Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

4 de abril de 2011

Psicologia: Behaviorismo, Reflexo Condicionado, Comportamento Respondente e GESTALT


O termo  Behaviorismo vem da palavra “behavior” que em inglês significa comportamento - ou às vezes comportamentismoPB, é o conjunto das teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento, a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. Comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção.

Behaviorismo é também conhecido como Psicologia comportamental ou Psicologia Experimental, porque visa à análise minuciosa do comportamento tendo como base a influência do ambiente – sabe-se que o  Behaviorismo surgiu a partir do artigo intitulado “Psicologia, como os behavioristas a vêem”, escrito por John B. Watson, publicado em 1913.

No entanto, como se verá a seguir, o representante mais importante desta escola é Burrhus Frederic Skinner (1904 – 1994), psicólogo estadunidense - para Watson, o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio.  Os estímulos provocam os comportamentos.








Behaviorismo não trabalha com o inconsciente e descarta qualquer tipo de explicação mental para o comportamento.  Expressões como: “fez porque quis”, “sento neste lugar porque gosto”, “fiz porque deu vontade”, não são consideradas. Antes, importam as variáveis do meio como determinantes do comportamento.



O Reflexo Condicionado

         Ivan Pavlov era um fisiologista russo com o Nobel de Medicina que fez em 1927 uma grande descoberta para a Psicologia: o reflexo condicionado. Ele elaborou um estudo em três fases para medir a salivação em cães.

·      A primeira fase consistia em apresentar pedaços de carne aos cães e medir a quantidade de saliva que era depositada em pequenos tubos de ensaio colocados na região da boca dos animais. O cientista verificou que na ocasião em que o cão recebia alimento, a secreção salivar era abundante, um reflexo que é natural nesse animal.

· A segunda fase do experimento Pavlov utilizou uma ferramenta denominada: Método de Pareamento, que consistia em tocar uma campainha antes de oferecer o alimento ao animal.

·  Na fase final do estudo, depois de parear várias vezes os estímulos (campainha–alimento), Pavlov passou a tocar apenas a campainha, sem a entrega do alimento ao cão. Como resultado se percebeu que o cão também salivou abundantemente ao ouvir apenas o som da campainha. O cão relacionou (pareou) os dois estímulos (campainha e alimento) apresentando o que se denominou de reflexo condicionado.




Comportamento Respondente - Comportamento Respondente

Os comportamentos respondentes são interações estímulo-resposta incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais eliciam certas respostas do organismo que independem da aprendizagem - dito de outra forma: os comportamentos respondentes são interações em que emitimos um comportamento em resposta a determinado estímulo ambiental, e isto de maneira automática, como uma reação natural do organismo, sem qualquer relação com processos de aprendizagem.
 Exemplos:
·        Contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos;
·        Suor sob alta temperatura.
·        Reflexo patelar (leve martelada na patela).

O Comportamento Operante

Os comportamentos operantes incluem todos os movimentos de um organismo que têm efeito sobre algo no mundo em redor - ou seja, o comportamento operante opera alguma influência sobre o ambiente. Mencionou-se no início desta apresentação a importância de Skinner para o movimento behaviorista.

A teoria de Skinner é conhecida como a teoria do condicionamento operante porque o comportamento opera uma transformação no meio e o meio opera uma transformação no comportamento, condicionando-o.
Exemplo: se cumprimento as demais pessoas com um aperto de mão firme, olhar nos olhos e um sorriso provavelmente terão como resposta um cumprimento semelhante. Isto tenderá a me condicionar a adotar sempre esta modalidade de cumprimento.  Ou seja, atuei sobre o ambiente de determinada maneira (operei sobre a meio certa influência) e o meio atuou sobre mim (operou certa influência sobre mim).  Deste modo, o comportamento é controlável por suas consequências, as quais funcionarão como reforços dos comportamentos.

Mais exemplos: o professor gosta de contar piadas para tornar sua aula mais atraente e prender a atenção de seus alunos. Este comportamento opera uma transformação no meio: os alunos riem, onde o riso dos alunos exerce uma influência no comportamento do professor que passa a usar cada vez mais este recurso. Ou seja, o meio operou uma transformação, um condicionamento no professor.

Explicitando mais uma vez: exerço (opero) uma influência no ambiente e, como consequência, o ambiente retorna sobre minha ação também exercendo (operando) uma influência sobre mim - dependendo do retorno que o ambiente me dá em razão de minha atuação sobre ele, meu comportamento passa a ser modelado, moldado.

Esta consequência, este retorno que o ambiente me dá se conhece por reforço. É de interesse considerar, pois, que enquanto o comportamento respondente é controlado por seus antecedentes, o comportamento operante é controlado por suas consequências, pelos eventos que seguem o comportamento.



O Reforço

O Reforço é qualquer evento ou estímulo que aumente a frequência de um comportamento, ou seja, aquilo que faz com que um comportamento continue a se repetir - o Reforço deve ser apresentado logo após a emissão de um comportamento a fim de que aumente a probabilidade de emissão de determinada resposta.



Reforço Positivo: refere-se a qualquer evento ou estímulo (percebido como agradável) que, aplicado após a ocorrência de um comportamento, aumenta a frequência desse comportamento. Exemplos: Elogiossorrisossalário, etc.

Será que os elogios são capazes de aumentar a frequência de comportamentos?

O mesmo funcionaria se considerarmos os sorrisos? Ele pode reforçar comportamentos?

Quais os comportamentos possíveis de serem reforçados pelo salário?
Por exemplo:  Assiduidade, pontualidade, produtividade, dentre outros...


Reforço Negativo: é o estímulo que reduz ou elimina uma resposta, um comportamento. - os reforços negativos são estímulos adversos e por este motivo os organismos tendem a fugir dele.


Os reforços positivos ou negativos regulam ou controlam comportamentos.


Skinner sempre defendeu que os comportamentos são condicionados por uma combinação de reforços positivos e negativos. No  entender de Skinner, é possível explicar a ocorrência de qualquer comportamento se houve um conhecimento suficiente dos reforços em jogo.

A pesquisa inicial de Skinner se deu com animais - os reforços por ele utilizados eram alimentos, água (positivos) ou choques de baixa intensidade (negativos). Os reforços tinham uma ligação direta com as necessidades básicas do animal. Um animal faminto ou sedento aprendia a abrir uma pequena janela ou a acionar uma alavanca e era recompensado (reforçado) com alimento ou água.


Skinner separou os reforços em:

· Primários: Recompensas físicas, aquelas que atendem a necessidades básicas, como alimento e água.

·    Secundários: Inicialmente são neutros, não atendendo a nenhuma necessidade em si. Mas se ligam diretamente aos reforços primários passando a ser vistos então como recompensas. O exemplo clássico seria o dinheiro.

Skinner denomina de ficções explanatórias as explicações dadas pelos não behavioristas para descrever o comportamento. Segundo seu entendimento, conceitos como autonomia, liberdade e criatividade seriam dados por aqueles que desconhecem os reforços envolvidos no comportamento, os quais se investigados podem produzir o verdadeiro controle do comportamento.

Skinner não vê sentido na possibilidade de um comportamento se dar sem estar ligado aos estímulos que o antecederam e os reforços que os sucederam. Por isso não encontra sentido na discussão que envolva um homem autônomo. Para ele, todo comportamento terá relação com esta equação: estímulo-resposta-reforço.


Sobre a criatividade, Skinner questiona:

·        Será que o poeta cria, dá origem, inicia a coisa chamada poema, ou será que seu comportamento é um mero produto de suas histórias genética e ambiental?

Em relação à vontade, Skinner posiciona: Vontade, livre-arbítrio, força de vontade são ficções explanatórias que se referem a processos não observáveis.


Aplicações

Para o Behaviorismo, ao invés de censurar e punir as pessoas quando apresentam comportamento desviante, pode ser mais útil modificar os reforços em seu ambiente - ou seja, a importância do meio externo é um fator preponderante em detrimento da dinâmica interna do indivíduo.

 De acordo com o behaviorismo, se os reforços são modificados de modo a não mais recompensar o comportamento desviante, este deveria desaparecer do repertório comportamental.

Nesta mesma direção, pode-se conseguir a instalação de comportamentos desejáveis pela modificação do ambiente considerando-se que existam reforçadores para estes comportamentos desejáveis.
Por exemplo, nas prisões, ao invés de o direito a um colchão ser algo garantido, poder-se-ia utilizar este mesmo colchão como reforçador, algo fornecido apenas após a emissão de comportamentos disciplinados.


 Critérios para a correta aplicação de reforços:

1.   O indivíduo precisa manifestar o comportamento para receber o reforço.

2. O reforço deve ser aplicado imediatamente após um comportamento desejável.

3. Verificar o que de fato é reforçador para uma pessoa, pois, o que é reforçador para uma pode não ser para outro. O reforço também pode surtir efeito em uma ocasião e não em outras.

4.    Vários reforçadores (positivos e negativos) devem ser utilizados.

5.  A utilização em excesso de um mesmo reforço pode fazer com ocorra a perda de sua eficácia.






Terapia
      A terapia comportamental tenta ajudar as pessoas a se tornarem capazes de responder às situações de vida de modo como gostariam de fazê-lo. Isto inclui tanto o aumento da frequência de comportamentos desejáveis quanto à diminuição de comportamentos indesejáveis.

Na terapia comportamental o cliente e o terapeuta chegam a uma compreensão explícita do problema apresentado, em termos de comportamento real do cliente - ambos decidem mutuamente as metas terapêuticas de tal forma que quando os objetivos são atingidos isto é percebido com clareza por ambos.


        Criticas                   

Deve ser mencionado que Skinner e outros psicólogos comportamentais têm pesquisas abundantes que demonstram situações em que o ‘reforçamento’ é eficaz e pode ser generalizado - as críticas que se fazem aos behavioristas não é a de que seus resultados não sejam válidos, mas apenas que não são explicações tão gerais quanto os escritos de Skinner nos fariam crer. De toda forma, há que se destacar que o método de Skinner enraíza-se firmemente na metodologia da ciência moderna e se constitui em um ponto de vista consistente para o entendimento da dinâmica de uma série de comportamentos.


Psicologia
             
Os antigos gregos entendiam a alma como:

·        Fonte da vida - elemento que fornece vida ao corpo.
·        Princípio imaterial que do movimento da vida.
·        Centro da consciência, das emoções, dos desejos.

A Psicologia se origina na Grécia Antiga
Etimologicamente:
                        ψυχη = (psykhe): alma
                        λογος =  (logos) : estudo

Assim, sob o ponto de vista da origem da palavra, Psicologia significa: estudo da alma.

Dentre alguns dos nomes de destaque preocupados com as questões que envolviam a alma encontramos: Hipócrates (460 – 377 a.C.), Platão (428 - 347 a.C.) e Aristóteles (384 - 322 a.C.).

Estes estudiosos preocupavam-se em estudar a natureza humana e voltavam sua atenção para: A consciência – a capacidade humana de perceber as coisas, o intelecto – a capacidade de pensamento e raciocínio e a ética e a moral que diferenciavam o homem dos animais.


“A psicologia se manteve ligada a filosofia desde o tempo dos antigos gregos e assim atravessou os séculos até o século XIX.”

         Wilhelm wundt  era um médico, filósofo e psicológico que fundou a Universidade de Leipzig, na Alemanha, o 1º. Laboratório de Psicologia Experimental (1859). WUNDT tinha como AMBIÇÃO estabelecer uma identidade DIFERENTE para a PSICOLOGIA e para tanto fez uso do Método Científico. E em que consiste um Método? Resposta: “Um Método consiste em um conjunto, racionalmente ordenado, de regras ou de princípios, tendo em vista obter determinado resultado”. (Comte-Sponville, Dicionário Filosófico, 2003).


Método Científico se caracteriza pela experimentação

· E o que vem a ser experimentação? Resposta: “A experimentação científica consiste em uma experiência ativa e deliberada de interrogação sobre o Real. A experimentação científica visa testar hipóteses sob determinadas condições (geralmente em laboratórios), as quais devem ser possíveis de serem reprodutíveis”.

Não há experimentação sem uma hipótese prévia. Para um espírito científico, todo conhecimento é uma resposta a uma perguntaSe não houve uma pergunta, não pode haver conhecimento científico. A experimentação é, pois, algo que se vincula necessariamente à intencionalidade.

Partindo-se destas premissas iniciais, o Cientista segue alguns passos para a construção do conhecimento:

·        Identificação do problema a estudar.
·        Observação dos dados – experimentos.
·        Descrição dos fenômenos observados.
·        Repetição e Confirmação das experiências.



Teorização – Estabelecimento de Leis

O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA - Com sua iniciativaportanto, WUNDT obteve para a psicologia o Status de Ciência. E para nós, a prioridade de um Administrador não estará nas salas, nos computadores, nos cálculos, nas marcas, nos produtos ou somente nos processos de uma empresa/organização. A prioridade do administrador será as pessoas desta empresa. Quanto mais o Administrador for conhecedor dos processos que regem os Processos Psíquicos, o que motiva, o que rege o comportamento das pessoas, maior será a probabilidade de atuar com competência e sucesso. E neste contexto, os elementos proporcionados pela Ciência, tais como o estabelecimento de causa e efeito, ou do antecedente-consequente permitirão a realização de previsões passíveis de fornecer resultados mais favoráveis.


   E os Resultados são muitos:

1.    Objetividade
2.    Competência
3.    Competitividade
4.    Lucratividade
5.    Sucesso

Em termos gerais, é possível afirmar que são objetos de estudo da psicologia:

÷  Processos Mentais
÷  Processos de Comportamentos

Mesmo que este seja o enfoque principal da psicologia, algumas escolas se destacam por estudarem a Identidade Funcional entre corpo e mente, ou seja, a influência recíproca que exercem entre si. Isso que dizer: os estados da mente podem influenciar o corpo, assim como os estados do corpo podem atuar sobre a mente. Em alguns casos esta influência se torna crônica a tal ponto de alguns especialistas em psicologia serem capazes de identificar por meio do corpo (posturas, tensões, etc.) quais os padrões mentais e de comportamento daquele indivíduo.

  Outros focos de estudo da psicologia:

·        Indivíduos especiais (fora da média)
·         Personalidade (diferenças individuais)
·         Psicopatologia (desvios de padrões de comportamento)
·         Grupos (dinâmica dos relacionamentos)


Todos estes aspectos visam a um objetivo comum:

·   Pergunta: Por qual motivo as pessoas se comportam de uma determinada maneira e não de outra?

·     O profissional de Psicologia pode atuar em algumas áreas, dentre as quais se destacam:

o   Clínica
o   Educação
o   Saúde
o   Organizacional
o   Esportiva
o   Marketing



          
           PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE.

A partir do impulso dado ao estudo do ser humano no século XIX, muitos progressos foram obtidos no entendimento dos processos mentais e dos comportamentos. O esforço de muitos estudiosos acabou por gerar olhares distintos e algumas diferenças no modo de entender e abordar as questões relativas ao ser humano.

 Neste contexto, surgem três grandes linhas dentro do eixo central que consiste no estudo da psicologia:

·        Psicologia (Analítica, Behaviorismo, Gestalt, etc.)
·        Psiquiatria
·        Psicanálise

As semelhanças entre as três vertentes são:

·  Concentração no estudo dos processos mentais e dos comportamentos destes decorrentes.

·              As três tendências atribuem a si mesmas o status de ciência.



As diferenças mais elementares envolvem:
           
·        Formação profissional.
·         Método de trabalho.

       Formação profissional:

·  Psicólogo Clínico – Graduação em Psicologia – Especializações em Psicologia Clínica.

·        Psiquiatra – Graduação em Medicina – Especializações em Saúde Mental.

·        Psicanalista – Graduação em Psicologia ou Medicina – Especialização em Institutos de Psicanálise.

                           Método de trabalho:

·        Psicólogo Clínico – Observação escuta intervenções verbais.

·       Psiquiatra – Observação escuta intervenções verbais, além da prescrição de medicamentos.

· Psicanalista – Estímulo à associação-livre do paciente, utilização da atenção flutuante, análise e interpretação de sonhos, análise da transferência e das resistências.




       A PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

·       Qual o interesse da Psicologia para as Organizações?


Psicologia deve gerar um interesse para as Organizações na medida em que consiste na ciência que busca o entendimento das variáveis que determinam o comportamento humano. Neste sentido, a psicologia é a ciência que pode contribuir para dar rumos mais adequados à vida das pessoas, às suas relações e, como consequência, trazendo reflexos no interior das organizações. A psicologia pode ser vista como um instrumento à disposição do Administrador para apoiá-lo na busca do contínuo aumento da eficácia dos processos organizacionais através das pessoas, promovendo melhoria na qualidade de vida, dos produtos e dos serviços proporcionados pela organização.


     Aplicações Práticas da PSICOLOGIA nas ORGANIZAÇÕES

·        Seleção de pessoas.
·        Conciliação de perfis às especificidades das tarefas.
·        Desenvolvimento e aperfeiçoamento de capacidades (treinamento).
·        Acompanhamento de desempenho (mudanças de rotina).
·        Análise das condições de trabalho.
·        Administração das relações interpessoais (alteração de pessoal).



PSICOLOGIA DA GESTALT

A Psicologia da Gestalt é uma escola de origem alemã, a tradução do termo Gestalt para o português não ocorre de modo preciso, sendo os sentidos mais aproximados: forma, boa forma, configuração, todo.

Um dos pressupostos principais da teoria da Gestalt consiste no fato de que no processo de organização da percepção o olho humano tende a agrupar as várias unidades de um campo visual para formar um todo - este princípio conceitua a visão como uma experiência criativa, não como um simples ato de ver - ou, ainda, como um processo mental ativo e não simplesmente receptivo.


Fundadores

·        Max Wertheimer (1880-1943)
·         Wolfgang Köhler (1887-1967)
·         Kurt Koffka (1886-1941)


Estes cientistas iniciaram seus estudos por meio da sensação e percepção, tomando como base inicial a ilusão de ótica, na qual um estímulo físico é percebido pelo sujeito de uma forma distinta da que ele tem na realidade.


Sensação e Percepção

Gestalt enfatiza a importância da sensação e da percepção, vinculando-as de modo estreito e tem como ponto de partida a percepção, que por sua vez é dependente da sensação - a sensação é o processo pelo qual um estímulo externo ou interno provoca uma reação específica, produzindo uma percepção.

Tomamos conhecimento do mundo externo por meio dos órgãos dos sentidos (sensações). As mensagens recebidas por estes são transmitidas ao cérebro através do sistema nervoso, formando na nossa mente impressões de objetos e situações (percepções).

A percepção é algo mais que a simples recepção de sensações provenientes dos órgãos dos sentidos - ela é composta por algumas leis características dos seres humanos, além de se relacionar com as expectativas e experiências passadas.  Deste modo, a junção destes elementos formará uma configuração em nosso cérebro de tal maneira a dar sentido a nossa experiência.

 A Teoria Gestalt baseia-se também no princípio de que as coisas são percebidas formando um todo que não pode ser compreendido pela soma das partes, por exemplo, um rosto seria algo mais que olhos, nariz, boca, orelha, testa, queixo, etc.


Processamento de Informações

         O organismo percebe, assim, um conjunto de elementos como uma forma completa em que os componentes estão integrados entre si, de um modo que não é possível decompô-los sem destruir o conjunto. Ou seja, um conjunto passa a ser uma nova entidade, que não é simplesmente a soma dos seus componentes.

De acordo com a teoria da Gestalt o cérebro seria regido por princípios operacionais que tenderiam a organizar os estímulos provenientes dos sentidos - tais princípios são também conhecidos como princípios de organização perceptual. São eles:

·        Continuidade
·        Segregação
·        Semelhança
·        Unidade
·        Proximidade
·        Pregnância
·        Fechamento



Organização Perceptual

Princípio da Continuidade: refere-se à preferência pelos contornos contínuos e sem quebra ao invés de outras combinações mais complexas. Por meio do Princípio da Continuidade percebemos duas linhas que se cruzam ao invés de quatro linhas que se tocam ou quatro ângulos opostos.

Princípio da Segregação: Se relaciona a capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidades formais em um todo compositivo ou em partes deste todo - a Segregação pode ser feita por diversos meios tais como: pelos elementos de pontos, linhas, planos, volumes, cores, sombras, brilhos, texturas e outros.

Princípio da Semelhança: alguns elementos são associados com mais intensidade quando eles compartilham de características visuais básicas.

Principio da Unidade: a unidade pode ser entendida como o conjunto de mais de um elemento, configurando o "todo" propriamente dito, ou seja, o próprio objeto.

Nossa percepção faz com que enxerguemos elementos soltos como um único objeto.


·        Devido ao Principio da Proximidade os olhos organizam primeiro os pontos em quatro colunas porque a separação horizontal é maior que a separação vertical:

·      Principio da Pregnância: diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu caráter mais simples.

·  O sistema tende espontaneamente à estrutura mais equilibrada, mais homogênea, mais regular, mais simétrica.

Principio da Pregnância: se refere ao princípio da simplificação natural da percepção. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada: desta forma, a parte mais facilmente compreendida em um desenho é a mais regular, que requer menos simplificação. 












Fonte e Sítios Consultados


Material do Curso de Administração do 5º.. Semestre da Disciplina de Psicologia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog