é possível atender a clientes mais exigentes. Financeiramente, podemos citar o crescimento da rentabilidade e da lucratividade, assim como a diminuição de custos de produção e de destinação final de resíduos impactantes, por meio de coleta seletiva estruturada. Hoje, as empresas que se antecipam e adotam processos, gestão e práticas sustentáveis são inovadoras e mais competitivas.

 
3 – Como é possível um pequeno empreendedor iniciar um projeto sustentável?

O empreendedor interessado em iniciar um pequeno negócio sustentável deve atentar-se ao ciclo de vida dos materiais que utiliza, além de agregar valor aos resíduos gerados pela atividade. Temos exemplos de pequenos negócios que se tornaram mais rentáveis e lucrativos por meio da implementação de práticas sustentáveis, apenas reorganizando a logística de utilização de insumos como água e energia. Verificamos recentemente que a maioria dos proprietários das micro e pequenas empresas estão comprometidos com questões ambientais, como revelou a sondagem feita pelo SEBRAE. De acordo com a pesquisa, os empresários do segmento de pequeno porte praticam ações como coleta seletiva de lixo (70,2% dos entrevistados), controle de consumo de papel (72,4%), controle de consumo de água (80,6%), controle de consumo de energia (81,7%) e uso adequado de resíduos tóxicos, como solventes, produtos de limpeza e cartucho de tinta (65,6%). A sondagem considerou 3.912 entrevistas feitas com donos de micro e pequenas empresas em todo o país.

 

4 – Qual o maior desafio do empreendedor em relação à sustentabilidade no negócio?

O maior desafio em relação à sustentabilidade nos pequenos negócios é sensibilizar empresários sobre a necessidade de mudar a cultura organizacional, alterar modelos já consolidados e adotar um sistema de gestão ambiental. Quando o dono do negócio percebe a importância de promover a nova cultura, ele pode estimular o engajamento da equipe por meio da captação e valorização de ideias sustentáveis que sejam discutidas de forma transversal entre os colaboradores da organização. É importante, porém, que o empresário perceba as novas tendências e se adapte, promovendo as mudanças e inovações necessárias para garantir maior competitividade ao seu negócio.

 Fonte: http://www.pensandogrande.com.br/o-futuro-das-empresas-esta-na-sustentabilidade



Planejamento Estratégico: Pensando o Futuro da sua Empresa

 Já parou para pensar no planejamento futuro da sua empresa, onde você quer levar a sua empresa daqui a 5 anos ? Conheça os conceitos básicos do planejamento estratégico.

 



ü Conceito de Planejamento Estratégico

Na Administração de Empresas moderna, o conceito de Planejamento Estratégico é um dos instrumentos mais importantes. Planejamento Estratégico consiste em um processo de gerencia contínuo e persistente onde o gestor, ou gestores, responsáveis pela empresa determinam os parâmetros que a companhia deve seguir no curto, médio e longo prazo.

Uma vez estabelecidos os objetivos de médio e longo prazo da empresa, o planejamento estratégico passa também a definir as diretrizes diárias da empresa, buscando e fornecendo aos administradores informações para tomada das melhores decisões.

É preciso se adiantar ao mercado, prever as tendências, uma empresa que não tem planejamento é como uma folha seca solta ao vento: ela se move ao sabor do acaso, não se sabe onde ela pode parar.

Em relação aos administradores, é preciso saber focar os objetivos: Se todo o foco for dado ao planejamento de longo prazo, as questões operacionais vão acabar sendo negligenciadas e a empresa vai perder eficiência, no entanto, se todo o foco for dado ao dia-a-dia da empresa, as questões estratégicas vão acabar sendo negligenciadas e a empresa vai perder o rumo, ficando estagnada. A empresa deve ter um objetivo, deve ter uma razão de ser.

O administrador não deve se tornar uma espécie de bombeiro, apagando “incêndios” toda vez que um novo problema surge, o administrador além de se preocupar em apagar o fogo, deve sempre também buscar as origens dos incêndios.

 

ü Estabelecimento do Planejamento Estratégico

 
 

O Planejamento Estratégico pode ser implementado com base em 4 passos básicos:

 1. Definição da Missão Corporativa da Empresa

Dentro do planejamento estratégico, Missão Corporativa pode ser entendida como o a razão de ser da empresa. É a missão corporativa que define para onde serão direcionados os esforços diários dentro da companhia.

 Qual o perfil dos clientes da empresa? Qual é o negócio da empresa? O que a companhia busca trazer para os seus clientes? O objetivo da empresa é focar em clientes pontuais, ou na massa em geral? Pensar sobre este assunto e saber precisamente a resposta para estas perguntas pode fazer toda a diferença. A missão corporativa do Google, por exemplo, segundo a própria companhia é: organizar toda a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil. Enquanto a Ferrari, por exemplo, se concentra em fabricar carros esportivos de luxo (que poucos clientes pode adquirir), a Nissan foca no mercado da classe média, produzindo carros baratos e econômico (que muitos clientes pode adquirir). Dentro do contexto da administração, é a missão corporativa que determina o que a empresa vai ser.

2. Análise e Determinação da Situação da Empresa

Na segunda etapa do estabelecimento do planejamento estratégico, a situação da empresa deve ser analisada e bem determinada. Afinal ( pelo menos não no curto prazo ) não se pode buscar objetivos que estejam fora do alcance e escopo da empresa. É preciso conhecer bem a situação atual, para poder dar o próximo passo com segurança. Para se determinar com clareza a situação da empresa, dois fatores devem ser levados em conta: Análise Externa e Análise Interna.

  • Análise Externa: Como análise externa, podemos entender basicamente como a análise do mercado e também da concorrência da empresa. Conhecer bem o mercado e conhecer bem o que está sendo disponibilizado pela concorrência, faz toda a diferença no estabelecimento de metas concisas para a empresa.

 Análise Interna: A análise interna da empresa entende como determinação da situação interna precisa da empresa. A primeira iniciativa que a empresa deve tomar para realizar uma boa análise interna é passar por um processo de determinação e catalogo dos ativos patrimoniais. Esta tarefa realizada através da implementação do processo de gestão patrimonial. Quanto maior a empresa, mais complexa será a determinação dos ativos patrimoniais e também mais importante será a mesma. A realização de uma boa consultoria em gestão patrimonial sempre auxilia na tomada das melhores decisões.

3. Definição Precisa dos Objetivos da Empresa

Uma vez definida a missão corporativa da empresa, uma vez conhecida à situação externa e interna da empresa, através da realização dos estudos de gestão patrimonial, chega a hora de definir precisamente os objetivos da empresa. Quando se tem conhecimento, melhores metas, metas mais realistas podem ser traçadas.

Do mesmo modo que a empresa não deve desperdiçar seu potencial de crescimento focando em objetivos medíocres, também não pode gastar toda a sua energia tentando atingir um objetivo impossível. Para definir as metas da empresa, antes de qualquer coisa, é preciso conhecimento.

4. Definição das Estratégias da Empresa

Agora que as metas foram estabelecidas, chega a hora da ação. Na fase de definição das estratégias, é o momento em que os gestores vão planejar e atribuir as tarefas a todos os envolvidos na empresa para que as metas sejam atingidas. Se a empresa planejou bem, analisou corretamente o mercado, definiu objetivos viáveis e adotou estratégias inteligentes, com certeza irá atingir seus objetivos. Uma vez que um objetivo é atingido, o processo pode então ser reiniciado e um objetivo maior pode ser buscado.


Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/gestao-e-administracao/planejamento-estrategico-futuro-empresa/

 

Sítios Consultados


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