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31 de maio de 2015

Marketing Sensorial

O nosso tema de hoje é o marketing sensorial, e é provável que muitos que já tenham passado por uma experiência dessas nem tenham percebido exatamente algo sobre isso, mas, pode ter certeza, somos alvos constantes desta ferramenta do marketing. E isso acontece pelo fato das empresas precisarem a todo instante encontrar diferenciações diante da acirrada concorrência, muito em razão de que a cada dia está mais difícil conseguir um lugar de destaque no mercado, diante de inúmeros entrantes e das diversas formas com que as empresas estão anunciando os seus produtos. E ai, surgiu o marketing sensorial, como uma opção para as empresas buscarem um melhor posicionamento para suas marcas – com mais valor e significado para o mercado, buscando uma aproximação maior entre marca e consumidor.

Vamos fazer um teste - procure lembrar quando foi que você passou em frente a um restaurante e sentiu aquele cheiro maravilhoso de comida? Talvez tenha sido simplesmente pelo fato da comida estar sendo servida naquele exato momento, mas, é provável que esse acontecimento seja o resultado de uma ação de marketing sensorial. Isso acontece em razão dessa onda do mercado estar movimentando os profissionais de comunicação que precisam aumentar o número de consumo de um ponto de negócio em curto prazo. E nada mais importante do que encontrar uma forma de estimular os clientes a comprar mais do que eles pensavam em fazê-lo antes de entrar pela porta da sua loja.
É lógico que não foi nenhuma descoberta do fogo, mas com o desgaste de algumas das técnicas tradicionais do Marketing, muitos profissionais procuraram por técnicas inovadoras que fossem capazes de gerar vendas. Assim como os carros novos tem aquele cheirinho inconfundível, o ideal estava em apostar em sensações. A questão era: como?



Mas o que é Marketing Sensorial de fato?
O Marketing Sensorial é a área do marketing que diz respeito a todas as percepções sensoriais que envolvem uma marca, na teoria, esta forma de marketing nada mais é que a ação de estimular os sentidos para vender, seja ele olfato, visão, paladar, audição e o tato. Pode-se dizer que os sentidos são usados para estimular a venda. Por isso, com o declínio do marketing tradicional, algumas empresas têm trabalhado o sensorial acreditando se tratar de uma boa aposta.

                Essa ideia surgiu na Inglaterra, mas se espalhou rapidamente por todo o mundo e lembrando, ela consiste basicamente em estimular os sentidos de uma forma ou de várias ao mesmo tempo. Até pode existir alguma coincidência, mas essa estratégia tem ajudado muitas lojas no Brasil a alavancar suas vendas. Isso significa que a correta utilização do marketing sensorial possui uma ação efetiva na construção e na gestão das marcas, sabendo que essa de ação é capaz de auxiliar na fixação da marca na mente dos consumidores e na criação de mais valor para os produtos ou serviços dessas empresas.

É verdade que o marketing sensorial, quanto bem feito, se torna uma ferramenta que vai de encontro ao que os consumidores buscam nas suas relações com as marcas: mais atenção, mais envolvimento da parte das marcas, mais aproximação e mais diálogo. Assim, é possível considerar que o marketing sensorial é uma ferramenta que percebe o consumidor como um ser humano provido de desejos e necessidades e não apenas como um provedor de lucros.


E a sua utilização, como deve ser?
Neste momento é importante conhecer profundamente o produto com o qual estamos trabalhando. Se for de alimentação, seria interessante pensar em uma loja que tenha alimentos coloridos e bonitos e sempre com um cheiro de comida fresca no ar, como aquelas recém-saídas do forno, afinal, elas estimulam a vontade de comer e eventualmente as pessoas tendem a consumir mais do que realmente desejariam.
Agora, se for uma loja de roupas para um público jovem, é importante utilizar um som com músicas do momento e de artistas ligados a este mesmo estilo de se vestir, isso só irá ajudar ainda mais. A ideia é basicamente essa e tem feito muito sucesso em todo o mundo. Além disso, outras lojas trabalham com perfumadores de ambientes que dão um cheiro característico para aquele comércio. A prova de produtos também é um marketing sensorial e funciona bem em lojas de perfumes e produtos de beleza que tem sempre a mostra alguns itens para serem experimentados. Uma boa saída pode ser também oferecer amostras grátis, que também são consideradas uma atuação de marketing, funcionando bastante, principalmente, em lançamentos de novas marcas ou de um novo produto a venda.
 Muitas marcas em todo o Brasil trabalham com prova de produtos de alimentação, iguais àquelas dos supermercados. Montar ações que possibilitem aos clientes experimentarem os seus produtos são ideias muito utilizadas para estimular o paladar e assim aumentar as vendas. Alguns donos de lojas de doces e casas de bolo atuam desta forma, oferecendo seus produtos em brindes ou pequenas porções, o que só ajuda não apenas na escolha, mas também estimula a compra de um produto que até então não iria entrar no carrinho de compras. Esta estratégia também funciona com a venda de bebidas em geral, bem como para a venda de salgados e massas.
Antes de encerrar, vale a pena esclarecer que a prova de produtos sempre foi um marketing sensorial e funciona muito bem, e isso não é de hoje, ou será que nunca experimentamos aquela fruta apetitosa que muitos feirantes insistem em nos oferecer e perceba - isso funciona exatamente da mesma forma em outros comércios, como em lojas de perfumes e produtos de beleza onde ficam a mostra alguns itens para serem experimentados, ou seja, oferecer amostras grátis é uma poderosa ação de marketing sensorial que funciona.

Fonte e Sítios Consultados
http://www.novonegocio.com.br
http://www.ideiademarketing.com.br

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