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10 de março de 2019

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO e seus antecedentes históricos







Desde a antiguidade temos exemplos de construção de magníficas obras, realizadas no Egito, na mesopotâmia, na Ásia, comprovando a existência de elementos capazes de planejar e conduzir milhares de trabalhadores...


Exemplos

·       No Egito antigo, constatamos papiros que atestam a importância dada à organização e a administração burocrática;

·    Na China, Confúcio sugere a prática para a boa administração pública;

·        Hamurabi, Amásis e Manu estabelecem os códigos disciplinadores do trabalho;

·         Os Hebreus nos deixaram conceitos de organização e o principio escalar;

·         Os romanos deixaram legados tais como administração pública, autoridades dos magistrados, hierarquia e o senado.


Desenvolvimento histórico da administração

         Registros antigos sobre a evolução no campo da administração datam de duas fases: teocrática e empírico-prática

Fase teocrática: não há conhecimento desta fase, porém haveria apenas um mundo de origem divina.


Nesta fase, destaca-se Hamurabi, rei dos Amoritas, tribo semita que dominou e formou o grande império babilônico, onde destacamos que:

·           Sua legislação influência 15 séculos no oriente médio;

·           Preconizou o salário profissional, as férias, o tabelamento de preços e seguro saúde para os trabalhadores da mesopotâmia;

· Estabelecia, em contrato, relações entre empregados e empregadores.

 


FIGURAS IMPORTANTES

         Fase empírico-prática:

Século XIII a.C

MOISES

Século IX a.C
SALOMÃO
Século V/VI a.C.
CONFÚNCIO
Século VI/VII d.C
MAOMÉ
Século VIII/IX d.C
CARLOS MAGNO




Na sua grande maioria eram religiosos; agiam de forma empírico-prática, isto é, experimentavam e repetiam o que dava certo, e eliminavam os insucessos.

 

FIGURAS IMPORTANTES


Século IX a.C.

LICURGO

Século VI a.C
SÓLON
Século IV a.C
ALEXANDRE, O GRANDE
Século II/I a.C
CÉSAR




Na idade média as corporações de ofício eram estruturadas em três categorias profissionais:
§  Mestre,
§  Companheiro e
§  Aprendiz

Eventos que marcaram essa fase:

®  A organização do estado Inglês

®  Organização dos Estados Unidos
®  A revolução francesa (1789)


Esta última, que pela Assembleia Nacional da Declaração dos Direitos do Homem, que democratizou as oportunidades de emprego, tanto para o setor público como para o setor privado, dando início á era da competição pelo mérito para o trabalho.




AS INFLUÊNCIAS, dos filósofos NA ADMINISTRAÇÃO



Sócrates (470-399 a. C), esclarece que “a administração deve ser vista como uma habilidade pessoal, separada do conhecimento técnico e da experiência”.

Platão (429 a.C. - 347 a.C) seu ponto de vista sobre a forma de governo e a administração dos negócios públicos

Aristóteles (384-322 a.C.), estuda a organização do Estado e aponta 3 formas de se administração pública:
§  Monarquia ou governo de um só;
§  Aristocracia ou governo de uma elite;
§  Democracia ou governo do povo

Francis Bacon (1561 – 1626), método experimental e indutivo, prevalência do principal sobre o acessório.

René Descartes (1596 – 1650), criou as coordenadas cartesianas. Negar tudo até prova em contrário; princípio da análise ou decomposição partindo para a síntese ou composição; revisar tudo como principio de verificações.



DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA CATÓLICAA hierarquia da igreja, com inspiração no modelo de ordem e disciplina.


DA ORGANIZAÇÃO MILITAR Idêntica a inspiração da Igreja, com as competências delimitadas pela hierarquia. A disciplina é um requisito básico para uma boa organização. Surgimento do pensamento estratégico.


Exemplos:
·  O princípio da unidade de comando – fundamental para a função de direção;

·     A escala hierárquica – em seus níveis de comando relativos ao grau de autoridade e responsabilidade correspondentes;

·        A autoridade delegada – para níveis mais baixos

·  O planejamento e controle centralizados e as operações descentralizadas

·        O “estado maior” (staff) (assessoria)

·        O princípio de direção através do qual todo subordinado deve saber o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer

·        A disciplina






  A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

         Desenvolveu-se em duas fases:

·        Primeira Fase: 1780 a 1860 – Revolução do Carvão e do Ferro, e

·        Segunda Fase: 1860 a 1914 – Revolução do Aço e da Eletricidade



ASPECTOS LIGADOS À ADMINISTRAÇÃO:

·  Em 1776, James Watt inventa a máquina a vapor e sua aplicação à produção traz modificação na estrutura social e comercial, com mudanças nas áreas econômicas, política e social;

·    Mecanização da indústria e da agricultura (Ex: máquina de fiar, do tear hidráulico, do tear mecânico e do descaroçador de algodão).

·       Uso da força motriz na indústria (com aplicação da máquina a vapor)

·     Surgem as fábricas e os operários (em lugar do artesão e sua oficina)

·  Desenvolvimento dos Transportes e das comunicações é acelerado, principalmente com a introdução da navegação a vapor, locomotiva a vapor, construção de estradas de ferros. Samuel Morse inventa o telégrafo (1835), Graham Bell o telefone (1876), Daimler e Benz constroem o primeiro automóvel, Santos Dumont voa em Paris com o 14 Bis.




           
       
            Surgem as grandes transformações

A Revolução Industrial, na segunda fase, caracteriza-se pelos seguintes aspectos:

1.   Substituição do ferro pelo aço na indústria básica;

2.   Substituição do vapor pela eletricidade e pelo petróleo, como fonte de energia;

3.   Maquinaria automática e alto grau de especialização;

4.   A ciência passa a dominar na indústria;

5. Melhoramento das vias férreas, construção de automóveis, aperfeiçoamento de pneumáticos;
Desenvolvimento de novas formas de organização capitalista (capitalismo, financeiro, trustes, holding companies, etc.)


CONTRIBUIÇÕES



·    Ruptura das estruturas corporativas da idade média

·  Grau de avanço tecnológico, com as novas formas de energia e consequente ampliação dos mercados;

·      A substituição do tipo artesanal pelo tipo industrial de produção


CONTRIBUIÇÃO DOS ECONOMISTAS LIBERAIS

·  Adam Smith (1723-1790) – preconizou o estudo dos tempos e movimentos, mais tarde desenvolvido por Taylor;

· James Mill (1773-1836) – estabelece medidas para tempos e movimentos a fim de obter o aumento da produção;

·  Samuel P. Newman – destaca que o administrador deve ser uma combinação de várias qualidades dificilmente encontradas em uma única pessoa.


 As funções da administração, segundo ele, são:

1.   Planejamento

2.   Arranjo

3.   Condução de diferentes processos de produção

 








TEORIAS PIONEIRAS DE ADMINISTRAÇÃO E SEUS ENFOQUES



Teorias

Teorias

Principais Figuras

Principais Enfoques

Nas tarefas
Administração Científica
Taylor, Ford,
Edson, Gantt,
Gilberth
Organização e racionalização do trabalho em nível operacional
Na Estrutura
Escola Clássica
Henry Fayol
Organização formal
Princípios Gerais da Administração
Funções do Administrador
Nas Pessoas
Das Relações Humanas
Elton Mayo
Follet
Organização Informal Motivação - Liderança
Dinâmica Grupal
Comunicações
No comportamento
Comportamental ou Behaviorismo
Maslow, Herzberg,
Mc Gregor, Argyris
Comportamento do homem no meio em que vive – o meio social – ou o meio das organizações
Voltadas à sociedade
Estruturalista
Karl Marx,
Max Weber
Regras e Procedimentos bem definidos; a burocracia nas organizações.
No Ambiente
Geral dos Sistemas
Bertalanffy,
Schain
Interdependência entre as partes; o universo é sistêmico.
Nas Variáveis ambientais
Da Contingência
Woodward
A interveniência das variáveis ambientais, criando dependência.













Fonte e Sítios Consultados
Apostilas de administração da internet (Arthur Ferreira de Toledo)

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