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11 de janeiro de 2013

Saiba mais sobre o Buzz Marketing e sobre o Marketing Viral


O que é Buzz Marketing?
O que é Marketing Viral?

 

O que é Buzz Marketing? e Marketing Viral? Para responder a estas perguntas vamos começar esta jornada buscando definições que encontramos pela Internet para vocês analisarem diversos pontos de vista, e terminaremos com uma definição criada por todos nós.

A primeira parada é no site da WOMMA (Word of Mouth Marketing Association) onde encontramos uma ótima definição de buzz marketing e como podemos aplicá-lo.

Buzz ou word of mouth em português podem ser traduzidos como buxixo, boca-a-boca. Portanto Buzz Marketing é focado em dar um motivo para que as pessoas falem de seus produtos e serviços, e facilitar a iniciação deste tipo de conversas.

Todas as técnicas de word of mouth marketing são baseadas em conceitos de satisfação de clientes, diálogos em duas vias, e comunicação transparente. Os elementos básicos são:

- Educar pessoas sobre seus produtos e serviços.

- Identificar pessoas que compartilham bastante suas opiniões.

- Providenciar ferramentas para que a informação seja facilmente compartilhada.

- Para estudar como, onde, e quando opiniões são compartilhadas.

- Para escutar e responder a colaboradores, inimigos ou neutros.

Quando uma dona de casa experimenta determinada marca de sabão em pó e o indica para as vizinhas, ou quando um tênis é indicado e comentado entre amigos, isso pode ser considerado “Buzz Marketing”. Em seu conceito de mercado, buzz marketing, exprime o fator de consumidores gostarem de um produto ou serviço e comentarem positivamente para outras pessoas de seu circulo pessoal e profissional de relacionamentos.

No buzz marketing o desafio é identificar quando e como esses comentários surgem e em qual ocasião, sendo uma ação factível que ocorre no mercado e em locais diversos. O buzz marketing busca sistematizar as condições que incitam as pessoas que usam determinado produto a levar esta experiência a outras pessoas.

Popularmente conhecido como “boca- a- boca”, o comentário sobre um determinado produto e serviço transmitido de uma pessoa para outra é, na maioria das vezes, mais eficaz do que uma peça ou campanha publicitária para atestar as condições, benefícios e qualidade do produto ofertado no mercado.

Quando você compra um aparelho de televisão, por exemplo, há vários fatores que podem influenciar na decisão de compra, entre eles: preço, marca, modelo (tecnologia), orientações do vendedor e orientações de amigos e familiares. Quando você observa algum amigo seu de longa data usando uma marca de tênis que nunca o deixou na mão, ou melhor, com os pés no chão, a experiência positiva de seu amigo com aquele produto pesará bastante na sua escolha.

No mundo do marketing, o “boca-a-boca” é designado como marketing viral, no qual pessoas espalham notícias no formato de vídeos e textos sobre determinado produto e conteúdo de promoção para diversas pessoas via e-mail ou através de mídias sociais. O princípio do “boca-a-boca” e do viral é o mesmo, só diferem no mecanismo e na velocidade de transmissão.

Portanto, o buzz marketing possui características similares ao marketing viral e torna-se mais presente e forte em ações na internet, na missão de atingir o maior número possível de pessoas. Para dar certo, as ações de buzz marketing devem interagir e conquistar o interesse do internauta / consumidor de repassar determinada mensagem a outras pessoas.

Exemplo: No início de 2010, uma importante marca de cerveja brasileira lançou o slogan “cervejão” rimando como “praião”, “abração” , “biquinão” e outros artefatos prazerosos que rimassem com “verão”, na semana de lançamento da campanha, várias pessoas elogiavam e criticavam os excessos de “ão” no texto publicitário no Twitter e em outros portais, mas seguindo o antigo ditado falem bem ou mal, mas falem de mim , os comentários nas mídias sociais e nos mensageiros da internet despertaram a curiosidade pela campanha e pela marca até em quem ainda não tinha visto o comercial na TV. Nesse caso foi um comentário que partiu sobre observações a respeito do comercial da cerveja na televisão.

O buzz marketing quando busca reforçar o “boca-a-boca”, principalmente na internet, é considerado uma estratégia de marketing para conquistar o interesse dos consumidores a repassar uma mensagem de um produto a outras pessoas de forma multiplicadora para dezenas e até milhares de pessoas.

A Womma também listou vários tipos de word of mouth marketing e deixou claro que alguns profissionais podem querer argumentar em algum ou outro ponto. A lista é a seguinte:

  • Buzz Marketing: Utilização de eventos high-profile(que atrai atenção e publicidade) ou alguma notícia para fazer as pessoas falarem de sua marca.

 

  • Viral Marketing: Criando mensagens divertidas ou informativas que são feitas para serem passadas adiante de modo exponencial, por email ou eletronicamente.

 

  • Community Marketing: Formando ou apoiando comunidades que possam criar interesse sobre a marca (como fan clubes, fórum de discussões) providenciando ferramentas, conteúdo, e informação para apoiar estas comunidades.

 

  • Grassroots Marketing: Organizando e motivando voluntários a participarem em projetos pessoais ou de alcance local.

 

  • Evangelist Marketing: Cultivando evangelistas, voluntários que são incentivados a tomarem um papel de liderança ativamente espalhando mensagens no seu nome.

 

  • Product Seeding: Colocando o produto certo, nas mãos certas, na hora certa. Providenciando informações e amostras a pessoas influentes.

 

  • Influencer Marketing: Identificando comunidades chave e lideres de opinião que podem se interessar em falar sobre sua marca e tem habilidade de influenciar outras pessoas.

 

  • Cause Marketing: Apoiando causas socias para ganhar respeito e apoio daqueles que se identificam com a causa.

 

  • Conversation Creation: Anúncios interessantes ou engraçados, emails, jingles, entretenimento ou promoções feitas para começar a atividade de boca a boca.

 

  • Brand Blogging: Criando blogs e participando na blogosfera, no espírito de comunicação aberta e transparente compartilhando conteúdo de valor que a comunidade de blogueiros possa querer falar a respeito.

 

  • Referral Programs: Criando ferramentas que permitem clientes satisfeitos indicarem você aos amigos deles.

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Já o site www.buzzmarketing.com administrado por Mark Hughes, autor do livro Buzzmarketing publicado pela editora Penguin diz o seguinte sobre buzz marketing.

Na definição deles, Buzz Marketing é capturar a atenção dos consumidores e da mídia até o ponto em que falar sobre sua marca torna-se divertido, fascinante, digna de ser notícia. É uma maneira de iniciar conversas. O site também salienta que ninguém gosta de marketing intrusivo e que buzz marketing é completamente o oposto.

No blog Buzzoodle.com, encontramos outra definição que está mais atrelada aos funcionários de uma empresa.

“Buzz Marketing é boca-a-boca em esteroides. Buzz Marketing é quando algo grande acontece, ou quando coisas pequenas acontecem numa quantia suficiente fazendo com que o boca-a-boca comece a crescer. “

“O crescimento contínuo do buzz vem do treinamento dos empregados para aprenderem a divulgar a empresa. Ferramentas existem para pessoas de uma empresa criar mais buzz mesmo que ela não seja do departamento de marketing ou vendas.

Também é ressaltado no final que os melhores resultados de buzz marketing virão por você ser excepcional, e não por seguir fórmulas certas e outros clichês de marketing.

A definição de marketing viral retirada do Answers.com, e diz o seguinte:

“É um método de publicidade utilizado online que é similar ao boca-a-boca”. O “viral” se refere à rapidez com que a mensagem se propaga, e seu propósito não tem nada a ver com danificar nenhum PC, é apenas fazer uma oferta disponível para as massas. O anúncio é disseminado através de links que são incluídos em e-mails, blogs, websites que apontam para um produto ou serviço que este público possa querer, seja ele gratuito ou não.

O termo foi atribuído à empresa Draper Fisher Jurvetson (www.venture-capital.com), depois que seu investimento no Hotmail cresceu dramaticamente. Hotmail automaticamente adiciona um anúncio no fim de todos os e-mails sugerindo que outras pessoas também assinem o serviço. Em 1 ano e meio mais que 12 milhões de pessoas tornaram-se usuários Hotmail.”.

 

A empresa Viral Factory demonstra as etapas de uma campanha de marketing viral que são:

·       Estratégia

·       Criatividade

·       Produção

·       Propagação

·       Monitoramento

 O site Answers.com nos traz ainda informações das possibilidades de transmissão de uma campanha viral, que incluem: Word of Web(links do tipo “envie para seu amigo”), Word of Email(Mensagens, fotos, vídeos retransmitidos), Word of IM(Utilizando mensageiros como MSN, Yahoo, GoogleTalk), Reward for Referrals( incentivos e prêmios para aqueles que trouxerem seus amigos), Bluetooth(possibilitando a troca de arquivos de vídeo, fotos, texto entre aparelhos móveis) e claro, o Word of Mouth que é o boca-a-boca.

Analisando as informações coletadas até o momento, percebe-se que marketing viral é diferente de buzz marketing, porque marketing viral é focado na transmissão de mensagens através de meios como email, celular, MSN Messenger entre outras novas tecnologias que fazem com que uma mensagem seja redistribuída numa velocidade que outrora não seria possível. É o Buzz Marketing ficando viral com a ajuda da tecnologia.

 

Fonte e Sítios Visitados

http://buzztutorial.wordpress.com/2006/12/04/o-que-e-buzz-marketing-o-que-e-marketing-viral/

http://www.infoescola.com/marketing/buzz-marketing/

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