Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

6 de julho de 2020

Recessão econômica, significado e quais são as causas






A recessão existe quando é possível perceber uma queda da atividade econômica durante um período prolongado. Esse fenômeno indica que o ciclo econômico de um país está passando por uma fase de encolhimento - vamos ver como ela acontece.

E como sabemos disso?
Isso acontece quando uma série de indicadores econômicos (como a taxa de desemprego, o nível de produção e a renda familiar média) demonstra uma  redução na atividade econômica. Simplificando, significar dizer que a produção e o poder de compra caem.


                                                                         Cenário Brasileiro
E como ter certeza se o nosso país está em recessão?
         Neste momento é possível que aconteçam várias opiniões contrárias, veja esse exemplo: No dia 05 de julho de 2020 o ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, negou veementemente que o Brasil já se encontrava em recessão antes da pandemia do novo corona vírusmesmo que um estudo revelado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas mostrasse que resultados antes da pandemia não eram positivos. O ministro disse na época, “O Brasil realmente estava decolando, apesar de todo mundo dizer que não… Que a pandemia foi só… É esse esporte nacional de auto sabotagem [que diz que] ‘não estava crescendo nada’. Estava começando a acelerar sim”, ele disso isso na entrevista ao Jornal da CNN.

O fato é o seguinte, o indicador mais comum para apontar uma recessão é o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de toda a produção no país, o qual é divulgado a cada três meses pelo IBGE. E quando o PIB fica negativo por dois trimestres consecutivos (ou seja, o crescimento inexiste, e com isso acontecem perdas), entende-se que o país entrou em uma recessão técnica.
                                                                                     Cenário Mundo
Mas é preciso ficar atento, já que Isso não significa exatamente que a situação econômica está totalmente deteriorada. Podem acontecer casos em que o PIB se contrai devido a um setor específico da economia que caiu muito, mas os outros ainda permanecem estáveis - uma recessão só existe quando a economia é fortemente impactada em vários setores que permanecem encolhidos por um período prolongado, implicando em diminuição de renda e aumento do desemprego.

Toda recessão se caracteriza pela diminuição da produção e do poder de compra. E causam esses fatores na sociedade:

· Aumento do desemprego;
· Diminuição da renda familiar;
· Redução da taxa de lucro;
· Aumento do número de falências e concordatas;
· Queda dos níveis de investimentos.



O que pode causar uma recessão?

É preciso saber que não existe uma resposta única para essa pergunta. A recessão pode ser causada por uma série de fatores em longo prazo e isso pode acontecer por alguns poucos acontecimentos em um período curto de tempo, como acontece agora neste ano de 2020 com a pandemia do Corona vírus. Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, publicado em maio, dois terços dos 347 entrevistados nessa pesquisa - realizada em resposta a essa pandemia – colocaram a possibilidade de uma longa contração da economia global no topo de sua lista de preocupações para os próximos 18 meses. Metade dos gerentes de risco esperam falências e consolidação industrial, o fracasso das indústrias em se recuperar e altos níveis de desemprego, particularmente entre os jovens. "A crise devastou vidas e os meios de subsistência. Provocou uma crise econômica com implicações de longo alcance e revelou as inadequações do passado", disse Saadia Zahidi, diretora-gerente do Fórum Econômico Mundial.


                                                                                    Comércios falidos
Também é comum que um mau direcionamento da economia leve a uma recessão, assim como catástrofes ambientais e até instabilidades políticas em escala mundial – imagine que boa parte da economia de um país A venha da exportação de um produto para o país B. Se o país B entrar em guerra, por exemplo, pode diminuir o consumo deste produto, impactando toda a produção econômica do país A.

Essa pandemia deixou evidente alguns elementos de uma recessão:
·  A menor circulação de pessoas gera menos demanda por produtos e serviços;
·  Menos demanda acarreta em menos produção;
·  Menos produção implica em menos venda de produtos e serviços oferecidos por empresas;
·  Sem vender, as empresas começam a demitir;
·  O aumento do desemprego diminui a renda familiar;
·  A diminuição de renda desestimula ainda mais o consumo.


 Encerramos este com a fala de Saadia Zahidi diretora-gerente do Fórum Econômico Mundial.


"Temos agora uma oportunidade única de usar essa crise para fazer as coisas de forma diferente e construir economias melhores que sejam mais sustentáveis, resilientes e inclusivas",














Fonte e Sítios Consultados




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog