Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

12 de abril de 2018

Cuidados para não cair nas Fake News





Com a intensão de ajudar os leitores de sites e usuários das redes sociais a reconhecerem as fake News, que são as páginas responsáveis pela ‘era da pós-verdade’ que vivemos atualmente - disponibilizamos este conteúdo com o objetivo de ajudar todos a se precaver e a impedir a divulgação de notícias falsas nas redes sociais. E sabemos que o grande problema é que muitas pessoas acabam espalhando notícias falsas sem saber e isso se repete por diversas ocasiões – o pior é que muitas dessas pessoas fazem isso por não saber que estão fazendo. Em razão disso, listaremos algumas dicas de prevenção:

·   É necessário que sejamos céticos logo nas manchetes – isso em razão das notícias falsas frequentemente trazerem manchetes apelativas, em muitas ocasiões em letras maiúsculas e com pontos de exclamação. Isso é o mesmo que dizer, quando se confrontar com alegações chocantes em uma manchete que parecerem inacreditáveis, desconfie.

·      Sempre é bom olhar com atenção pra a URL – a URL é o endereço de um site, isso significa que uma URL semelhante à de outro site pode ser um sinal de alerta para notícias falsas. Muitos sites de notícias falsas imitam veículos de imprensa autênticos fazendo pequenas mudanças na URL o site pode ficar idêntico ao original chegando a enganar as pessoas.  Isso acontece muito e é utilizado por alguns sites enganosos com a intensão de roubar os dados do usuário e as informações dos clientes. 

·      Existe a necessidade de sempre investigar a fonte, isso que dizer, é preciso que estejamos certos de que a reportagem foi escrita por uma fonte confiável e de boa reputação. Se a história for contada por uma organização pouco conhecida, desconfie - procure a seção "Sobre" do site para saber mais sobre ela, isto também serve para as informações de blogs que em muitas vezes podem ser financiados por partidos políticos que só querem enaltecer os seus candidatos e difamar os adversários. 

·   Prestar muita atenção às formatações incomuns - é com que os sites de notícias falsas tragam erros ortográficos ou apresentam layouts estranhos, ao perceber isso, redobre a atenção na leitura.

·   Também são utilizados fotos ou vídeos manipulados - em muitas oportunidades as fotos até podem ser até autênticas, o problema é que elas são utilizadas em outro contexto. Em caso de dúvida, melhor procurar por recursos que possam auxiliar a verificação das fotos a fim de chegar a sua autenticidade.

· É preciso ficar atento às datas – isso acontece com muita frequência, às notícias falsas costumam utilizar datas que não fazem sentido ou até mesmo datas que tenham sido alteradas.

·       Atenção nas evidências, à verificação de outras fontes é preciso, a fim de checar se a notícia se faz presente em mais de um local, ou seja, se nenhum outro veículo na imprensa estiver publicando uma reportagem sobre o este mesmo assunto, isso pode ser um indicativo de que a história é não é verdadeira. Quando a mesma história é publicada por vários veículos confiáveis na imprensa, é bem provável que ela seja verdadeira. Sempre desconfie de notícias que não trazem assinaturas, para isto verifique a autenticidade do autor da matéria, é de grande valia verificar as fontes do autor da matéria para confirmar que são confiáveis – também a falta de evidências sobre os fatos ou a menção de especialistas desconhecidos pode ser uma indicação de notícias falsas.

·     Atualmente é difícil saber quando uma história é uma farsa ou uma brincadeira – em algumas vezes, as notícias falsas podem ser difíceis de distinguir de um conteúdo de humor ou sátira. Verifique se a fonte é conhecida por paródias e se os detalhes da história e o tom sugerem que pode ser apenas uma brincadeira.

·     Não é nada difícil de encontrar histórias que são intencionalmente falsas – é preciso pensar de forma crítica sobre as histórias lidas e só devemos compartilha-las quando tivermos certeza de que elas são verossímeis.



*   E antes de encerrarmos este, vamos relembrar todos os passos para uma leitura prazerosa e confiável.


ü Cheque a fonte da fonte
ü Aprenda sobre o site que está visualizando
ü Evite sites conhecidos por sensacionalismo
ü Leia a matéria completa, não apenas sua chamada
ü  Preste atenção à URL
ü Cheque outras notícias do mesmo site
ü Confirme a confiabilidade do autor
ü Cheque por erros de formatação ou ortografia
ü Pesquise a notícia no Google
ü Confira a data de publicação dos posts
ü Utilize o Google Notícias
ü Treine suas habilidades de identificar fake news
















Fonte e Sítios Consultados

Cryptos Segurança e Tecnologia da Informação

https://www.apptuts.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog