6 de abril de 2011

Administração Estratégica - Formatação

FORMATAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Todo o trabalho deverá ser construído de acordo com as normas da ABNT. Arial 12 – espaço simples entre linhas – dentro das figuras e tabelas arial 11.
AV1 – Itens 1,2 e 3 até Plano de Ação - completo
AV2 – Itens 1,2,3 até Cronograma Estratégico
AV4 – Itens 1,2 e 3 completos em muito bem formatado.
Vide modelo em anexo – modelo de TCC

1)   Estrutura legal da empresa – Tipo de Sociedade, Definição do Negócio, Equipe, Oportunidades de crescimento, Produtos e Serviços, Tecnologia e processos, Vantagens Competitivas, Setor, Clientes, Fornecedores, Concorrentes, Localização estratégica.

2)   Plano de Negócio - resumido
a)   Ramo de atividade: Por que escolheu este negócio?
b)   Mercado consumidor: Quem são os clientes? O que tem valor para os clientes?
c)   Mercado fornecedor: Quem são os fornecedores de insumos e serviços?
d)   Mercado concorrente: Quem são os concorrentes?
e)   Produtos/Serviços a serem ofertados: Quais são as características dos produtos/serviços? Quais são os seus usos menos evidentes? Quais são as suas vantagens diante dos concorrentes? Como criar valor para o cliente por meio dos produtos/serviços?
f)    Localização: Quais são os critérios para avaliação do local ou do “ponto”?
g)   Processo operacional: Como sua empresa vai operar etapa por etapa? (Como fazer?) Como fabricar? Como vender? Como fazer o serviço? Qual trabalho será feito? Quem o fará? Com que material? Com que equipamento? Quem tem conhecimento e experiência no ramo? Como fazem os concorrentes?
h)   Previsão de produção, previsão de vendas ou previsão de serviços: Qual é a necessidade e a procura do mercado? Qual é a sua provável capacidade de produção? Qual é a disponibilidade de matérias-primas e de insumos básicos? Qual é o volume de produção/vendas/serviços que você planeja para seu negócio?
i)     Análise financeira: Qual é a estimativa da receita da empresa? Qual é o capital inicial necessário? Quais são os gastos com materiais? Quais são os gastos com pessoal de produção? Quais são os gastos gerais de produção? Quais são as despesas administrativas? Quais são as despesas de vendas? Qual é a margem de lucro desejada?
j)     Recursos humanos: Qual é a estrutura funcional necessária? Quais os níveis de conhecimento desta estrutura? Quantas são as funções da empresa? Quantos colaboradores são necessários em cada função? Qual o salário e seus custos para cada colaborador?

3)   Planejamento Estratégico
a)   Histórico / Introdução – 20 linhas
b)   Visão da empresa
c)   Missão da empresa e Valores.
d)    Diagnóstico Interno - detalhado
e)    Diagnóstico Externo  - Amplo
f)    Identificação dos Aspectos do Macro Ambiente (7)
g)    Definir o tempo do planejamento (5 anos)
h)    Hierarquia dos Objetivos
i)      Hierarquia das Estratégias
j)     Plano de Ação (tabela)
k)   Novo Produto
l)     Pergunta Estratégica para tomada de decisão
m) FCS – Fatores Críticos de Sucesso
n)   Cronograma Estratégico
o)    Plano de MKT
p)   Plano Comercial
q)    Plano de Inovação
r)     Plano de Investimentos.
s)   Plano Financeiro
t)     *Mão de Obra,
u)   *Despesas Administrativa,
v)   *Produtos, Serviços, Insumos,
w)  *Prev. de Faturamento, Impostos, Financiamentos,
x)   *Origem e Aplicação de Recursos,
y)   *Projeção dos resultados,
z)   *Projeção de Fluxo de Caixa,

aa)              *Previsão de Vendas,
bb)              *Ponto de Equilíbrio,
cc)               Construir, para o setor de atividade, quatro Cenários Prospectivos.
dd)               Estabelecer o valor de venda do projeto.
ee)               Considerações finais.

a)    Referências

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