e-commerce e o dever de casa da pequena empresa
Cada vez mais temos observado a
preocupação de grande parte das empresas em fazer negócios via web; porém, ainda
assim, a quantidade de empresas que efetivamente está conseguindo fazer isso é
muito pequena tendo em vista o mercado brasileiro.
Se levarmos em consideração que apenas dez
empresas são responsáveis por aproximadamente 75% do faturamento do e-commerce no Brasil
podemos pensar que não haja mais espaço para novos negócios. Ai é que está o
grande engano, pois a web oferece a possibilidade de atender a nichos de
mercado bastante específicos, permitindo atender a públicos muitos segmentados,
que demandam conhecimento especializado no momento da venda, o que chamamos de nicho de mercado.
As microempresas e as pequenas empresas, que
ainda estão sem saber o que fazer, podem
“testar” o
e-commerce
com investimento muito baixo, participando de sites que são integradores de
lojas, como num shopping. Com isso os custos são rateados, permitindo estar
on-line, vendendo, ou seja, tendo uma experiência com essas ferramentas. Esses “shoppings” cobram um
valor similar a uma taxa de aluguel ou condomínio, dessa forma o lojista pode
verificar se consegue interagir no mundo on-line,
se tem estrutura para manter a loja no ar e atualizada, e ainda medir os
resultados.
Em geral, a operação para estar
presente nesse tipo de portal de compras é muito simples, não requer uma grande
especialização. Obviamente, esse modelo não permite muitas customizações e
adequações, mas mesmo assim, é uma ótima alternativa para quem está começando,
a preços realmente muito atrativos.
O ideal mesmo é buscar criar vários
canais de acesso para seus clientes. Como exemplo há lojas que permitem comprar
on-line e retirar o produto diretamente na loja física, isso serve para os mais
céticos que ainda não se sentem confortáveis em realizar todo processo via web.
Ferramentas de Busca
Mas o “X” da
questão não está somente em ter uma loja ou estar on-line. É fundamental
ser encontrado por aqueles que demandam esse tipo de produto e isso ocorre se a
empresa for localizada por buscadores, como o Google, hoje o principal canal de
pesquisa que antecede as compras de quase tudo. Isso sim demanda conhecimento
especializado e bastante trabalho, além de novos investimentos, que podem ser
bem superiores ao investimento no próprio e-commerce.
Isto vale para produtos ou serviços. A
importância de ser localizado pelos buscadores como Google e Yahoo
é crucial para o sucesso ou fracasso dos negócios. Para citar um exemplo de
serviço, que é um setor menos comentado do que outros, o negócio pode ser uma
assistência técnica de eletrodomésticos. O site da empresa deve indicar
claramente se ela é autorizada de que fabricantes, sua localização, tempo de
resposta, tipo de atendimento, bem como horário de funcionamento. Por que tudo
isso? Pois esses são pontos muito relevantes para quem estiver procurando esse
tipo de serviço e será importante isso aparecer rapidamente para ele e ser
transparente em sua mensagem é cada vez mais necessário.
Entenda Seu Cliente
É preciso tentar pensar com a mente do
cliente – e isso é um ponto óbvio em marketing,
que poucas empresas fazem. O que quero dizer? Não é necessário realizar
grandes, e caras, pesquisas de mercado para identificar qual é o processo de
decisão do cliente. Basta perguntar diretamente a alguns deles para descobrir
qual o caminho que percorrem até chegar à sua loja.
Por
exemplo, falando desse caso, como a pessoa vai procurar nos buscadores a tal
assistência técnica? Em geral ela digitaria “assistência
técnica da marca tal”, e poderia complementar colocando a cidade ou
o bairro para refinar a busca. Com isso, surgirão nas primeiras páginas, como “resposta”, empresas cujos
sites estiverem bem construídos e que fizeram sua lição de casa adequadamente.
Fonte: Sandra Turchi
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