Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

4 de janeiro de 2013

Fluxo de Caixa para Microempresas














Fluxo de Caixa para Microempresas

No processo de elaboração de fluxo de caixa é necessário à utilização de técnicas gerenciais para se projetar as vendas e os custos da empresa, de forma que não existam desperdícios para o caixa. O fluxo de caixa é um instrumento essencial para que a empresa possa ter agilidade e segurança em suas atividades financeiras. Logo, o fluxo de caixa deve refletir com precisão a situação econômica da empresa, em termos financeiros do presente e do futuro.  

O objetivo principal deste estudo “Fluxo de Caixa” é estabelecer a importância da aplicação do fluxo de caixa nas empresas. O desenvolvimento desse tema envolve inicialmente discussões sobre as conceituações gerenciais básicas, além de justificar a sua importância e a utilização do demonstrativo de fluxo de caixa como uma ferramenta indispensável a uma boa gestão das organizações. Conceitua os tipos de fluxo de caixa. Indica os vários elementos que devem compor o fluxo e as formas para a sua analise e utilização. Mostra também as transações que afetam o caixa.
 

Este assunto é especialmente relevante e sempre será atual.

A Demonstração do Fluxo de Caixa propicia ao gerente financeiro a elaboração do planejamento financeiro, pois numa economia global não é aconselhável o excesso de caixa, mas o estritamente necessário para fazer face aos compromissos assumidos.

 

 ADMINISTRAÇÃO DO CAIXA: ENTENDENDO E PLANEJANDO O FLUXO DE CAIXA

A responsabilidade pela administração do caixa inicia-se pela listagem das estimativas de entrada e de saídas de dinheiro.  Se não conseguir fazer uma projeção de fluxo de caixa com confiança, você não compreenderá a empresa. A projeção do fluxo de caixa deve ser facilmente interpretada e criar a possibilidade de outras pessoas efetuarem uma analise de maneira mais critica. Esta observação é igualmente válida para qualquer empresa em andamento com algum problema, mesmo que remoto, de déficit de caixa. A analise e o planejamento do fluxo de caixa é uma ferramenta básica para a administração de uma pequena empresa. Se você ignorar isso, estará colocando em risco as suas chances de sobrevivência e de obter o sucesso.

O termo fluxo de caixa significa simplesmente o equilíbrio ou diferença entre dinheiro que entra e dinheiro que sai no final de um determinado período de tempo. Se todos os negócios fossem transacionados com cheques, o fluxo de caixa seria a diferença entre os cheques depositados e os cheques emitidos, porém atualmente com a utilização dos pagamentos on-line ficou indispensável à visualização do fluxo de caixa a todo o momento, em razão da velocidade destas transações.

 

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA

Entende-se como fluxo de caixa o registro e o controle sobre a movimentação de caixa, expressando as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos de tempo.  O fluxo de caixa tem o importante papel no planejamento financeiro das empresas. Portanto constitui-se num exercício dinâmico a manutenção do fluxo de caixa, ele deve ser constantemente revisto e atualizado para que as tomadas de decisões estejam embasadas em números corretos.

 

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

É importante o planejamento do fluxo de caixa, pois é ele quem irá indicar antecipadamente as necessidades de numerário para o atendimento dos compromissos assumidos. Com isso, os administradores financeiros estarão aptos a planejar com a devida antecedência, os problemas de caixa que poderão surgir em razão das reduções cíclicas das receitas ou do aumento no volume dos pagamentos.

 

OS REQUISITOS PARA IMPLANTAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

Os principais requisitos para implantação do Fluxo de caixa:

ü  Apoio de cúpula diretiva da empresa;

ü  Organização de estrutura funcional da empresa com definição clara dos níveis de responsabilidade de cada área;

ü  Integração dos diversos setores e departamentos da empresa ao sistema do fluxo de caixa;

ü  Definição do sistema de informações quanto à qualidade e aos funcionários a serem utilizados, calendários de entrega dos dados (periodicidade) e os responsáveis pela elaboração das diversas projeções;

ü  Treinamento do pessoal envolvido para implantar o fluxo de caixa no caixa da empresa;

ü  Criação de um manual de operações financeiras;

ü  Comprometimento dos responsáveis pelas diversas áreas, no sentido de alcançar os objetivos e as metas propostos no fluxo de caixa;

ü  Utilização do fluxo de caixa para avaliar com antecedência os efeitos da tomada de decisões que tenham impacto financeiro na empresa;

ü  Fluxograma das atividades na empresa, ou seja, definir as atividades fins;

 

ADMINISTRANDO A DISPONIBILIDADE DE CAIXA

A maioria das empresas, inclusive as novas sofrem com dinheiro e capital insuficientes. Em algumas pesquisas efetuadas, verificou-se que mais de um terço dos proprietários e gerentes consultados disseram que a descapitalização foi o maior problema que enfrentaram no início dos seus negócios. E muitas pequenas empresas continuam a ter estes mesmos problemas de caixa.

Um desequilíbrio de caixa pode ser sintoma de um problema mais profundo. Em geral, não significa dizer simplesmente que a empresa esteja doente, mas, talvez seja um caso específico de administração inadequada do caixa. Administrar o caixa significa controlar a sua disponibilidade com base em uma compreensão e planejamento das necessidades financeiras.

 

O CAIXA NAS PEQUENAS EMPRESAS É LIMITADO

O déficit de caixa é endêmico nas pequenas empresas; quase todas passam por um problema de caixa limitado em algum momento de suas vidas. As grandes empresas, por outro lado, em geral, tem acesso a outras fontes de caixa ou podem vender bens de valor ou partes da empresa para gerá-lo. Mas a pequena empresa tem pouco ou nenhum acesso aos tradicionais mercados de capital. Não podem tampouco vender uma subsidiária ou divisão para levantar novos os fundos. O fundador de uma pequena empresa, em geral, já incorporou todas as suas economias no novo empreendimento e talvez já tenha apelado aos amigos e aos familiares também. Raramente os banqueiros vêm em sua salvação: ou a empresa não tem escrituração ou não é negociável

 

LUCRO NÃO É DINHEIRO  

Existem muitos conceitos sobre o que é ou deixa de ser caixa. Acima de tudo, você deve compreender a distinção vital que existe entre caixa e lucro. Muitos proprietários/gerentes acreditam que simplesmente pelo fato de uma empresa não estar no vermelho ela necessariamente tem fundos para satisfazer suas obrigações. Isso não é a verdade.

Caixa é alguma coisa tangível, alguma coisa que temos em mãos ou pode ser convertida em dinheiro com relativa rapidez. Caixa não e meramente uma promessa, como por exemplo, uma conta a receber. Ele está prontamente disponível. Caixa não é um bem de valor, como o estoque. Ele é liquido, significa que em poucos dias ele pode ser convertido em dinheiro de verdade. Uma pequena empresa é como um barco numa tempestade – uma onda grande pode afundar a embarcação inteira. Mas os proprietários/gerentes bem-sucedidos são navegantes cuidadosos, precavidos, inteligentes e astutos. Eles são gerentes empreendedores ou administradores do dia a dia. Uma das áreas da empresa que eles administram é a disponibilidade de caixa. Essa responsabilidade começa antes do negócio abrir.

          Se pretender conhecer mais sobre Fluxo de Caixa, inclusive como fazê-lo passo a passo, acesse neste mesmo blog a página http://administracaonoblog.blogspot.com.br/2011/03/fluxo-de-caixa.html, e boa sorte.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.revista.inf.br/adm12/pages/artigos/ADM-edic12-anovii-art02.pdf

http://administracaonoblog.blogspot.com.br/2011/03/fluxo-de-caixa.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog