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Administração no Blog

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8 de outubro de 2020

e-commerce em tempos de crise - veja como administrar

 




Nos dias de hoje é comum encontrar milhares de empresas sentindo as consequências daquela ‘pancada’ que a pandemia do Corona Vírus deu (e ainda está batendo) na economia mundial. Mesmo com o Banco Central abaixando muito a taxa básica de juros da economia brasileira, isso por si só não foi suficiente para reerguer a economia. A paralização das empresas em virtude da pandemia e a redução do consumo das famílias brasileiras levaram o encerramento de muitas empresas e isso trouxe um aumento expressivo no número de desempregados aqui no Brasil. Contudo, o segmento das vendas do comércio eletrônico disparou em virtude da impossibilidade das compras presencias devido à pandemia e isso também fez com que os empresários desse ramo ficassem mais atentos as melhores formas de manter uma estabilidade e controlar os custos da sua loja virtual.

 


Mesmo com esse crescimento do mercado on-line é preciso que os empreendedores sempre estejam preparados para enfrentar momentos difíceis pela frente e para isso listaremos algumas lições de casa que visam ajudar na administração desse negócio:


 

Investimento é prevenção: Um pensamento comum é que quando as vendas começam a se desestabilizar é preciso cortar e reduzir gastos, isso não está errado. Porém, nesses momentos de crise é normal que os preços da indústria caiam e, dependendo do negócio, essa pode ser a hora certa para investir em maquinários ou softwares. Estamos nos referindo em aquisições necessárias para aperfeiçoar a sua atividade, o que pode aumentar a produtividade e fortalecer o faturamento em longo prazo.

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Controle financeiro: Estando em tempos de crise ou não as empresas precisam manter um controle financeiro rigoroso, cortando gastos a fim de evitar o endividamento, fato esse que ajuda muito a sobrevivência num cenário de retração. A boa e velha planilha com projeções de receitas e gastos é indispensável. Nunca misture o montante destinado a investimentos com o dinheiro do caixa.

 



Entregas com mais agilidade: Esse é um tópico válido em qualquer época – Todos que realizam compras na internet estão em busca de qualidade, preço e, claro, agilidade nas entregas. Manter um controle rigoroso do estoque e definir um horário do dia para separar os produtos comprados e entregá-los aos Correios ou à transportadora é uma tarefa importantíssima para o negócio. Nunca esquecer a atualização do status do processo para que seu cliente possa acompanhar tudo pela internet.

 


Considere trocar os fornecedores: É certo que estar atento a melhores ofertas de negócio é muito importante e os períodos de crise não são diferentes, sempre vale a pena reavaliar os seus fornecedores. Buscar no mercado por empresas que ofereçam melhores condições de pagamento, preços mais em conta, mas que isso não represente uma queda na qualidade do seu serviço ou produto. Sempre é possível encontrar melhores opções e reduzir os gastos.

 


Dólar nas alturas: Com a alta do dólar (como estamos presenciando em setembro/2020) isso representa um aumento significativo no preço dos produtos importados, isso quer dizer que a procura por produtos feitos no Brasil cresce bastante. Os empresários precisam aproveitar a oportunidade para pesquisar os produtos mais comprados no exterior e que se encaixam no perfil do seu negócio e investir na venda desses artigos, porém produzidos no Brasil. Antes de investir, é preciso avaliar se será possível ofertar esses produtos em melhores condições do que os importados.

 


Parcelado, à vista ou no boleto: Muitos clientes procuram por boas condições de pagamento (ainda mais nesses tempos de pandemia) e, muitas vezes, preferem comprar um produto um pouco mais caro, mas que possa parcelar em muitas vezes. Neste caso uma empresa intermediadora de pagamentos pode ficar responsável por todo o trâmite burocrático do sistema. O empresário pode vender parcelado em até 12x no cartão de crédito e receber o valor de uma só vez, sem prejudicar seu fluxo de caixa. Além disso, o intermediador de pagamentos fica responsável pela segurança da transação e evita que você leve algum prejuízo.

  



A importância da Sua marca na rede: Tente não zerar as verbas de Comunicação e Marketing - sem essa divulgação as pessoas não encontrarão os seus produtos e não saberão das suas vantagens. Um dos pontos mais relevantes em tempos difíceis é captar e fidelizar clientes, já que com a economia retraída eles buscam as melhores condições possíveis. Afinal, com a Internet ficou muito fácil gerar publicidade e atingir um número significativo de clientes em potencial através das mídias sociais, por exemplo. Lembre-se que a publicidade só traz resultados quando realizada de forma integrada e constante.

 

 

OFF: A forma mais antiga de atrair compradores é fazer promoções e ofertas imperdíveis. Abuse no pague dois e leve três, cupons de desconto, sorteios, frete grátis. Mas não se esqueça de fazer com que as ofertas cheguem aos ouvidos da massa.

 

Boa Sorte.









 Fonte e Sítios Consultados

 

https://computerworld.com.br



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