Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

10 de fevereiro de 2017

Causas da Violência no Brasil




O Brasil vive uma crescente onda de violência que assola todas as camadas da sociedade, vamos expor a partir de agora, os fatores responsáveis para o desencadeamento de toda essa onda de violência - é importante frisar que não se trata de alguns casos isolados de violência, muito pelo contrário, este problema social já é uma realidade por todas as regiões do Brasil há muito tempo.

Para iniciarmos neste tema é importante salientar que toda forma de violência se manifesta por meio do abuso da força, da tirania e da opressão. A violência pode ocorrer do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer.

Existem diversas formas de violência, tais como:
·                   Guerras,
·                   Conflitos étnico-religiosos,
·                   Banditismo,
·                   Conflitos de torcidas organizadas e etc.

A história do Brasil relata a existência da violência como dominação:
·                   Escravidão dos índios,
·                   Escravidão africana,
·                   Colonização mercantilista,
·                   Coronelismo,
·                   Oligarquias antes e depois da independência.


 Podemos somar tudo isso a um controle do Estado que é caracterizado pelo seu autoritarismo burocrático que só contribuí para o aumento da violência e como podemos perceber atualmente, e isso insiste em atravessar a história do Brasil.
Sabemos que existem diversos fatores históricos que colaboram para o aumento da violência no Brasil - tais como a urbanização acelerada e descontrolada, que trouxeram um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas e isso por si só, contribuiu para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades. E estes fatores ajudaram diretamente no aumento da violência devido às fortes aspirações de consumo, que em grande parte são frustradas pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho devido à má formação educacional da população brasileira desde a sua base.

Agora, é preciso mencionar que os poderes públicos Brasileiros estão se mostrando incapazes de enfrentar essa calamidade social, afinal, muitos dos representantes políticos da sociedade brasileira deste ano de 2017 estão mais interessados em salvar as suas próprias peles, já que muitos desses senhores respeitáveis são investigados por atos de “corrupção”,  e essa tal de corrupção se tornou uma das piores chagas brasileiras e está diretamente ligada com toda essa onda de violência. Por exemplo, os inúmeros casos de violência durante a greve da Polícia Militar no Estado do Espirito Santo - crise essa que em apenas sete (7) dias deixou 121 mortos, isso porque desde o início dessa crise a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp-ES) deixou de divulgar o número total de homicídios.

O fato é que os atos de corrupção nas máquinas públicas brasileiras, ‘os quais assistimos’ todos os dias só ajudam a aumentar toda essa onda de revolta e violência social, e isso se deve ao fato de que “elas são faces da mesma moeda”.

As causas da violência podem ser associadas, em parte, aos problemas sociais brasileiros, como:
·                 Miséria,
·                 Fome,
·                 Lentidão da Justiça, impunidade,
·                 Educação de baixa qualidade,
·                 Precariedade do sistema de Saúde Pública,
·                 Desemprego e outros.

Sabemos que nem todos os tipos de criminalidade derivam exclusivamente das condições econômicas, além disso, um Estado ineficiente que não tem um programa de políticas públicas eficaz só contribuiu e muito, para aumentar a sensação de injustiça e de impunidade, e talvez, seja essa uma das principais causas da violência que estamos vivenciando nos dias atuais.




Ø Onda de Desrespeito

         A sociedade brasileira convive com um grande problema: o desrespeito coletivo. E esse desrespeito social acontece a todo instante, vejam:

·         Desrespeito em filas de supermercados,
·         Despeito à faixa de travessia de pedestres,
·         Nos acessos aos transportes públicos,
·         Desrespeito às leis de trânsito e muitos outros.

Podemos fazer uma listagem infindável onde a educação é necessária para que exista um bom convívio social, mas muitos brasileiros não sabem disso, por exemplo: dar a preferência a quem tem o direito, o respeito às pessoas idosas ou qualquer outra situação que necessite do uso da boa educação ou simplesmente fazer um ato de gentileza. E para quem ainda não percebeu, é o desrespeito a principal “ação errada”, que antecede a violência. O desrespeito é uma consequência das injustiças, afrontamentos e desentendimentos, sejam sociais, econômicos, de relacionamentos conjugais, etc.

Encerramos este com os piores problemas brasileiros do século 21 apontados, nesta ordem, pela opinião pública: Corrupção, drogas, violência e impostos elevados.










Fonte e Sítios Consultados
http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2016/02/8-problemas-extremamente-graves-do-brasil-na-opiniao-dos-brasileiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog