A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO
A importância de saber a história da
tecnologia, da informação digital e dos computadores deve ser atribuída
inevitavelmente a todos, por sua invasão na vida de quem trabalha, estuda,
busca lazer, conhecimento de alguma coisa, resgate de alguma notícia, aproximação
com pessoas do outro lado do mundo, etc. Hoje é uma arma poderosa para quem
deseja acompanhar a evolução da comunicação, da eficiência, da mordomia; para
quem deseja “penetrar” no mercado de trabalho; para quem deseja atualizar-se
nas informações do cotidiano e do mundo. Antes, era quase impossível ter um
computador em casa, por causa do tamanho grande, do custo, da forma complexa de
operar e dos motivos vagos para seu uso. Hoje em dia, o computador está
acessível a todos, e podemos encontrar até mesmo em tribos indígenas.
A primeira máquina com capacidade de
somar, subtrair, multiplicar e dividir foi construída por Ediin em 1895, e foi
perdida durante a Guerra dos Trinta Anos. Anos mais tarde, o físico e
matemático Blaise Pascal (1623-1662) reconstruiu outra, atribuindo a ele o
título de Criador da Primeira Máquina Calculadora. Com o intuito de ajudar seu
pai a computar os impostos em Rouen, França, o projeto de Pascal foi bastante
aprimorado pelo matemático alemão Gottfriend Wilhelm Leibniz (1646-1726), que
acreditava que no futuro todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar
de uma simples alavanca.
Essas calculadoras ainda precisavam
ser desenvolvidas cada vez mais, para serem considerados computadores, porque
não eram programáveis, o que inspirou Charles Babbage (1792-1871), matemático
de Cambridge, a desenvolver uma máquina de “tecer números”, cuja forma de
calcular pudesse ser controlada por cartões. Na tentativa de desenvolver uma
máquina mais complexa, Babbage criou o Calculador Analítico, semelhante ao
computador atual, com capacidade de somar com precisão cinqüenta dígitos. Junto
com Babbage, trabalhou a jovem Ada Augusta, conhecida como Ada Lovelace, a
primeira programadora da história, projetando programas para uma máquina que
não vingou a criação por falta de verbas. Ambos estavam tão avançados para a
época, que até 1940 nada se inventou parecido com seu computador analítico. Baseada
na separações de cartões perfurados, o americano Herman Hollerith (1860-1929)
avançou a tecnologia de Babbage, que inventou uma máquina capaz de processar
dados, mais tarde usando o auxílio da eletricidade para seu progresso. A
empresa fundada por Hollerith é hoje conhecida como IBM (International Business Machines).
Então que o primeiro computador
eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuze (1910-1995), em 1936, a partir
de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Durante a Segunda Guerra Mundial, a
Marinha Americana, associada a Universidade de Harvard, desenvolveu o Harvard Mark I, que ocupava 120m²
aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três
segundos. Em segredo, ao mesmo tempo o Exército Americando desenvolvia um
projeto de computador a válvulas, o Eletronic
Numeric Integrator And Calculator(ENIAC), capaz de fazer quinhentas
multiplicações por segundo, que foi revelado ao mundo após a guerra. John Von
Neumann propôs a idéia de transformar os calculadores eletrônicos em “cérebros
eletrônicos”, modelando a arquitetura do computador segundo o sistema nervoso
central. Para isso, haveria três características:
As
principais vantagens do programa armazenado eram: rapidez, versatilidade e
automodificação. Graças a esse avanço de armazenamento de dados e programa na
memória, o computador programável que conhecemos hoje é chamado de Arquitetura
de Von Neumann. A partir disso notamos a necessidade do homem em buscar novos
horizontes, nova forma de economizar espaço, custo, aumentar benefícios e
produtividade, de transformar um simples objeto ou máquina em um aliado, em uma
parceria válida. Notamos claramente como um conceito mudou a nova era.
EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
Em 1947, a invenção dos transistores
substituiu progressivamente as válvulas, que tinham dimensões gigantescas,
aumentando a velocidade das máquinas. A partir de 1975, podemos dizer que os computadores
entraram na sua quarta geração, que estão até os dias de hoje, e se
caracterizam por circuitos integrados em longa escala, produzidos pela Intel.
Abaixo o resumo dessa evolução,
por ano:
1975 - Em Fevereiro, Bill Gates e Paul Allen
desenvolvem a versão mais aperfeiçoada da linguagem Basic (criada em 1963, no
Darthmouth College) para microcomputadores, o Visual Basic. As linguagens anteriores eram adequadas somente aos
grandes e médios computadores. Mais tarde, a dupla funda a Microsoft, que se
torna a maior e a mais importante companhia de software do mundo. Neste mesmo
ando a Intel lança o microprocessador Intel 8080.
1976 - Steve Wozniak e Steve Jobs terminam o
projeto do micro Apple I, o primeiro microcomputador feito para ser vendido em
grande escala, e fundam a Apple Computer
Company.
1977 - Foi anunciado o Commodore PET (Personal Eletronic Transactor), um dos
primeiros computadores pessoais lançado. A Apple II, para não ficar para traz,
lança computadores com circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de
alimentação, teclado e cartuchos para jogos. Mas a maior vendagem foi o Tandy Radio Shack’s(TRS-80), com 10 mil
unidades. O Telejogo surge pela Philco. Iniciou-se a era áurea dos videogames
com o lançamento do Atari 2600, que causou uma verdadeira revolução no até
então misterioso e desconhecido mundo do entretenimento digital.
1979 - A Motorola lança o microprocessador
68000, mais veloz que os concorrentes.
1981 - A IBM lança o seu PC (Personal Computer), o PC-5150, que se
torna um sucesso comercial. Tinha 64Kbytes de momória e velocidade de 4,77 Mhz.
O sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido pela empresa de softwares
Microsoft. Na época, Bill Gates, o dono da Microsoft, convence a IBM e as
demais companhias a adotarem o sistema operacional de sua empresa. Isso permite
que um mesmo programa funcione em micros de diversos fabricantes.
1983 - A Compac lança seu primeiro PC com
software da IBM. A Microsoft anuncia o Windows e o Word.
1984 - A
Apple lança o Macintosh, o primeiro computador com interface gráfica e mouse,
favorecendo o crescimento e utilização do disquete de 3¹/2.
1989 - A Intel e a Motorola lançam novos processadores
com mais de um milhão de transistores. Chega ao mercado o vídeo-game de 8 bits
lançado pela SEGA, o Master System.
1993 - O Pentium, da Intel, é lançado, com
3,1 milhões de transistores, memória de 4 Gigabytes e velocidade de 66
megahertz. Já o PC 486 da IBM incorpora o Windows 3.1 lançado no ano anterior.
1995 - A Microsoft anuncia o novo Windows
95. A linguagem Java é descoberta. A AMD supera os concorrentes e disputa com a
Intel, propondo melhoras e rapidez de resposta na interface gráfica.
1999 - O Linux é lançado, pelo finlandês
Linus Torevald, para concorrer gratuitamente com a Microsoft Windows.
2001 - A Intel apresenta o novo Pentium 4,
com 3.0Ghz. Seu concorrente, a AMD, lança o AMD
Athlon. Ao mesmo tempo, o Linux Kernel também é anunciado. No mesmo ano a Microsoft Corporationdivulga seu
primeiro console de vídeo-games, o Xbox,
para competir com o Sony Playstation
e o Nitendo GameCube.
2006 - É lançado a Intel Core 2 Duo e o AMD
64, composto por dois processadores num único chip de silício, com capacidade
de rodar os programas com 64 bits. Em sociedade com a AMD, a ATI Randeon e a EVGA, a Microsoft Corporation
anuncia o novo Xbox 360, console de
vídeo-game de última geração, derivado de um processamento paralelo
sincronizado com memória partilhada, ou seja, permite partilhar um programa em
várias tarefas individuais e executá-las ao mesmo tempo em processadores
separados, otimizando o desempenho do aplicativo, como no lançamento dos novos
computadores de duplo processadores. Em parceria com Intel e a nVidea, um ano
mais tarde a Sony lança o Playstation 3, com mesma tecnologia para
concorrer com a Microsoft.
CONCEITOS
BÁSICOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A palavra “Informática” vem de INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA, que significa, portanto, tratamento da informação por meios
automáticos, nomeadamente de computador. A
Sigla TI significa Tecnologia e Informação, respectivamente trata-se da palavra
“tecnologia” o conhecimento que se tem das técnicas, dos meios, instrumentos,
processos e métodos para resolver problemas; e a palavra “informação” é tudo o
que aprendemos a organizar e a gerir no computador. Os computadores foram
aperfeiçoados no decorrer do tempo, com uma velocidade incrivelmente rápida,
melhorando a capacidade de suas funcionalidades, com sistemas avançados de
inteligência artificial, nomeadamente comunicação verbal. Daí a necessidade de
fazer com que uma simples máquina pudesse passar informações a partir de dados.
- Dados são designações de entidades, letras,
números, etc.
- Informação é
um conjunto de dados com determinado significado.
A
informação é transportável, armazenável na memória humana, em livros, em HDs de
computadores, em pen-drives, pode ser traduzível ou convertida noutra linguagem
para ser entendida pelo receptor e pode ser reciclável ou usada para criar nova
informação. A Informação Digital é
aquela que se encontra sob forma de dígitos (Zero e Uns) e que é processada, em
particular, nos computadores, cujo armazenamento encontra-se nas memórias dos
mesmos sob forma de bits e bytes.
Um
byte é um conjunto de 8 bits. Cada
caractere (letra ou símbolo do teclado) ocupa 1 byte quando é guardado na
memória.
SIGNIFICADOS E APLICAÇÕES
- Comunicação:
ü Telecomunicação: consiste na comunicação à distância.
ü Telemática: Soma de Telecomunicações + Automáticas, caracteriza-se
pela conjunção de meios informáticos com os meios de comunicação à distância.
Ex: Videoconferência
Controle e Automação:
o Robótica: é a ciência que faz projeção e construção de robôs, nos quais intervêm
meios e processos informáticos.
Ex: Aplicação em linha de montagem de
automóveis
o CAD-CAM: (Computer Aid Design / Computer
Aided Manufacturing) consiste no sistema de fábrica controlado por
computador.
Ex: Aplicação em desenho e fábricas
de peças.
Computador:
É um sistema informativo constituído
pelos Hardwaree Software.
Ex: processador, dispositivos de entrada e de
saída, memórias, etc.
Software: é a parte lógica dos programas e comandos do computador. É o software
que permite o funcionamento do hardware.
HARDWARES PRINCIPAIS
CPU (Central Prossessing Unit) é a Unidade
Central de Processamento, o “cérebro” do computador, responsável por controlar
e realizar todas as tarefas exigidas pelos utilizadores. Quanto maior a
freqüência e a velocidade da memória cache, melhor o desempenho.
MEMÓRIA é um suporte com capacidade de armazenar qualquer tipo de informação,
como dados e programas. Existem dois tipos: as primárias e as secundárias.
Memórias Primárias
É a parte do suporte e armazenamento
que serve para guardar os trabalhos de forma permanente. Ela é um hardware
removível, porém na maioria dos computadores são encontradas fixas na parte
interna do gabinete, porque seu uso é um dos fatores principais para a execução
de softwares e dispositivos de entrada e saída, é o que chamamos de HD (Hard
Disk). Lá ficam armazenadas as pastas, os arquivos, os programas instalados e
não instalados, ou seja, tudo que podemos utilizar mais tarde e visualizar em
um dispositivo de saída.
Algumas marcas: HP, Samsung, Seagate,
Philips, Westem Digital, Maxtor, etc.
Foram criadas também as memórias de
armazenamento portáteis, como pequenos HDs externos, pen-drivers e cartões de
leitura que chegam a ser do tamanho de uma unha.
PLACA MÃE– (Motherboard) é a base
onde se encontram circuitos eletrônicos impressos e as memórias ROM e onde são
instalados todos os componentes internos do computador: processador, memória
RAM, HD, placa de vídeo, placa de som, placa de rede, unidade de CD/DVD-ROM,
unidade de disquete, placa de captura de vídeo, placa de fax-modem, coolers,
etc. É a placa-mãe que serve como intermédio de comunicação entre todos os
hardwares.
PERIFÉRICOS
São
dispositivos que permitem a comunicação entre o computador e o operador.
b.
Saída (output): Caixas de som, monitor,
impressora, etc.
c.
Entrada e
Saída (input/output): Placas de
som, placas de vídeo, etc.
O
desenvolvimento da informática exerce um grande impacto no modo de produção da
sociedade. O computador tornou-se uma importante ferramenta de trabalho,
contribuindo para o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da
qualidade dos produtos. Vários setores da economia estão informatizados, entre
os quais a indústria, a pesquisa científica, a educação, o sistema financeiro,
as comunicações, a administração e a astronáutica. Nas fábricas, os robôs substituem
rapidamente a mão de obra humana em trabalhos que envolvem risco em atividades
mecânicas, como às linhas de produção e montagem. Essa automação progressiva é
a causa da eliminação de vários postos de trabalho como caixas de banco,
telefonistas e datilógrafos, tendência que é conhecida por desemprego
estrutural. Por outro lado, a informática também cria novas categorias de
profissionais, cuja principal característica é o domínio das tecnologias da
atualidade. Na área das comunicações, a inovação é a interligação dos
computadores de todo o mundo numa grande rede, a Internet. Em um primeiro
instante, com uma visão simplória, percebemos que ela auxilia nas contas, nos
arquivos de dados e informações dos funcionários, do cotidiano, da emissão de
boletos, no preenchimento de cheques, na comunicação on-line com os bancos, nos
cadastros de produtos e controle de entrada e saída de funcionários, materiais
e despesas, etc.
Com um
olhar mais abrangente e observador podemos enxergar o horizonte da Administração de Tecnologia da
Informação:
- informação = é o conjunto de dados corretos
que satisfaçam alguém.
- dado = é a menor parte de uma informação.
- conhecimento = é um conjunto de informações
sobre algo em especial.
- registro = é um conjunto de dados
organizados previamente e armazenados em um local específico.
- arquivos = é um conjunto de registros
armazenados em um local específico.
- banco de dados = é um conjunto de arquivos
armazenados.
- sistema = é um
conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.
- subsistema = é um
sistema
subordinado a outro.
Pergunta:
Retroalimentação
Todo processo precisa de uma entrada que
trabalhada, modificada, irá para a saída.
Um sistema é um conjunto de subsistemas que interagem
entre si em busca do resultado.
Subsistema é uma parte do sistema que tem um
fim específico, onde o resultado de saída do seu processamento contribuiu para
a entrada e o funcionamento do processo de outros subsistemas.
Infraestrutura
de TI
Tangíveis (Hardware) à Consiste em toda parte
física (tangível) que compõe um equipamento computacional.
Os Hardwares são classificados das seguintes
maneiras:
1
Byte é um conjunto de 8 Bit´s
Bit = é a menor parte de 1 processamento.
Periféricos
de processamento = Processador
·
Hardware ou periférico de saída: são
periféricos responsáveis pela apresentação dos resultados de entrada processados.
Ex: impressora, monitor, caixa de som, fone de ouvidos, data show, projetor.
·
Hardware ou periférico de armazenamento: são
responsáveis por salvar dados de modo interno ou externo, podendo inclusive ser
um salvamento temporário. Ex: disco rígido, memória RAM, pen-drive, cd.
Curiosidades:
Memória RAM , ROM
R
andomic R ead
A
cess O ncyM emory M emory
Teoria dos Sistemas
Tipos
de sistema.
Aberto à está em constante troca com o meio externo.
Software
- SAE – Sistema de apoio ao
executivo.
Age com a razão – o SAE
analisa todas as possibilidades e cria cenários – cria simulações – fatores
macroeconômicos, ambientais, globais, políticos.
Auxiliam os executivos a
tomarem decisões econômicas, políticas, sociais, ambientais, globais, e além de
auxiliar e considerar as questões e resultados internos, através dos
indicadores da macroeconomia é possível obter cenários e realizar simulações.
- SIG – Sistema de Apoio a
Decisão. Estes sistemas são muito parecidos com o SAE, porém os cenários
identificados relacionam-se mais aos stakehoolders do que no macroambiente,
ainda assim verificam e analisam os resultados internos, o planejamento
estratégico e geram simulações em busca desses objetivos estratégicos
(clientes, funcionários, acionistas).
Operacionais
Software: linguagem de
programação
São Programas destinados a
desenvolver programas
Ex: DELPHI, C++, Visual
Basic, Cobol, Java, HTML, Pascal, ASP NET
SIG = Sistemas de
Informações gerenciais
Este sistema tem como função
especifica criar relatórios gerenciais em relação aos acontecimentos envolvidos
na empresa. Isto é possível através do acesso à base de dados organizacional.
SEG – Sistemas especialistas
São dedicados a
profissionais que possuem grandes conhecimentos técnicos e científicos, da área
de atuação. Há necessidade de ser um profissional regulamentado para manuseio.
Através deles tomam-se decisões técnicas do negócio, podendo aprovar,
desaprovar e autenticar.
Ex: AutoCAD, sistemas de
intervenções cirúrgicas, sistemas de identificação laboratoriais, sistemas
jurídicos contábeis.
SPT – Sistemas de Processo e
Transações ou ST – Sistemas Transacionais, ou só sistemas operacionais.
SPT – O sistema só alimenta
– Só imput.
Fornece entrada de dados nas
bases da empresa. Ex: contabilidade, contas a receber ou a pagar.
Tudo o que o sistema
operacional faz, vai para uma base de dados.
Um software consiste em toda
a parte lógica necessária ao funcionamento dos Hardwares. Um software também
pode ser chamado de programa. Alguns softwares são disponibilizados para
utilização gratuita, porém em sua grande maioria são comercializados.
Quanto a classificação dos
softwares:
Software ou programa (sistema
operacional)
Inicialização do hardware –
a função do sistema operacional.
SO – tem como função
principal realizar a inicialização de hardwares, reconhecer e identificar
periféricos conectados, além de permitir ou não a instalação de outros
softwares.
Ex: Windons, Linox, OS2
Softwares Aplicativos
São Programas desenvolvidos
para atender necessidades especificas de modo geral, como: não são
desenvolvidos por encomenda, pelo contrário, são disponibilizados e
comercializados em prateleiras. Ex: pacote Office, corel draw, photoshop,
Google chrome.
Software especial
São aqueles desenvolvidos
sob encomenda para atender necessidades especificas de clientes específicos,
Ex: totus, protheus, Datasul, esl.
Sistemas
de chão de fábrica (SAT, SO, ST)
O sistema operacional é o
mais importante.
Os sistemas operacionais
enviam os dados para o DW (Data Web House)
1.
Característica - após os dados serem consolidados no DW, só
podem ser consultados os seus dados.
2.
Possuem grande capacidade de armazenamento,
possuem alto grau de segurança.
Bases de dados segmentadas –
DATA MART – Não alteram, só consultam.
É mais rápido e seguro –
essa divisão do Data Web House
CRM – Ferramenta de
gerenciar estratégias, necessidades especificas dos clientes. (DATA MART)
Data-Mining = É uma base de
dados só de consulta – ele surge de:
Exemplo do cartão de crédito
de viagem (limite baixo, uso pequeno, foi barrado durante a viagem)
Data Mining = Consegue
minerar os dados para identificar perfis.
A internet abreviou os
caminhos até o cliente.
Através do Amazon foi
possível abrir um comércio eletrônico – comercio virtual
Existem 3 tipos de comercio eletrônicos
COMERCIO
ELETRONICO – E-Commerce
No inicio da década de 90, a
net começou a popularizar como o surgimento das 1º. Lojas virtuais.
A evolução continuou numa
velocidade 100 precedentes, bancos, fundos de investimentos, fundos de renda,
grandes magazines, ojas de varejo. Investiram bilhões em projetos baseados na
WEB, dando origem a crença de que a organização que não estivesse representada
na NET estaria fadada a desaparecer. Sendo
assim surgiram algumas denominações em relação aos modelos de negócio e a área
de atuação. Os modelos mais conhecidos são:
B2B
= Business to Business
= Este tipo de modalidade representa o comercio eletrônico de transações
comerciais entre empresas. O principal objetivo dessa modalidade é minimizar os
custos para o comprador, além de integrar todos os participantes da cadeia
comercial e disponibilizar informações atualizadas sobre os produtos.
- Neste momento ainda não há
a participação do consumidor final – contato virtual = portal
Ex. o CERASA faz o B2B
Exemplo de B2B, comprar e
pagar com o cartão de crédito (por trás da operação co cartão de crédito tem um
B2B atuando).
B2C
= Business to Consumer = uma empresa vendendo ao consumidor
final.
Exemplo de B2W: Submarino,
Americanas, Saraiva
C2C = Cosumer to Consumer
O próprio consumidor vende
para o próprio consumidor.
Ex: Mercado livre, web
motor, arremate.com, Jornal 1º.mão
Fonte
e Sítios consultados
Material do 6o. Semestre das
aulas de TI de Administração.
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