Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

12 de abril de 2019

Lojas Autônomas








         Imagine você chegar a uma loja onde não existem vendedores, nem caixas para efetuar o pagamento ou seguranças – isso mesmo, os clientes fazem as suas compras sem ter qualquer contato ou atendimento humano. Isso já é possível aqui no Brasil devido a essa ‘tendência tecnológica’ atual. A globalização também contribuiu para que esses fatores ajudassem no cotidiano das pessoas, graças aos muitos aparatos digitais que vêm surgindo e lançando tendências que antes só podiam ser vistas no cinema, como é o caso das lojas autônomas. 



         Mas o que são essas lojas e como elas atuam?




Essa foi uma ideia que surgiu lá na China, com o “supermercado do futuro” onde a tecnologia e o varejo não param de ganhar espaço e mais popularidade. As lojas autônomas surgiram em razão de uma demanda onde as pessoas buscavam por maior liberdade na hora de efetuar as suas compras, maior facilidade, maior tempo de serviço e talvez, por não gostarem de serem acompanhadas por ‘aqueles’ vendedores insistentes. Foi aí então, que as lojas autônomas surgiram com esse viés autônomo – elas dispensam a presença da mão de obra e como já dissemos acima, não existem pessoas no caixa e nem na segurança. No mundo o funcionamento é assim, os clientes baixam o aplicativo da loja, cadastram seus dados e o cartão de crédito, e a partir da chave de segurança que aparece no leitor, é possível acessar a porta de entrada da loja. Há QR CODE em todos os produtos, o cliente vai acrescentando o produto ao seu carrinho, e ao sair da loja, automaticamente é debitado o valor no seu cartão de crédito.



Aqui no Brasil existe a loja (Zaitt) onde esse processo de pagamento é muito simples e totalmente virtual, após escolher as mercadorias o cliente entra ‘com as compras’ em uma cabine que reconhece todos os produtos automaticamente por meio de um sensor e, em um monitor, que faz o papel de caixa é possível ver tudo o que foi pego com os preços e após a confirmação do pagamento em cartão a porta se abre para a saída da loja. A Primeira loja Zaitt surgiu graças a um grupo de empreendedores do Espírito Santo que se uniu e criou essa loja totalmente autônoma lá em Vitória, e atualmente ela costuma ter filas de clientes nos horários de pico.

Com isso é importante saber que a única parte que precisa do uso da  força humana é a reposição de estoque, ou seja, todo o processo da loja é feito de forma autônoma, já que é o cliente que vai até a loja e efetua todo o processo de compra. Como vimos a pouco a loja só efetua o controle de estoque e a reposição de mercadorias.


Sobre a segurança e o vandalismo é claro que essa é uma preocupação dos negócios com esta proposta. O Brasil está incorporando aos poucos a utilização dos sistemas self-service – é possível encontra-los em ‘alguns’ postos de gasolina, self-checkout em supermercados, compra de passagens para trens e metrôs. Quanto a segurança para evitar os roubos, tanto físicos como os virtuais a ideia é a seguinte: quando o cliente efetua o seu cadastro ele terá os seus dados salvos no aplicativo da loja, e no ambiente físico da loja estarão diversas câmeras espalhadas por todo esse espaço, o que tende a dificultar a ação de possíveis criminosos.

O fato é que a tecnologia não para de revolucionar a vida das pessoas nesse século 21, além de ser a grande aliada dos empreendedores. Só o tempo será capaz de dizer se os consumidores terão uma sensação positiva com essa experiência de fazer as suas compras nessas lojas autônomas.

















Fonte e Sítios Consultados







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog