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1 de junho de 2020

Já pensou em vender o seu produto em marketplace?





- Comércio. Esse modelo pode ser a saída mais em conta para comercializar produtos e serviços.


Um dos modelos de negócios que não param de crescer no Brasil é o marketplace - ele funciona como um shopping virtual, onde diferentes empresas anunciam seus produtos para milhares de clientes. É importante saber que  marktplace é diferente do e-commerce. O e-commerce é uma loja virtual que oferece produtos ou serviços de apenas um fornecedor ou empresa, já que ela trabalha com estoque próprio. E o marketplace nada mais é do que um shopping virtual que oferece várias opções de vendedores ou prestadores de serviço. Por exemplo, o Mercado Livre e o Enjoei são marketplaces com produtos de diferentes lojas.




 Conhecendo as vantagens do e-commerce e do marketplace.

No e-commerce, o empreendedor precisa cuidar do estoque e da logística, pois está oferecendo seus próprios produtos ou serviços. Já no marketplace, não é necessário que o dono se preocupe com essas atividades. Isso porque ele estará ofertando produtos e serviços de outras empresas em um só canal. O marketplace possui três tipos de acesso:

·      os vendedores ou profissionais têm um acesso na plataforma para poder cadastrar seus produtos ou serviços.

·   o administrador do marketplace possui um acesso que permite gerenciar todos os vendedores.

·      os clientes conseguem acessar o marketplace para fazer compras e contratar serviços.



No ano de 2019, o comércio online teve um faturamento de R$ 75 bi, o que representou um crescimento de 22,5% em relação a 2018.


O marketplace disponibiliza para os seus usuários um tipo de plataforma com a praticidade de várias ofertas em um único site, para os vendedores é disponibilizado um sistema integrado de gestão das vendas que simplifica o pagamento e entrega dos produtos, em troca de uma comissão por venda realizada. Alguns especialistas em varejo consideram ser preciso observar algumas cautelas para não “morrer na largada” nesse tipo de negócio. Atento às necessidades dos empresários que querem potencializar as vendas utilizando o comércio eletrônico.




Vamos acompanhar cinco dicas do SEBRAE para os donos de pequenos negócios interessados em atuar em marketplaces.


  - CINCO DICAS PARA NÃO ‘MORRER NA LARGADA’
Conheça alguns cuidados que devem ser observados antes de entrar nesse negócio


1.   ESCOLHA BEM OS PRODUTOS QUE VOCÊ VAI VENDER.  É necessário fazer uma boa seleção dos produtos a serem anunciados. Escolha um nicho de atuação, pois quanto mais especializado você for, mais conseguirá se diferenciar dos demais anunciantes. Foque em produtos que você conhece bem e anuncie aqueles que você sabe que tem mais saída. Dessa forma, você também consegue atrair o público que mais se encaixa no perfil da sua loja. Também fique de olho nas tendências e observe o que a concorrência está oferecendo para que consiga refletir sobre seus diferenciais.


2.   CAPRICHE NO ANÚNCIO. Antes de tudo, pesquise como seus concorrentes anunciam e quais são as dúvidas mais comuns dos consumidores. É importante ficar atento ao título, que precisa conter o nome, a marca, o modelo e a especificação técnica do produto. Tenha certeza de inserir seu produto na categoria correta, pois muitos compradores utilizam a busca por categoria. Garanta mais relevância colocando as informações técnicas do produto e vincule o número do código de barras (Código EAN) ao anúncio para que ele apareça melhor nos sites de busca. Se seu produto possui variações de cor, tamanho ou voltagem preenchendo corretamente os campos específicos e coloque uma foto para cada produto diferente. Quanto às fotos, elas devem ser nítidas. O tamanho ideal é 1.200 x 1.900 pixels. Mostre o produto real e apenas um por foto. Um bom vídeo também pode ajudar nas vendas, mostrando como o produto funciona de forma objetiva e simples. O vídeo não deve ultrapassar 60 segundos.


3.   TENHA OS PRODUTOS EM ESTOQUE. É fundamental ter o produto para entrega quando se trata de uma venda online. Se seu estoque for muito pequeno ou esgotar, encerre seu anúncio ou interrompa a divulgação até que tenha novamente o produto para vender. Evite encerrar ou interromper anúncios por falta de estoque para não perder visibilidade para os clientes.


4.   PRECIFIQUE BEM SEUS PRODUTOS.  Um dos grandes desafios para os pequenos negócios é colocar o preço correto nos produtos. E saiba que oferecer frete grátis, por exemplo, pode destacar seu anúncio, mas avalie bem se esse custo está dentro das suas possibilidades. Alguns ‘marketplaces’ dividem o custo do frete grátis com o vendedor para produtos acima de um valor específico – é importante verificar as condições da plataforma para definir a sua estratégia de frete e de preços.


5.   ATENDA AOS COMPRADORES COM ATENÇÃO E RAPIDEZ.  No mundo digital, na internet, a sua loja ficará aberta 24h por dia, e os compradores querem atenção imediata. Por isso é preciso responder rapidamente aos questionamentos, pois respostas em até 2 minutos podem fazer diferença para concluir a venda ou não. Então é preciso ter alguém de plantão mesmo à noite, finais de semana ou feriados para não deixar seu potencial comprador esperando. Crie respostas automáticas para as perguntas mais frequentes, e mesmo que o comprador solicite algo que você não tem, ofereça algo semelhante com o link do anúncio. O pós-venda também é muito importante. Verifique com atenção o produto a ser enviado e poste-o o mais rapidamente possível. Em caso de problemas, tenha uma postura amigável e resolutiva.

Boa sorte!











Fonte e Sítios Consultados
https://mcusercontent.com  

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