O marketing
digital trouxe inúmeras possibilidades para os empreendedores e para as empresas
de diferentes tamanhos e nichos de mercado divulgar, comercializar, conquistar
e se relacionar com o seu público - além da relativa facilidade para começar a
investir seus esforços no meio digital, existe uma infinidade de ferramentas
que podem auxiliar de diversas maneiras: monitoramento, gerenciamento, análise
e assim por diante.
- Algumas Ferramentas de marketing digital
1. Adbeat
- Esta é
uma ferramenta empresarial que consente que você veja todos os anúncios feitos
pelos anunciantes particulares. Isso não só vai ajudá-lo com sua estratégia
on-line, mas poderá fazer com que você encontre concorrentes que nem sequer
sabia da existência. O pacote inicial está em US$ 99,00 mensais, mas neste caso
só há o monitoramento dos anúncios do Google. Pode-se avaliar o programa
gratuitamente por 30 dias.
2. AdGooroo
- Aplicativo
multifuncional que reúne recursos de exibição interna de anúncios. Assim, você
será capaz de monitorar os anúncios de até dez concorrentes, classificados por
page views (número de visualizações de páginas). O programa possibilita ainda a
descoberta do posicionamento de cada anúncio e a incorporação de pesquisas por
palavras-chave.
3. Moat - Ferramenta gratuita de busca de anúncios, que permite a introdução dos nomes das marcas de seus concorrentes e descobrir o que eles têm mostrado recentemente. Desvende o tamanho e alguns dos lugares em que os anúncios rivais foram vistos, para que você tenha uma boa ideia de onde colocar sua própria publicidade.
4. SocialAdNinja
- Software
que tem um banco de dados com 400 mil anúncios com PPC (pay per click).
Trata-se de um ótimo instrumento para fazer o monitoramento global da
publicidade no Facebook, por exemplo. Ele inclui recursos refinados de
pesquisa, para que se possam identificar os anúncios de forma segmentada por
área demográfica, entre outros recortes. Há somente um pacote de adesão de US$
147,00 por mês.
5. iSpionage
- Tanto
quanto as ferramentas para monitorar anúncios, é válido ter acesso ao
rastreamento de termos e das palavras-chave que estão sendo mais aplicadas por
seus concorrentes. Esta aqui mostra como seus rivais de mercado estão
anunciando nos mecanismos de busca como o Ask, o Google e o Yahoo! Há também
ferramentas para pesquisas com SEO e controle social para o Twitter e Facebook.
6. KeywordSpy
- Descubra
as palavras-chave mais competitivas usando este aplicativo. Desvende ainda
quanto seus concorrentes estão gastando em AdWords e quais as combinações de
palavras-chave e as cópias de publicidade que estão a trabalhar para eles.
7. KeywordCompetitor
- Software
que ajuda a espionar as palavras-chave orgânicas e pagas, os anúncios e páginas
de destino de seus concorrentes, com atualizações diárias em rankings. Oferece
também recursos para monitorar os concorrentes e trabalhar com marketing
de afiliados.
8. SEMRush
- Monitore
as palavras-chave orgânicas, bem como as expressões combinadas para obter
ótimos resultados em suas campanhas PPC. Há também ferramentas de SEO, além de
uma riqueza de dados disponíveis a partir da barra de pesquisa livre na
homepage, embora seu usuário tenha que atualizar (por US$ 69,95 por mês) para
acessar mais consultas e resultados.
9. SpyFu
- Permite
que você veja até seis anos de dados sobre as palavras-chave de seus
concorrentes, os rankings e anúncios usados, o que poderá ajudá-lo com suas
campanhas de PPC e SEO para sua publicidade. Há uma ferramenta gratuita
limitada, mas você deverá se cadastrar no website e pagar, se quiser acessar
uma inteligência competitiva mais avançada.
10. Ahrefs
- Ferramenta
que proporciona enorme riqueza de informações sobre links externos, domínios e
IPs, melhores páginas, o texto âncora principal usado e muito mais. Há uma
conta gratuita que é limitada, a qual cobre três relatórios e 10 resultados,
mas para dados mais completos deve-se fazer o upgrade para o pacote de US$
79,00 por mês.
11. Majestic
Site Explorer - Fornece um perfil detalhado de links para qualquer
website. Além de trabalhar com os dados atuais, você também pode verificar seu
índice histórico, a fim de ver os resultados ao longo do tempo. Há uma versão
gratuita limitada. Confira quem está expondo links – tanto para os seus
websites quanto para os da concorrência.
12. Open
Site Explorer - Este é um motor de busca de links, o qual fornece
informações de páginas e domínios, o texto âncora utilizado e muito mais. Você
também pode comparar perfis de ligação para até cinco websites. Ele é gratuito,
embora você tenha acesso a mais dados a partir do cadastro realizado para o
aplicativo Moz Analytics.
13. Alexa
- Como são
as pessoas que interagem com os websites de seus concorrentes? É importante que
você descubra a segmentação do tráfego que seus rivais obtêm. Este software tem
escoltado o tráfego da web mundial por um par de décadas, determinando o
ranking dos websites em uma escala global e com base em classificações dentro
de cada país. Essas fontes poderão ser úteis para que você crie uma estratégia
de benchmarking em seu website em relação a seus rivais.
14. SimilarWeb
- Ferramenta
de análise de monitoramento de competitividade, a qual fornece dados acerca das
fontes de tráfego, melhores conteúdos, engajamento social e muito mais. Há uma
quantidade enorme de dados disponíveis no módulo gratuito, incluindo websites
de referência, tráfego de pesquisa e palavras-chave, mas os pacotes – que
começam por US$ 99,00 mensais – oferecem ainda mais dados.
15. Alertas
do Google - O recurso Google Alerts poupa o trabalho de visitar
o website para executar repetidamente as mesmas pesquisas. Crie um alerta neste
recurso e fique por dentro das últimas notícias sobre seus concorrentes,
recebendo tudo em sua caixa de entrada de e-mail. Ele monitora websites,
discussões, e-books, blogs, vídeos. E o melhor: é gratuito.
16. Mention
- Programa
que combina mídia e acompanhamento social: controla os conteúdos publicados em
páginas da web, sites de notícias, blogs e fóruns em 42 idiomas. Ele fornece
alertas sociais em tempo real e tem um excelente aplicativo móvel. Há um plano
gratuito, e sua atualização sai a partir de US$ 6,99 por mês.
17. Social
Mention - Fornece em tempo real a busca por menções de uma
marca específica em blogs, microblogs, imagens, vídeos, perguntas e sites de
bookmarking.
18. Fanpage
Karma - Permite inserir a URL de qualquer página de fãs no
Facebook e avaliar a quantidade de fãs, seu crescimento e uma série de outras
métricas de desempenho. Oferece uma versão de avaliação gratuita de 14 dias. O
pacote premium inclui o monitoramento do Twitter também.
19. Open Social Buzz - Apresenta busca no Twitter,
Google+, Facebook, LinkedIn em tempo real. Escreva o nome dos seus concorrentes
no quadro de pesquisa e veja o destaque social que eles têm.
20. BuiltWith
- A
ferramenta investiga a tecnologia por trás dos websites de seus concorrentes.
Isso significa que você terá acesso a como seus rivais de mercado usam
servidores, gerenciam o conteúdo, empregam suas ações de publicidade, e muito
mais.
21. Canva
- Canva
é uma ferramenta de design baseada na nuvem que você pode usar para criar
imagens únicas para compartilhar em seus blogs, redes sociais e muito mais. Você
pode usar o Canva para criar imagens completamente originais a partir do zero
ou para polir algumas fotos que você já possui. Uma das melhores
características da ferramenta é a capacidade de criar imagens para mídias sociais
dimensionadas perfeitamente os tamanhos adequados para cada uma.
22. Feedly
- Desde
que o Google Reader teve suas operações descontinuadas há algum tempo atrás, o
Feedly tomou o lugar de principal leitor de RSS da internet, crescendo absurdamente
em números milionários em se tratando de usuários. Adicione
seus blogs e websites favoritos para começar a encher o seu feed com o conteúdo
desejado.
23. Pulse
- Adquirido
pelos desenvolvedores do LinkedIn, o Pulse permite aos usuários a compilação de
informações com base em seus interesses e temas de escolha, também através de
um feed RSS. Outra ferramenta muito útil na hora de formular ideias para novos
conteúdos.
24. Quora -
Esta
rede social bastante conhecida entre os profissionais de Marketing Digital é
uma plataforma utilizada para discussões envolvendo perguntas e respostas a
respeito de muitos assuntos. Através do Quora, identificam-se tendências de
forma consistente, realizando perguntas que auxiliam aos profissionais a
formularem suas ideias de conteúdo.
25. Trapit
- Este
aplicativo de descoberta de conteúdo personaliza o seu feed de notícias com
base em seus maiores interesses. Utilizável apenas no iPad, o software aprende
com o seu feedback, proporcionando-lhe melhor conteúdo a cada utilização.
26. Inbound.org
- Use
o Inbound.org para encontrar uma grande quantidade de conteúdo relevante sobre
o mundo do Inbound Marketing. Para quem trabalha com
Marketing Digital e deseja se tornar autoridade no assunto, nada melhor do que
ficar por dentro diariamente deste universo através das atualizações deste
ótimo site.
27. Paper.li
- Outra
fonte de tópicos interessantíssimos buscados nos principais sites da internet
que poderão fazer toda a diferença em seu aprendizado. O Paper.li suporta
fontes do Twitter, Facebook, Google+, YouTube, RSS, assim como praticamente
qualquer outro conteúdo de toda a web.
28. Alltop
- No
Alltop, a indexação do conteúdo é feita a partir de uma série de publicações
consideradas relevantes, categorizados por temas como Carreira, Cultura,
Interesses, Saúde, Pessoas, Notícias, Meio Ambiente, Tecnologia e Esportes.
29. Twitter
- Acha
que o Twitter é apenas uma rede social famosa? Ele também pode ser muito útil
na elaboração do seu conteúdo! Utilize os trending topics e fique por dentro
dos assuntos que todos estão falando mundo afora ou em um local determinado. Este
recurso é utilíssimo na obtenção de ideias sobre o que irá escrever em seu
próximo post. Procure também hashtags que podem ter alguma
relevância para sua especialidade ou para seu nicho de negócios, para pesquisar
quais são atualmente os temas de interesse para o seu público e das potenciais
audiências.
30. Reddit
- Descubra
quais são as tendências ao redor do mundo com a ajuda do Reddit. Obtenha
inspiração para a composição de conteúdo em uma variedade de tópicos vindos de
toda a web. Observar quais são as manchetes mais recorrentes no Reddit pode
trazer insights para o assunto do seu próximo artigo, infográfico, vídeo ou
outro tipo de conteúdo.
31. Buffer
- Use
o Buffer para agendar o seu conteúdo a ser publicado no Facebook, LinkedIn e
Twitter para postar no tempo em que achar que obterá uma melhor resposta. O
Buffer também ajuda a simplificar o processo de distribuição de conteúdo para
cada canal de forma rápida e eficaz. Antes, procure pesquisar quais são os
melhores horários em sua região para a publicação de conteúdo em diferentes
redes sociais. Cada uma delas possui as suas particularidades em relação ao
tipo de abordagem ao usuário.
32. Slideshare
- Uma
ferramenta muitas vezes esquecida para o marketing de conteúdo, o Slideshare lhe
ajuda a criar apresentações que são muito úteis na hora de conseguir chamar a
atenção para um produto, recurso, ou serviço em seu site.
A
didática do Slideshare em relação aos textos ou vídeos é bastante diferente,
podendo fazer com que você obtenha ótimos resultados na formação da
conscientização do seu público-alvo em relação à sua marca.
33. Yoast
- Trata-se
atualmente da melhor opção de auxílio para a otimização para motores de busca,
entre os disponíveis de plugin para o WordPress.
Auxilia demais na melhora do ranqueamento
nas buscas orgânicas. O Yoast funciona identificando alguns aspectos
importantes de SEO em seu
conteúdo no WordPress, dando “dicas” de como melhorar o ranqueamento nos principais motores de busca através de algumas
mudanças importantes.
34. MailChimp -
O
MailChimp é um dos recursos mais intuitivos em seu modo de operar quando o
assunto é e-mail marketing. Ainda não tem uma lista de e-mail? Este programa cria uma
para você e ainda a distribui. Saiba que o e-mail marketing ainda é um dos
principais meios de divulgação e conversão em vendas da internet. Portanto,
aproveite os recursos do MailChimp, e veja seu ROI crescer.
35. Anúncios patrocinados no Facebook -
Pagar
um valor mínimo por sua publicidade, o Facebook Ads pode reforçar a
visibilidade do seu conteúdo no feed de notícias. O mais indicado neste caso, é
o recurso de Pay Per Click, disponível no Facebook Ads, que faz com que você
alcance um número maior de leads segmentados, mas sem ter que gastar muito com
isso.
36. Inbound
Writter - Este aplicativo permite a otimização do seu
conteúdo através da segmentação baseada em interesses, fornecendo insights
sobre o tipo de conteúdo a ser criado para que a possibilidade de sucesso junto
ao público desejado seja muito maior.
37. PRWeb
- É
simples. Você escreve um anúncio a respeito do seu negócio, seja um lançamento
de um novo produto, promoção, ou algo do tipo, e o PRWeb Recebe aquela
publicação e a distribui para os principais meios de divulgação com o conteúdo
já otimizado para SEO.
38. Followgen -
O
Followgen é um software para a segmentação de usuários, que permite a um
negócio ter acesso a um público que potencialmente poderá se interessar por
seus produtos e serviços. Trata-se de uma ferramenta que torna muito mais
eficaz o trabalho de divulgação por facilitar com que você “converse” com as
pessoas certas.
39. Tweriod
-
Uma ferramenta para o Twitter que lhe ajuda
indicando dados para que você decida qual é o melhor instante para que seu
tweet seja publicado, baseado em relatórios de visualização e interação dos
usuários. Fundamental para o aumento do alcance dos seus Tweets e links.
40. Trello -
Sabe
aqueles quadros que ficam em locais visíveis para todos, onde são demonstrados
tarefas e lembretes? Esqueça-os. O Trello faz isso de uma forma muito mais
eficaz através de um aplicativo multiplataformas.
41. Evernote
- O
Evernote é o aplicativo com fins organizacionais que traz consigo diversas
funções que vão além de uma simples agenda. Amplamente conhecido, para muitos é
a maneira de estar atento a tudo que diz respeito ao seu empreendimento, e
inclusive de suas tarefas e compromissos domésticos. Use o Evernote para não
perder nenhuma de suas ideias produtivas e também para não esquecer de tarefas
críticas, mesmo através do seu celular.
42. Pinterest -
Use
o Pinterest para organizar os seus recursos, o conteúdo de outros publishers, e
também os seus sites favoritos, que servem de inspiração para o seu marketing
de conteúdo.
43. Harvest
- Esta
ferramenta de monitoramento de tempo pode lhe ajudar a manter os seus esforços
de marketing de conteúdo devidamente bem organizados, com este software que
auxilia a você e sua equipe a se manterem informados quanto ao tempo gasto em
cada operação realizada no ambiente de trabalho. Isso permite que as melhores
decisões em relação a produtividade possam ser tomadas.
44. MindNode
- Mapeie
suas sessões de brainstorm para entender melhor quais decisões estão no caminho
certo e o que não está funcionando em sua estratégia de conteúdo usando o
aplicativo MindNode.
45. Meme
Generator - Se você precisa adicionar uma veia cômica ao seu
conteúdo, esta é a ferramenta certa. Saiba que este tipo de recurso aumenta
consideravelmente o tráfego nas plataformas que você mais utiliza em suas
campanhas.
46. Google Keyword Tool -
Usando
esta utilíssima ferramenta do Google você será capaz de procurar os exemplares
mais indicados de palavras-chave para usar nas manchetes e no corpo de seus
artigos. É claro que não se trata de um milagre no ranqueamento do seu conteúdo, mas as suas chances de acertar com o
Google Keyword Tool são infinitamente maiores.
47. GIMP
- Crie
visuais impactantes para o seu conteúdo usando o GIMP. Trata-se de uma
ferramenta similar ao Photoshop, mas o que torna o GIMP um exemplar relevante
neste post é o detalhe de se tratar de um software livre.
48. Resize.it
- Uma
ferramenta de redimensionamento de imagens on-line para adequar as imagens que
você criou ou baixou da internet para as dimensões corretas para a publicação. Resize.it
é um recurso útil para usuários inexperientes para corrigir suas imagens que
servirão ao uso em artigos, e-books e PDFs, etc. Ou até mesmo para a publicação
em redes sociais nos formatos mais indicados.
49. Issuu
- É
uma das ferramentas de marketing digital das mais visualmente impressionantes.
Útil para a criação de revistas on-line e lookbooks. Existem no Issuu versões
gratuitas e pagas deste software. Esta escolha dependerá de suas necessidades
de conteúdo e realidade de orçamento.
Fonte e Sítios Consultados
http://marketingdeconteudo.com/ferramentas-de-marketing-digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário